Ads Top

Língua de Boi Engorda? É Saudável? Calorias e Dicas

Língua de boi

Quais tipos de carne bovina você está acostumado a comer no seu dia a dia? Picanha, alcatra, acém, patinho, cupim, músculo, lagarto, peito, maminha, filé, contrafilé, coxão mole ou coxão duro?

Entretanto, além de consumir essas partes, há quem prepare receitas à base de outros componentes do boi, como a língua do animal. Por isso, vamos procurar entender se a língua de boi engorda, se faz bem à saúde, além de conhecermos algumas receitas light com a língua como ingrediente principal?

Será que a língua de boi engorda?

O primeiro ponto que vamos analisar para tentar entender se a língua de boi engorda ou não é a quantidade de calorias que o alimento pode apresentar.

Pois bem, uma porção com 100 g de língua de boi cozida apresenta 284 calorias. Ou seja, uma fatia media de língua bovina pode carregar 94,5 calorias.

Registramos aqui que não submetemos a língua de boi a análise, apenas reproduzimos as informações de portais de tabelas nutricionais da internet.

Se uma porção de 100 g de língua de boi cozida pode apresentar entre 284 a 315 calorias, o ideal para quem gosta de saborear a iguaria, mas deseja e/ou necessita emagrecer ou simplesmente não quer engordar, é consumir porções controladas do alimento como uma fatia média com 94,5 calorias, por exemplo.

Até porque, com base nesses números, a ingestão de 200 g de língua de boi cozida ficaria entre 568 calorias a 630 calorias, enquanto o consumo de 500 g do alimento representaria um aporte de 1420 calorias a 1575 calorias em uma única refeição.

Muita coisa, não é mesmo? Isso porque ainda nem colocamos nessa conta os ingredientes que podem acompanhar uma receita de língua de boi cozida como temperos, alhos, cebola, pimentão, pimenta, bacon, presunto e azeitona, por exemplo.

Uma proteína completa

A mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay informou que a língua de boi é uma proteína completa, que assim como outras proteínas de base animal, fornece todos os aminoácidos essenciais ao organismo.

“Isso significa que a proteína na língua de vaca provê todos os componentes que as suas células precisam para compor novas proteínas no seu tecido – um processo que promove a força do tecido, mantém seus hormônios em equilíbrio e te ajuda a fazer os anticorpos essenciais para a função imunológica”, explicou a mestra em biologia celular e molecular.

Uma das funções das proteínas no organismo é a construção e manutenção dos músculos, de acordo com informações da bacharela em psicologia com treinamento em enfermagem e nutrição, Sandi Busch.

Assim, a língua de vaca pode ser uma boa adição uma vez ou outra para a dieta com o objetivo de cultivar músculos. Obviamente, não podemos esperar que a língua opere milagres – para ganhar músculos é necessário que toda a dieta tenha esse foco, além de praticar treinamentos regulares voltados para esse objetivo.

Além disso, ter mais músculos é benéfico para quem buscar emagrecer. A queima de gordura é potencializada pela quantidade de músculos que uma pessoa tem no corpo.

Segundo pesquisas, o ganho de 0,5 kg de músculo pode resultar no aumento de 30 a 50 calorias a mais diariamente.

Lá em cima, falamos que a língua pode ser uma boa adição apenas uma vez ou outra porque não se recomenda que o seu consumo seja regular. Os motivos? Vamos conhecer nos tópicos abaixo.

Mais importante do que saber se a língua de boi engorda

É compreender que para emagrecer ou manter o peso é fundamental que toda a dieta seja saudável, nutritiva, equilibrada e controlada. Até porque não é somente um alimento que faz engordar, mas é todo o contexto de uma dieta que exerce grande influência neste sentido.

Portanto, se você deseja perder peso ou não engordar, além de consumir a língua bovina com cuidado, cuide de toda a sua dieta. Se tiver dificuldades para fazer isso sozinho, procure o auxílio de um bom nutricionista.

Isso porque o profissional é qualificado para indicar um programa alimentar que te ajude a alcançar os objetivos almejados, ao mesmo tempo em que não deixa de oferecer os nutrientes e energia que o corpo exige para funcionar corretamente.

A língua de boi é saudável?

Não dá para negar que a língua tem o seu valor nutricional. Isso porque, em artigo publicado, o nutricionista e mestre em nutrição do esporte Matthew Kadey, informou que além da língua de vaca servir como fonte de proteínas, ela também possui zinco e vitaminas do complexo B, como a vitamina B12.

Além disso, segundo a mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay, a língua de vaca também é composta por ferro e colina – uma vitamina do complexo B.

Por outro lado

A mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay alertou que a língua de vaca deve aparecer apenas ocasionalmente na dieta devido ao seu teor de colesterol.

Mesmo que o organismo necessite do colesterol para continuar a construir células saudável, o colesterol elevado pode aumentar o risco do desenvolvimento de doença no coração.

Quando uma pessoa tem colesterol alto, ela pode desenvolver depósitos de gordura nos vasos sanguíneos, que, eventualmente, podem dificultar que uma quantidade suficiente de sangue flua pelas artérias.

Com isso, o coração pode não conseguir o tanto de sangue rico em oxigênio que necessita, o que aumenta as chances de ocorrer um ataque cardíaco, e a diminuição do fluxo de sangue para o cérebro pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC).

A mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay também destacou que a língua de vaca possui gorduras saturadas – segundo ela, uma porção de aproximadamente 85 g do alimento possui 19 g de gorduras, dais quais 6,9 g correspondem a gorduras saturadas.

“Fique de olho no tamanho da sua porção ao consumir a língua de vaca para evitar comer muito colesterol e gordura saturada – eles aumentam o seu colesterol sanguíneo, o que estimula os riscos de doença cardiovascular”, afirmou Tremblay.

Como fazer – Receitas light com língua de boi

Receita 1 – Língua refogada

Ingredientes:

  • 2 línguas pequenas de boi;
  • 1 cebola batidinha;
  • Alho a gosto;
  • Pimentão a gosto;
  • 1 pimentão amarelo;
  • 1 pimentão vermelho;
  • 1 cebola cortada em rodelas;
  • Azeite de oliva a gosto para refogar.

Modo de preparo:

Cortar as línguas em fatias de 1,5 cm a 2 cm. Colocar as fatias panela de pressão, cobrir com água e cozinhar ao longo de 30 minutos; Então, remover as fatias de língua da pressão, trocar a água da panela e levar ao fogo por aproximadamente mais 20 minutos, até a língua ficar macia.

Após, retirar as fatias de língua da panela. Descascar a língua e retirar a parte de fora e a gordura.

Cortar novamente a língua do modo de sua preferência. Levar para refogar em uma panela com o azeite de oliva esquentado, a cebola batidinha, o alho e a pimenta;Deixar dar uma reduzida e juntar os pimentões e a cebola em rodelas para decorar o prato final. Servir-se.

Receita 2 – Língua ensopada

Ingredientes:

  • 1 língua de boi limpa;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 cebolas picadas;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • ½ xícara chá de salsa picada;
  • 1 colher de chá de orégano;
  • 1 lata de purê de tomate;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a língua em uma panela de pressão, cobrir com água e levar para cozinhar em fogo baixo durante 1 hora e 15 minutos; Na sequência, retirar a panela do fogo, esperar esfriar e remover toda a pele e gordura da língua; Então, cortar a língua em fatias finas e reservar.

Em outra panela, refogar o alho e a cebola no azeite ao longo de cinco minutos ou até dourar; Acrescentar a salsa, o orégano, o purê de tomate, o sal, a pimenta e a língua em fatias reservada. Deixar cozinhar durante 10 minutos, desligar o fogo e servir-se.

Referências Adiconais:

Você já tinha ouvido falar que a língua de boi engorda? Pretende consumir mais ou menos desse ingrediente? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.