Ads Top

11 Benefícios do Bicarbonato de Sódio – Para Que Serve e Como Usar

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é aquele produto que todo mundo deveria ter em casa, pois ele sempre terá uma utilidade.

O bicarbonato é tão versátil que muitos duvidam que ele seja tão bom quanto parece. Além de ser usado na culinária, ele pode ser usado na limpeza da casa e também para cuidados relacionados à saúde.

Vamos conhecer todos os benefícios do bicarbonato de sódio e saber como usar o composto a seguir.

Para que serve o bicarbonato de sódio

Afinal, o que é bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é um sal que apresenta fórmula química NaHCO3. Trata-se de um composto alcalino muito usado para os mais diversos fins desde a antiguidade.

Ótimo para remover manchas e ajudar na limpeza geral da casa, o bicarbonato também pode ajudar a tratar e aliviar vários problemas de saúde.

Ele pode ajudar a tratar azia e problemas digestivos, além de branquear os dentes e preservar a saúde bucal, por exemplo.

Os principais benefícios do bicarbonato de sódio são contemplados na lista abaixo para que você conheça tudo o que o uso desse simples composto pode te proporcionar.

Benefícios do Bicarbonato de Sódio

1. Alívio de problemas digestivos

Se você já sentiu azia, sabe como é desagradável a sensação de dor e ardência que atinge a região superior do estômago até a garganta.

O bicarbonato de sódio pode ajudar no tratamento da azia já que o composto é capaz de neutralizar o ácido gástrico em excesso. Devido a esse efeito, o bicarbonato também pode auxiliar na redução de dores em pessoas que sofrem de úlcera gástrica.

2. Ação antifúngica e antibacteriana

Estudos sugerem que o bicarbonato de sódio apresenta ação bactericida capaz de eliminar a Streptococcus mutans, um tipo de bactéria relacionada ao surgimento de cárie dentária.

Segundo uma pesquisa publicada em 2013 no periódico Mycopathologia, o bicarbonato também pode combater micro-organismos como as leveduras, os dermatófitos e fungos que causam infecções nas unhas e na pele.

3. Redução da fadiga e da dor muscular

Em 2013, dados publicados no Nestle Nutrition Institute Workshop Series mostraram que consumir bicarbonato de sódio antes de fazer exercícios pode melhorar o desempenho em exercícios extenuantes ou prolongados, sendo também útil em treinos de alta intensidade.

Os autores do artigo também defendem que o bicarbonato de sódio, por ser um composto alcalino, ajuda a neutralizar o acúmulo de ácido lático – substância produzida quando o corpo está gastando muita energia em exercícios físicos intensos e que está relacionada com a fadiga muscular.

4. Saúde renal

Uma pesquisa publicada no Journal of the American Society of Nephrology em 2009 analisou os efeitos do bicarbonato de sódio em 134 indivíduos diagnosticados com doença renal crônica e baixos níveis de bicarbonato no sangue.

Os resultados indicaram que a taxa de progressão da doença foi reduzida com o uso de bicarbonato quando comparada com o grupo controle que não usou suplementos de bicarbonato de sódio.

5. Alívio de infecções do trato urinário

Conforme dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), as infecções que afetam o trato urinário são um dos tipos de infecções mais comuns que afeta principalmente as mulheres.

Um artigo científico publicado em 2018 no periódico International Urogynecology Journal mostrou que após um tratamento oral com bicarbonato de sódio por 4 semanas, o pH ácido da urina de mulheres com sintomas de infecção urinária aumentou, se tornando alcalino.

Além disso, os sintomas foram reduzidos, indicando que existem benefícios do bicarbonato de sódio para diminuir sintomas de infecções do trato urinário como um tratamento alternativo.

6. Redução de alguns efeitos colaterais da quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento que infelizmente ainda causa muitos efeitos colaterais. Alguns deles são inflamações na boca e na garganta que podem afetar alguns pacientes.

A boa notícia é que, neste caso, lavar a boca com uma solução de bicarbonato de sódio pode ajudar a reduzir a inflamação.

7. Saúde da pele e do cabelo

São muitos os benefícios do bicarbonato de sódio relacionados aos cuidados com a pele e os cabelos.

O bicarbonato pode ser usado como um desodorante natural, como um esfoliante para o rosto, já que ele ajuda a retirar as células mortas da pele devido à sua abrasividade, e como um agente de limpeza para eliminar sujeira e odores ruins da pele.

As propriedades do bicarbonato de sódio também permitem que bactérias sejam removidas da pele, além de o composto auxiliar na prevenção de infecções fúngicas comuns nas unhas.

Uma pasta feita com bicarbonato de sódio também pode ajudar a aliviar dores relacionadas a queimaduras solares e também a melhorar erupções cutâneas ocasionadas por alergias.

Nos cabelos, o bicarbonato de sódio também é útil para a limpeza, pois ele ajuda na remoção de sujeira e na redução da oleosidade dos fios.

8. Clareamento dental caseiro

Além de ser um ingrediente comumente encontrado em cremes dentais disponíveis no mercado, um dos benefícios do bicarbonato de sódio é ser utilizado como um produto natural para clareamento dos dentes.

As propriedades abrasivas do bicarbonato ajudam a limpar os dentes profundamente, deixando os mesmos mais claros e limpos além de eliminar bactérias que podem causar problemas de saúde bucal.

9. Prevenção do câncer

Segundo informações publicadas em 2010 no periódico científico Cancer Research, o bicarbonato de sódio é capaz de aumentar o pH dos tumores e inibir a metástase espontânea em animais com câncer de mama avançado.

No entanto, o mecanismo através do qual isso acontece ainda não é compreendido e mais estudos são necessários – incluindo testes em seres humanos.

10. Desempenho físico nos exercícios

Ingerir uma solução de bicarbonato de sódio para ajudar a neutralizar o ácido lático que se acumula no organismo durante e após um treino pesado.

Algumas pesquisas indicam que isso auxilia na redução da fadiga e que também ajuda a melhorar o desempenho físico, já que o corpo demora mais tempo para acumular ácido lático e consegue se manter ativo da atividade física por períodos mais prolongados.

11. Limpeza doméstica

Existem alguns benefícios do bicarbonato de sódio para a limpeza da casa.

O bicarbonato pode ser usado para remover sujeiras mais pesadas que impregnam na louça, no forno, no micro-ondas ou em qualquer outro objeto na sua casa. Ele também pode ser útil na lavagem a seco de peças difíceis de lavar com água como cobertores e tapetes pesados e volumosos, por exemplo.

Também é possível usar o bicarbonato de sódio para ajudar no desentupimento de canos e na higienização de frutas, legumes e até de objetos de prata. Ele também pode atuar como um desodorizante para evitar a umidade e a proliferação de bactérias em armários, sapateiras ou geladeiras.

Como usar

São muitas as aplicações do bicarbonato de sódio na saúde e como agente de limpeza. Algumas delas são mostradas abaixo.

– Usos em remédios caseiros

Para tratar problemas como a azia e a indigestão, é indicado dissolver 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água fria e ingerir a bebida lentamente para que ocorra o ajuste do pH estomacal. A mistura age melhor se for consumida cerca de 1 hora depois de comer.

Porém, a indigestão nem sempre é causada por causa de um excesso de ácidos estomacais. Se sua indigestão tiver outra causa, será importante consultar um médico pois o bicarbonato de sódio não irá promover alívio.

No caso de inflamações que afetam a mucosa da boca ou a garganta como as aftas, por exemplo, o recomendado é misturar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio com uma pitada de sal marinho em uma xícara de água morna e lavar a boca 3 vezes ao dia com essa mistura. É importante enxaguar a boca com água morna no final para remover quaisquer resíduos.

– Usos domésticos

A louça mais difícil de lavar pode ser facilmente limpa depois de deixá-la de molho em uma solução de bicarbonato de sódio por cerca de 15 minutos.

Para limpar tapetes e cobertores a seco, basta polvilhar o bicarbonato de sódio em pó por toda a superfície e deixar o produto agir por aproximadamente 20 minutos. Depois de passado esse tempo, é só aspirar todo o bicarbonato de sódio pois ele irá absorver toda a sujeira e umidade que estava no local.

Na hora de limpar frutas e vegetais frescos, uma solução composta por 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em água pode ajudar a remover bactérias e impurezas presentes nos produtos.

Uma xícara de bicarbonato de sódio adicionada ao seu sabão em pó pode atuar como um potencializador de limpeza e até mesmo como um amaciante.

Uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio pode ser muito útil quando a pia da cozinha entope. A limpeza é ainda mais eficaz se uma porção de água quente for adicionada logo em seguida no ralo. A mesma mistura também pode ajudar a limpar tênis encardidos.

Na geladeira, basta deixar um copo ou recipiente aberto contendo bicarbonato de sódio em pó para que ele faça seu trabalho e neutralize cheiros desagradáveis no local. A mesma estratégia pode ser adotada em armários ou outros locais fechados.

– Outros usos

Uma pasta feita com bicarbonato de sódio com água pode ser utilizada como um esfoliante natural para a pele do corpo e do rosto.

Adicionar 1 colher de chá de bicarbonato ao seu shampoo garante uma limpeza mais profunda dos fios.

Para aliviar coceiras e dores de queimaduras solares, é possível imergir a região afetada em uma mistura de bicarbonato de sódio em água morna. Se a queimadura ou irritação for grave, uma pasta de bicarbonato de sódio em água pode ser aplicada no local para um alívio mais eficaz.

Efeitos colaterais e cuidados

Em geral, o uso de bicarbonato de sódio para qualquer fim mencionado nesse artigo é considerado seguro. Porém, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para evitar desconfortos.

– Excesso pode causar efeitos adversos e complicações

Não é indicado usar bicarbonato de sódio em excesso pois isso pode interferir no equilíbrio ácido-base do corpo, causando desconfortos gastrointestinais como dor abdominal, náuseas e vômitos.

Por ser muito rico em sódio, o bicarbonato também não é indicado em altas doses já que isso pode causar inchaço e aumentar a pressão arterial sanguínea. Em casos mais graves, isso pode até sobrecarregar o sistema circulatório e resultar em insuficiência cardíaca.

Não é indicado tomar mais de 3 colheres e meia de chá de bicarbonato de sódio em um único dia. Para os idosos acima de 60 anos de idade, é seguro ingerir no máximo 1 colher e meia de chá diariamente.

– Ingestão com a barriga cheia não é recomendada

O bicarbonato não deve ser ingerido quando o estômago estiver muito cheio, pois isso pode resultar em uma ruptura gástrica.

– Risco de deficiência de potássio

O consumo exagerado também pode aumentar a liberação de potássio, podendo levar a uma deficiência nesse mineral.

– Contraindicações

Pessoas que sofrem de problemas de saúde como pressão arterial elevada, doença hepática, doença renal ou edema devem evitar a ingestão de bicarbonato.

Grávidas e lactantes também estão mais seguras se não usarem o bicarbonato de sódio.

– Interação com medicamentos

Alguns medicamentos e suplementos como a aspirina, o cálcio, os corticosteroides, os diuréticos, a quinidina, os antiácidos, os barbitúricos e o lítio podem interagir com o bicarbonato de sódio e, por esse motivo, seu uso deve ser sempre informado a um médico.

– Tempo de uso

Por fim, lembre-se de que apesar de tantos benéficos do bicarbonato de sódio para a saúde, seu uso internamente por mais de 2 semanas sem remissão total dos sintomas deve ser comunicado a um médico de sua confiança para que ele possa indicar o melhor tratamento para a sua condição, obtendo assim um resultado mais satisfatório.

Já os outros usos caseiros do bicarbonato de sódio podem ser adotados sem nenhum problema. As propriedades do bicarbonato vão garantir que sua casa fique livre de odores desagradáveis e de bactérias.

Referências Adicionais:

Você já conhecia tantos benefícios do bicarbonato de sódio? Pretende incluir mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.