Ads Top

Alívio para a fibromialgia com hipérico

O hipérico, conhecido como um antidepressivo muito eficaz de origem natural, é um excelente aliado para melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que têm fibromialgia. De fato, trata não apenas a dor, mas também a sintomatologia emocional associada muitas vezes a essa dor, como a depressão, o cansaço, a ansiedade, a insônia, distúrbios cognitivos e as dificuldades para concentrar-se conhecidos como “fibroniebla”. Para descobrir a sua eficiência antes de mais, há que ter em conta que a fibromialgia não é uma doença psiquiátrica, mas reumática e bem definida.

Um inimigo invisível

Durante anos, os que têm fibromialgia sentem-se incompreendidos, porque elas sofrem de dores que podem chegar a ser incapacitantes, mas não têm lesões ou sinais físicos de seu problema. “É muito frequente que os pacientes cheguem à consulta depois de passar por vários profissionais que, equivocadamente, subestimam seus sintomas. A fibromialgia é uma doença freqüente, classificada entre as reumáticas, que afeta, em sua maioria mulheres; seu sintoma mais importante e radical é a dores generalizadas nos músculos, ligamentos, articulações e até mesmo a pele pode ser afetada”, explica a Dra Clara Rodriguez, especialista em psiquiatria e coordenadora da Clínica de Fibromialgia em INECO.

É uma doença reconhecida por todas as organizações médicas internacionais e pela OMS desde 1992. As pesquisas sugerem que esta patologia é causada por um problema na forma como o corpo processa a dor ou, mais precisamente, por uma hipersensibilidade aos estímulos.

O Colégio Americano de Reumatologia definiu a síndrome de fibromialgia em função de uma história de dor generalizada pelo menos 3 meses de duração, em combinação com sensibilidade em 11 ou mais dos 18 pontos sensíveis em diferentes locais do corpo. Para o diagnóstico da doença, de fato, buscamos esses pontos sensíveis, que são dolorosos quando se exerce pressão sobre eles.

Aliviar a dor, manter ou restabelecer o equilíbrio emocional, melhorar a qualidade do sono, a capacidade física, a fadiga e os problemas associados são os objetivos básicos do tratamento desta afecção. Uma pessoa dorido e exausto, sem tratamento rapidamente começa a definhar, a isolar-se e a perder a esperança de se sentir melhor, de modo que o aspecto emocional é muito importante.

Muitas ações em uma única planta

O hipérico é chamado também de erva de São João, porque a tradição estabelecia que deviam colher suas flores à noite dedicada a esse santo. Também em alguns países chamam corazoncillo. O seu nome científico, hypericum perforatum, faz alusão a que se olharmos suas folhas vela notamos que parecem estar perfuradas.

Desde a Idade Média se preparava um óleo de hipérico, com flores frescas da planta maceradas em azeite de oliva,para aplicar em pouca quantidade. É usado para todos os tipos de feridas. Também é útil em casos de queimaduras, arranhões e picadas de insectos.Su ação é a de moderar a reação inflamatória nos tecidos que circundam o ferimento ou contusão e, além disso, tem um efeito anti-séptico.

Já nesses tempos, a erva de São João é um antidepressivo muito utilizado, principalmente em países da Europa, segundo o Dr. Hugo Golberg, especialista em fitoterapia, docente da Universidade Maimónides. “Estudos na Alemanha dão conta de melhorias dos principais sintomas da síndrome depressivo, como falta de concentração, cansaço e insônia, o que atualmente é usado no tratamento de formas leves ou moderados de depressão: o seu uso não é indicado para o tratamento de depressões severas. Também é utilizada para a redução do comportamento agressivo e a fibromialgia.”

Também fortalece o sistema imunológico, por isso suba as defesas em geral. O ácido clorogénico e a quercetina, que contém, por sua vez, são dois antioxidantes muito poderosos que favorecem a reparação de tecidos. Se o recomenda como descongestivo do fígado, já que isso provoca uma cascata de efeitos benéficos sobre o organismo e eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos.

Notam-Se melhorias entre a 2ª e 4ª semana de tratamento, sem que se tenham apresentado efeitos indesejáveis comuns em outros medicamentos empregados para este problema, como alterações na qualidade do sono; não causa sonolência ou a contra-indicação de conduzir e utilizar máquinas.

Pode ser feita uma infusão de folhas, que é acessível, assim como consumir-se em tinturas,extratos e cápsulas.

Precauções para tomar hipérico

É fundamental ter alguns cuidados, pois o hipérico não deve ser tomado juntamente com medicamentos, explica o Dr. Golberg. “Não se toma junto com antidepressivos de síntese nem com anti-retrovirais. Por outro lado, relatos recentes mostram que o extrato de hipérico tem a capacidade de interagir com diferentes fármacos, incluindo a ciclosporina, digoxina, contraceptivos orais, teofilina e varfarina, provocando a redução de sua concentração plasmática, o que faz com que percam eficácia. Há que esperar pelo menos duas horas entre as tomas de hipérico e de outra medicação, por regra geral. Por outro lado, em doses muito altas, causa fotossensibilidade, que as pessoas de pele clara lhes produz irritações e queimaduras se expõem ao sol, pelo que se aconselha a todas as pessoas que usam o hipérico que andam com roupas que cubram sua pele – mangas compridas, chapéus – não importa a época do ano, quando estiverem ao ar livre.”

O conteúdo Alívio para a fibromialgia com hipérico aparece primeiro em Saúde dos Homens.


Se você ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar algum ponto neste artigo, deixe nos comentários.
[no-sidebar]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.