Ads Top

Corretor de Postura Funciona? Tipos e Dicas

Corretor postural

Ter problemas de postura não representa uma desvantagem apenas no quesito da estética ou aparência. A postura ruim pode provocar problemas como dores de cabeça, dores na mandíbula, prejuízos ao funcionamento dos pulmões e do sistema gastrointestinal e dores nas costas e nos ombros.

Ou seja, para quem sofre com problemas de postura é melhor procurar um tratamento rapidamente. E entre os tratamentos que podem ser indicados para melhorar a postura estão: exercícios de alongamento ou de pilates, educação e treinamento postural, terapia manual e massagem em tecidos moles, agulhamento seco, eletroterapia, mobilização articular e exercícios corretivos para melhorar a postura, a flexibilidade e a força.

Mas será que além de todas essas estratégias, o corretor postural funciona também e pode ser um método eficiente para auxiliar os problemas de postura?

O que é um corretor postural?

Vamos procurar entender se o corretor de postura funciona mais abaixo. Entretanto, antes de chegarmos a isso, precisamos conhecer o que é esse produto, não é mesmo?

Um corretor de postura é um equipamento indicado para quem sofre com muitas dores na região lombar e que tem o objetivo de reeducar a postura do usuário, podendo evitar o agravamento ou o desenvolvimento de lesões na coluna.

Os corretores de posturas são feitos à base de materiais como nylon, poliéster e borracha crua e podem ter um formato completo, que cobre todas as costas, ou surgir em modelos para problemas mais simples, com alças finas e entrelaçadas nas costas.

Existem diversos tipos de corretores posturais e algo que merece destaque é a diferença entre o corretor de postura feminino e corretor de postura masculino. Isso porque a versão feminina pode aparecer no formato de um colete, com a frente aberta para não apertar os seios, ou ser como uma regata comum, bastante apertada.

Há ainda o modelo magnético, que vem com 12 imãs na parte traseira do suporte do equipamento e se propõe a melhorar a circulação e a diminuir as dores musculares, além dos corretores que definem a postura dos ombros e da clavícula, apertando a omoplata e obrigando o peito a ir para a frente, que são destinados para as pessoas que utilizam bastante o computador.

Existem também os corretores de postura que são cintos elásticos regulados com fivelas para ajustar a posição dos ombros e da barriga e dos espartilhos corretos.

Existe ainda o espartilho elástico – que possui alças de ombros com uma inserção elástica para dar a posição correta da coluna; o espartilho profissional reclinador, que é considerado uma terapia de reabilitação, é prescrito por um fisioterapeuta e permite o endireitamento da coluna; e o espartilho lombossacral, que trata-se de uma bandagem de borracha que fica sob o abdômen e as costas, indicada para lesões e dores e usada principalmente na prática de esportes.

E então, o corretor de postura funciona?

Acabamos de conhecer diversos tipos de corretores de postura e aprendemos que cada modelo é destinado a determinado tipo de problema. Portanto, a melhor forma de saber se e qual corretor de postura funciona para o seu caso, em particular, é consultar o seu médico ortopedista e/ou o fisioterapeuta que já trata o seu quadro.

Até porque, ao escolher um corretor de postura é necessário avaliar o material do produto, assim como o seu sistema de ajuste, já que somente um encaixe perfeito pode ser eficiente para corrigir a postura.

Como pode ser difícil saber por conta própria qual material e qual encaixe são os ideais para o nosso caso, o melhor mesmo é ter a orientação dos profissionais citado acima, não é verdade?

Escolher um corretor por conta própria ou optar por um modelo que alguém que você conhece usou e teve bons resultados é bastante arriscado. Vale lembrar que diferentes pessoas têm diferentes problemas de postura, que exigem diferentes abordagens de tratamento. Não é somente porque o corretor de postura funciona para um conhecido seu que ele necessariamente será bom para você também.

Outro ponto importante para ter bons resultados com o corretor de postura é ser disciplinado em seu uso, utilizando-o sempre conforme as indicações dos profissionais.

O corretor de postura e a escoliose

Para um problema mais sério como a escoliose – que é uma curvatura lateral da coluna vertebral -, é necessário um tratamento bem mais amplo do que o simples uso de um corretor de postura.

O corretor postural não interfere em um quadro de escoliose e a cirurgia e os coletes são os únicos tratamentos que reconhecidamente atuam na evolução do caso.

A fisioterapia (RPG ou qualquer outro tipo) são coadjuvantes importantes no tratamento, mas sozinhos, não têm influência na curva. Nesses casos, o tratamento em conjunto é o ideal e o melhor é procurar sempre o auxílio de um profissional capacitado.

Ou seja, quer você sofra com um problema mais simples de postura, quer você tenha uma condição mais grave em sua coluna como a escoliose, é fundamental consultar o médico antes de aderir ao uso dos corretores posturais ou a qualquer outro tipo de tratamento.

Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha usado e afirme que o corretor de postura funciona? Precisa usar um desses produtos? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.