Formigamento nas Costas – O Que Pode Ser e O Que Fazer
Vamos esclarecer as possíveis causas de formigamento nas costas, o que pode ser e o que pode ser feito para aliviar ou eliminar esse desconforto.
O formigamento é uma sensação que praticamente todo mundo já sentiu. Ele não costuma ser motivo de preocupação, mas dependendo de onde é observado, pode ser um sinal de um problema de saúde.
A sensação de formigamento pode ser aguda ou crônica. Se o problema for crônico ou vier acompanhado de outros sintomas, pode ser hora de procurar um médico.
As extremidades do corpo como os pés e as mãos são geralmente as mais afetadas pelo formigamento, mas algumas pessoas relatam sensação de formigamento nas costas e não entendem se isso pode representar um perigo à saúde.
Se o seu problema for o formigamento nos pés ou o formigamento nas mãos, não deixe de ler seus respectivos textos para mais detalhes.
Formigamento nas costas
O formigamento nas costas é normalmente descrito como uma sensação de que alfinetes estão te espetando ou que existem formigas caminhando no local. Os médicos se referem a esse tipo de sensação utilizando o termo parestesia.
Há casos em que o formigamento vem acompanhado de sintomas como:
- Dificuldade para andar;
- Fraqueza repentina nas pernas;
- Perda de controle da bexiga ou do intestino.
Quando o formigamento nas costas vem acompanhado de algum dos sintomas acima, é essencial marcar uma consulta médica pois pode ser que o indivíduo esteja lidando com um problema mais grave.
Logo, abaixo vamos mostrar quais podem ser as principais causas de formigamento nas costas para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.
O que pode ser
O formigamento nas costas pode significar várias coisas e apenas um médico é capaz de realizar um diagnóstico preciso. Esse artigo tem caráter informativo e visa dar uma ideia do que pode estar causando a sensação de formigamento, mas não substitui uma consulta médica.
A causa depende também da região das costas em que o formigamento é sentido. Dessa forma, vamos dividir as possíveis causas por regiões, que incluem a parte superior das costas, o meio das costas e a porção inferior das costas.
Formigamento na parte superior
O formigamento nessa região normalmente é causado por uma compressão, um dano ou uma irritação nos nervos. As causas podem ser:
1. Fibromialgia
Trata-se de um distúrbio que afeta o sistema nervoso central gerando dor muscular generalizada, sensibilidade e muita fadiga sem motivo aparente. Além da dor, a pessoa com fibromialgia pode apresentar formigamento que costuma afetar as costas, os ombros, o pescoço, as mãos e os pés.
O que fazer
O tratamento da fibromialgia pode variar para cada paciente. Assim, o médico deve analisar que tipo de abordagem será mais eficaz caso a caso. Os tratamentos disponíveis incluem o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos e relaxantes musculares.
A inclusão de atividades físicas e de atividades relaxantes no dia a dia também pode auxiliar o paciente a lidar com a doença.
2. Plexopatia braquial
Existe um grupo de nervos na coluna vertebral responsável por enviar sinais nervosos para os ombros, os braços e as mãos que é chamado de plexo branquial. Quando esses nervos são esticados ou comprimidos, é possível que uma dor aguda ou uma sensação de formigamento seja observada.
A dor geralmente é sentida no braço e dura pouco tempo, mas a sensação de ardência e formigamento pode afetar os ombros, o pescoço e as costas.
O que fazer
A plexopatia braquial pode ser tratada com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios esteroides e fisioterapia.
3. Sinal de Lhermitte
O sinal de Lhermitte é uma condição em que o indivíduo sente uma espécie de choque que tem relação com a esclerose múltipla, que é um distúrbio neurológico bastante sério.
Segundo a Multiple Sclerosis Association of America, aproximadamente 40% das pessoas com esclerose múltipla apresentam o sinal de Lhermitte, principalmente quando o pescoço é flexionado para a frente. O desconforto dura poucos segundos, mas pode ocorrer de novo outras vezes.
O que fazer
Não é possível tratar especificamente esse sintoma. O que pode ser feito é tratar a esclerose múltipla para amenizar os sintomas gerais da doença com o uso de medicamentos como analgésicos, esteroides e outros remédios que o médico pode prescrever para a esclerose.
4. Radiculopatia cervical
A radiculopatia cervical é caracterizada pela compressão de um nervo na coluna ou no pescoço. Isso acontece quando um dos discos de absorção de impactos localizados entre as vértebras da coluna colapsa ou incha, criando uma pressão sobre os nervos.
Em geral, a causa da radiculopatia cervical é o envelhecimento ou a adoção de posturas ou de movimentos inadequados ao longo da vida. O indivíduo com essa condição também pode apresentar dor no ombro e no pescoço além de fraqueza, formigamento ou dormência no braço.
O que fazer
O tratamento da radiculopatia cervical geralmente envolve descanso, uso de analgésicos e sessões de fisioterapia. Há casos em que é preciso utilizar um colar cervical para limitar a amplitude de movimento para corrigir a postura e reduzir os sintomas.
Formigamento no meio das costas
O formigamento na região central das costas é menos comum, mas pode ocorrer nos casos mencionados abaixo:
1. Herpes-zóster
A herpes-zóster é uma infecção causada pelo mesmo vírus Varicela-zóster que causa a catapora. Esse vírus afeta os nervos e pode causar erupções na pele em qualquer parte do corpo, incluindo as costas. Essas erupções produzem bolhas cheias de pus que desaparecem depois de 2 ou 4 semanas. Vários sintomas podem ser observados além de ardência ou formigamento nas costas ou em outro local, como febre, dores de cabeça e de estômago e coceira na pele.
Apenas pessoas que já tiveram catapora são capazes de desenvolver herpes-zóster já que a doença surge a partir do vírus inativo da catapora que já está no organismo e é reativado.
O que fazer
O tratamento da herpes-zóster pode incluir o uso de medicamentos como analgésicos, esteroides, antivirais, anticonvulsionantes, antidepressivos ou sprays, géis ou cremes com efeito anestésico. A aplicação de compressas úmidas também ajuda a amenizar o desconforto na pele.
2. Fraturas
Fraturas na coluna vertebral podem ocorrer por causa de acidentes, impactos fortes, quedas, atos de violência e lesões esportivas. Algumas condições crônicas de saúde como a osteoporose e tumores que enfraquecem os ossos também podem ocasionar fraturas nas costas.
De acordo com a American Academy of Orthopaedic Surgeons, a maioria das fraturas na coluna vertebral afeta a parte central ou inferior das costas.
Sintomas podem incluir dificuldade para movimentar as pernas, dormência, formigamento e perda de controle da bexiga e do intestino.
O que fazer
O tipo de fratura vai ser um fator determinante na escolha do tratamento. Há casos que precisam de uma cirurgia para aliviar a pressão na medula espinhal. Outros podem ser tratados com a prática de exercícios de reabilitação ou com uso de coletes especiais além dos medicamentos receitados por um médico.
Formigamento na parte inferior das costas
A sensação de formigamento ou dormência na parte inferior das costas pode ser causada por diversas condições, como as mencionadas abaixo:
1. Estenose espinhal
A estenose espinhal é uma condição que causa o estreitamento da coluna vertebral que pode pressionar os nervos. Uma das condições que provoca a estenose espinhal é a osteoartrite, segundo informações do American College of Rheumatology. Trata-se de um problema comum em pessoas mais velhas.
O que fazer
Em geral, a estenose espinhal pode ser tratada com o uso de remédios como analgésicos, anti-inflamatórios, esteroides ou relaxantes musculares.
2. Hérnia de disco
A hérnia de disco ocorre quando há um desgaste nos discos que ficam entre as vértebras da coluna vertebral. A hérnia pode ser observada em qualquer região das costas, mas o problema é mais comum na parte inferior. O desgaste desses discos pode fazer com que os ossos saiam do lugar e pressionem os nervos, o que causa a sensação de formigamento nas costas.
O que fazer
A hérnia de disco geralmente é tratada com uma combinação de analgésicos, descanso, sessões de fisioterapia e compressas frias. Há casos em que a intervenção cirúrgica pode ser necessária.
3. Espondilolistese
Essa condição acontece quando uma das vértebras da coluna – normalmente na região lombar – é deslocada.
A espondilolistese não causa sintomas em todas as pessoas, mas se um nervo for pressionado, a sensação de formigamento nas costas pode surgir e irradiar para a parte posterior das coxas. Sinais como rigidez nas costas, fraqueza nas pernas e dificuldades para andar ou permanecer em pé também podem ocorrer.
O que fazer
O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e intensidade dos sintomas. Nos casos mais leves, é possível controlar a condição com descanso, uso de compressas frias, prática de exercícios de fortalecimento muscular e uso de medicamentos anti-inflamatórios. Para sintomas mais intensos, pode ser necessária a aplicação de injeções de esteroides ou intervenção cirúrgica.
4. Ciática
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano que começa na parte inferior das costas e termina nas pernas. Se esse nervo for comprimido, o formigamento pode surgir nas costas ou nas pernas.
O que fazer
A dor no nervo ciático pode ser incapacitante e é muito importante ir até um médico, que deve analisar a situação e prescrever algum medicamento, que pode ser um analgésico, um anti-inflamatório, um relaxante muscular ou um remédio de uso off-label como um antidepressivo, por exemplo.
Outras Causas
1. Infecções espinhais
Infecções espinhais podem ocorrer como resultado de complicações de outras infecções, de fraturas, de câncer, de diabetes, de AIDS, de ferimentos por lesões ou após uma cirurgia.
Independentemente da causa, uma infecção espinhal pode irritar ou danificar os nervos do local, desencadeando sintomas como dor, rigidez, dormência, formigamento, febre, vermelhidão na pele, espasmos ou fraqueza muscular.
O que fazer
Uma infecção espinhal pode ser tratada com o uso de antibióticos, antivirais ou antifúngicos. O médico também pode sugerir uma cirurgia quando danos graves na coluna são causados pela infecção.
2. Malformações arteriovenosas
As malformações arteriovenosas são vasos sanguíneos anormais que podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas que são observados principalmente no cérebro e na medula espinhal.
Tais malformações podem afetar o fluxo sanguíneo e causar diversos sintomas de acordo com a localização. Quando as malformações arteriovenosas acontecem na medula espinhal, é bem comum que o indivíduo sinta dor, dormência e formigamento nas, costas além de fraqueza nas pernas.
O que fazer
A causa dessa malformação não é compreendida pelos médicos, mas eles acreditam que é um problema que ocorre durante o desenvolvimento fetal.
O tratamento depende da gravidade da situação e apenas um médico habilitado é capaz de recomendar o tratamento mais adequado. Uma cirurgia para remover ou cortar o suprimento de sangue para as malformações arteriovenosas pode ser indicada em alguns casos.
3. Tumor na medula espinhal
Um tumor espinhal é um crescimento de tecido anormal na região da medula que pode ser benigno ou maligno. Os benignos não invadem os tecidos ao redor, enquanto que os tumores malignos ou cancerígenos podem se espalhar para outros lugares do corpo.
Tais tumores podem pressionar a medula espinhal e causar sintomas como dor, formigamento, dormência, sensibilidade à dor e ao calor ou ao frio, problemas para controlar o funcionamento da bexiga e do intestino e fraqueza nas pernas ou nos braços.
O que fazer
Um tumor deve ser analisado por um médico oncologista para que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível. Dependendo do tamanho, do tipo e do local em que o tumor se encontra, pode ser indicada a remoção cirúrgica. O tratamento também pode incluir a quimioterapia e a radioterapia.
Dicas para obter alívio naturalmente
Quando o formigamento é ocasional, é possível tentar alguns tratamentos caseiros para aliviar o desconforto. Alguns deles incluem:
– Compressas
O uso de compressas frias ou quentes pode ajudar. O gelo ou uma compressa fria é recomendada nos primeiros dias de desconforto para reduzir a inflamação no local. Após 2 ou 3 dias, uma compressa quente pode ser mais adequada. O ideal é manter a compressa por no máximo 20 minutos de cada vez na região afetada pelo formigamento ou pela dor. Se quiser, você pode entender melhor quando é mais adequado usar compressa fria ou quente.
– Postura adequada
A adoção de uma boa postura é essencial para evitar que os nervos sofram algum tipo de compressão que desencadeia o formigamento nas costas. Uma boa postura é aquela em que a pessoa mantém uma postura ereta com os ombros voltados para trás, o queixo para frente e o estômago para dentro.
– Descanso
O descanso é essencial para que qualquer tipo de pressão seja aliviada. No entanto, não é recomendado ficar muito tempo em repouso, pois o movimento também é importante.
– Medicamentos de venda livre
Analgésicos vendidos sem a necessidade de prescrição médica como o ibuprofeno ou o paracetamol podem auxiliar no alívio de dores que acompanham o formigamento nas costas.
– Banho quente
Tomar um banho morno ou quente pode promover um efeito relaxante que ajuda a reduzir a sensação de formigamento e outros sintomas que possam surgir.
Algumas terapias alternativas também podem ajudar, como:
– Acupuntura
O National Center for Complementary and Integrative Health indica que a acupuntura pode ser eficaz para diminuir dores lombares.
– Massagem
Um estudo publicado em 2012 no periódico científico Studies in Health Technology and Informatics mostrou que uma massagem muscular pode ser benéfica para aliviar dores e desconfortos crônicos nas costas. No entanto, o alívio é de curto prazo.
– Yoga
Uma revisão publicada em 2016 no Journal of Orthopaedic Rheumatology atestou que indivíduos que praticavam yoga apresentam menos dor lombar em relação aos que não faziam a atividade física.
Procurando ajuda
Se o formigamento nas costas é persistente e outros sintomas como dores são observados, é importante consultar um médico.
Sinais de que é hora de visitar um médico são:
- Sensação de dormência em qualquer parte do corpo;
- Dor nas costas;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Rigidez no pescoço;
- Problemas relacionados aos movimentos e ao equilíbrio;
- Perda de controle da bexiga e do intestino;
- Aumento da frequência de formigamentos.
Mesmo que não existam outros sintomas, é essencial buscar ajuda se a sensação prejudicar a execução de atividades rotineiras.
Grande parte dos casos de formigamento nas costas ocorre devido à compressão de nervos, que prejudica a comunicação entre o sistema nervoso e o cérebro. Seja qual for a causa, tratamentos que envolvam períodos de repouso aliados ao uso de medicamentos e fisioterapia são essenciais para o paciente melhorar.
Casos mais graves podem requerer o uso de medicamentos mais fortes como narcóticos ou a intervenção cirúrgica para aliviar a pressão nos nervos comprimidos. Apenas um médico habilitado é capaz de avaliar a situação e definir o tratamento mais adequado para cada caso.
A prática de exercícios físicos durante toda a vida é sem dúvidas essencial para manter a boa postura, evitar a compressão dos nervos e as dores nas costas e prevenir diversos problemas de saúde.
Referências Adicionais:
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/shingles/diagnosis-treatment/drc-20353060
- https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Spinal-Stenosis
- https://mymsaa.org/publications/motivator/winter-spring13/cover-story/pain/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4878447/
- https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases–conditions/cervical-radiculopathy-pinched-nerve/
- https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/spinal-cord-compression
- https://www.nhs.uk/conditions/fibromyalgia/symptoms/
- https://nccih.nih.gov/health/acupuncture/introduction
Nenhum comentário: