Ads Top

Dicas para Amadurecer Abacate Mais Rápido

Abacate

Você já comprou um abacate que estivesse ainda muito verde e não conseguiu o utilizar em receitas? Será que existe como amadurecer abacate mais rápido para essas situações?

Bem, apesar de calórico – uma xícara em cubos tem 240 calorias – , o abacate é um alimento saudável que vale a pena ser incluído na dieta, por conta de todos os benefícios do abacate para a saúde e boa forma.

Além de ser conhecido como uma fonte de gorduras saudáveis, a fruta fornece outros nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar apropriadamente, como fibras, potássio, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K. O abacate também contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

Podemos consumir a fruta in natura, amassadinha, na famosa receita de guacamole, em sucos, vitaminas, saladas, geleias, mousses, bolos, tortas e molhos, por exemplo. Não deixe de conferir uma série de receitas com abacate para emagrecer.

Mas como fazer para amadurecer abacate mais rápido?

O pessoal do site Abacates do Brasil, portal da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (ABPA) informou que um abacate amadurece depois de colhido.

Mas, para quem compra, pega ou ganha um abacate ainda verde, e não tem muita paciência para aguardar que ele amadureça para consumir a fruta in natura ou utilizá-la em alguma receita, temos boas notícias.

Vamos conhecer algumas dicas que podem auxiliar a amadurecer abacate mais rápido. Dê só uma conferida:

  1. Não guardar o abacate na geladeira enquanto o alimento ainda estiver verde – isso pode atrasar o seu amadurecimento. Justamente o contrário do que a gente quer, não é mesmo? Por outro lado, quando a fruta já estiver madura, aí sim, deve ser guardada na geladeira para não apodrecer. Na geladeira, um abacate maduro pode permanecer por alguns dias, entretanto, o alimento pode perder o seu sabor conforme o tempo for passando;
  2. Deixar o abacate não amadurecido na fruteira, perto das bananas e das maçãs. Acredita-se que essas frutas produzem um gás (o gás etileno) que podem contribuir para que o abacate amadureça e fique no ponto;
  3. Para armazenar o gás etileno, que auxilia o processo de amadurecimento da fruta, outra recomendação é colocar o abacate dentro de um saquinho de papel pardo, que não pode ter buracos, ou em qualquer outro recipiente que prenda o ar da mesma maneira;
  4. Uma estratégia para prender mais gás etileno para amadurecer o abacate é guardar a fruta no saquinho de papel pardo sem buracos (ou outro recipiente que aprisione o ar) ao lado de outras frutas como maçã, banana, tomate ou até mesmo outros abacates. Acredita-se que quanto mais gás etileno for produzido, mas rápido as frutas serão amadurecidas;
  5. O tal saquinho ou recipiente deve ser mantido em temperatura ambiente, longe da luz do sol, preferencialmente em uma temperatura entre 18º C a 24º C. Se o saquinho ou recipiente não contar com outras frutas além do abacate, a estimativa é que o processo dure entre dois a quatro dias;
  6. Outra sugestão com o saquinho para amadurecer o abacate funciona assim: encher o fundo de um saquinho de papel com farinha, em aproximadamente uns 5 cm, colocar o abacate, enrolar bem a abertura do saquinho, e deixá-lo encostado por cerca de dois dias em um canto seco;
  7. Para amadurecer um abacate já cortado, uma recomendação é espalhar suco de limão nas partes da fruta para evitar que o alimento fique muito marrom e empapado;
  8. Não envolver o abacate no jornal e colocar o alimento no forno – isso abafa a fruta e pode fazer com que o abacate estrague, deixando de amadurecer, ou que o alimento não tenha o mesmo sabor suave e cremoso que se espera de um abacate maduro;
  9. Não colocar o abacate no micro-ondas – isso também pode prejudicar o sabor do alimento, fazer com que a fruta goteje um líquido esquisito e deixar um cheiro ruim e estranho, de coisa apodrecida na casa.

Outras dicas importantes

Você deseja amadurecer abacate, porém, não quer perder o ponto exato e ver a fruta apodrecer sem ser consumida, não é mesmo? Portanto, verifique regularmente como anda o seu abacate para não perdê-lo (no tópico a seguir você vai aprender como identificar um abacate maduro).

Uma vez que um abacate maduro for aberto, ele deve ser consumido imediatamente; caso contrário, a sua polpa correrá o risco de escurecer.

Para manter a polpa verde e preservar o alimento durante mais tempo, uma vez que o abacate já foi aberto, existe a orientação de manter o caroço na fruta, passar limão nela, envolvê-la com plástico-filme e armazená-la dentro da geladeira.

Como saber se o meu abacate está maduro?

Para quem deseja saber como amadurecer abacate mais rápido, também é necessário saber identificar quando o alimento já encontra-se maduro, não é mesmo?

Pois bem, um abacate maduro apresenta uma consistência menos firme, cedendo ao toque dos dedos. Um abacate maduro ideal é aquele que está macio, porém, ao mesmo tempo, consistente.

Se um abacate estiver duro, ele ainda está verde; por outro lado, se a fruta ficar amassada ao toque, significa que ela já passou do ponto.

Referências Adicionais:

O que você achou dessas dicas para amadurecer abacate mais rápido? Pretende experimentar com um abacate que comprou ainda verde? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.