Overnight oat: prepare à noite e garanta um café da manhã nutritivo
Overnight oat, ou aveia “adormecida”, “da noite para o dia”, “da véspera”… São muitas as traduções para um prato que não é novo, mas tem dado o que falar nas redes sociais gringas ultimamente. Afinal, quais os benefícios da refeição que leva a aveia como principal ingrediente e como fazer? A nutricionista Priscila Gomes, do Mundo Verde, explica para nós:
Benefícios da overnight oat
“Você deve preparar na noite anterior e reservar na geladeira para consumir no dia seguinte”, diz Priscila. Deixar a aveia de molho no leite, suco e até iogurte vai servir para garantir um sabor delicioso e uma textura diferente.
Como o protagonista da refeição é o cereal (rico em fibras solúveis e insolúveis), o resultado é um alimento que “contribui para a sensação de saciedade, ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue e no controle da glicemia. Além de auxiliar na função intestinal”, afirma a nutricionista.
Outro ingrediente bastante utilizado é a chia, fonte de fibras e de ômega 3, uma “gordura boa”. Ele previne doenças cardiovasculares, reduz a pressão arterial e é considerado um anti-inflamatório natural.
“A Overnight oat pode ser preparada com diversas frutas, oleaginosas, bebidas vegetais, pastas de amendoim, iogurtes e outros cereais. É uma refeição equilibrada, pois oferece vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas e carboidratos”, diz Priscila. Confira a receita que exclusiva da nutricionista:
Overnight oat de pasta de amendoim com banana
Você precisará de um pote limpo, de vidro e com tampa.
Ingredientes:
- 120 ml de bebida vegetal (pode ser leite de soja, de amêndoas, arroz…);
- 3 colheres de sopa de aveia;
- 1 colher de sopa de sementes de chia;
- 2 colheres de sopa de pasta de amendoim;
- 1 banana;
- Chips de coco a gosto.
Modo de preparo:
No fundo do pote de vidro, misture a bebida vegetal, a aveia, a pasta de amendoim e a chia. Deixe na geladeira durante a noite toda. No dia seguinte adicione a banana picada e finalize com os chips de coco.
Nenhum comentário: