Ads Top

Kefir para Candidíase Funciona? Como Usar?

Kefir

Você já ouviu falar no uso de kefir para candidíase? Aqui, você irá conferir se isso funciona mesmo, além de aprender como usar e entender o que é essa condição.

A candidíase é uma infecção fúngica provocada por micro-organismos pertencentes ao gênero Candida. Esses micro-organismos residem normalmente no trato intestinal e podem ser encontrados nas membranas mucosas e na pele sem provocar infecções.

Entretanto, o crescimento excessivo dos mesmos pode provocar o desenvolvimento de sintomas, que variam de acordo com a região do corpo que foi afetada pela candidíase – ela pode atingir áreas como boca, garganta, esôfago e vagina.

Existe ainda a chamada candidíase invasiva, que acontece quando as espécies do gênero Candida entram na corrente sanguínea e se espalham por todo o corpo.

A candidíase na boca ou na garganta pode apresentar os seguintes sintomas: manchas brancas no interior da bochecha, na língua, no céu da boca ou na garganta; vermelhidão; dor; sensação cotanilhosa (de penugem) na boca, dor ao engolir ou comer, perda do paladar e vermelhidão e craqueamento (quebras) nos cantos da boca. Já a candidíase que atinge o esôfago pode trazer sinais como dor ao engolir ou dificuldade para engolir.

Os sintomas da candidíase vaginal incluem: dor durante o ato sexual; coceira vaginal; dor vaginal; dor ao urinar; desconforto ao urinar e corrimento vaginal anormal. Ainda que a maioria das candidíases vaginais seja leve, algumas pacientes podem desenvolver infecções graves que geram vermelhidão, inchaço e fissuras na parede da vagina.

Quem tem a candidíase invasiva geralmente já se encontra doente por outras condições, o que dificulta saber quais sintomas podem estar associados à infecção. Entretanto, os sintomas apontados como comuns para a candidíase invasiva são febres e calafrios que não melhoram após o tratamento com antibióticos.

Se a infecção se espalhar para outras partes do corpo como coração, cérebro, olhos, ossos e articulações, outros sintomas podem ser desenvolvidos.

Ao experimentar qualquer um desses sintomas associados a qualquer vertente da candidíase, é fundamental procurar o auxílio médico para receber o diagnóstico e dar início ao tratamento, caso seja necessário.

Usar kefir para candidíase funciona?

O tratamento para a candidíase em suas diferentes variações geralmente envolve o uso de medicamentos antifúngicos. Mas, além disso, há quem diga que utilizar o kefir para candidíase funciona.

Será que essa bebida fermentada realmente pode auxiliar os casos da doença?

A chamada candidíase de repetição que atinge a vagina trata-se um desequilíbrio de bactérias vaginais. De maneira geral, os probióticos como o kefir têm a capacidade de regular o pH e a flora da vagina. Entretanto, ressaltamos a importância fundamental de procurar o auxílio médico para garantir o tratamento correto e eficiente para a doença e usar o kefir como um método complementar.

No mesmo sentido, lembramos que o kefir pode diminuir a incidência dessa candidíase de repetição e complementar o tratamento de casos já existentes da doença.

A bactéria do kefir regula a flora do intestino, órgão que é responsável por criar as células da imunidade. O resultado disso é que o sistema imunológico é fortalecido para combater com mais eficiência as infecções como a candidíase.

Além disso, como o ânus e vagina ficam localizados próximos um do outro no corpo, é possível que as bactérias do intestino cheguem à região genital e provoquem doenças como a candidíase.

Por estar associado ao efeito de controlar a microbiota (flora) intestinal, o kefir um possível aliado ao combate da doença.

A ação de regular o pH e a flora da vagina trazida pelos probióticos como o kefir diminui as chances de desenvolvimento de infecções genitais provocadas por micro-organismos perigosos.

O kefir e a candidíase na região da boca e da garganta

De acordo com a nutricionista especializada August McLaughlin, a ingestão regular de probióticos como kefir e iogurte pode ajudar a diminuir os sintomas da candidíase que afeta a área da boca e da garganta.

“Em um estudo, 276 adultos idosos consumiram 50 g de queijo contendo probióticos ou não contendo probióticos por 16 semanas. Ao final do estudo, os pesquisadores encontraram reduções significativas de cândida na saliva dos participantes que consumiram os probióticos”, detalhou a nutricionista.

McLaughlin disse ainda que os participantes da pesquisa que não ingeriram os probióticos apresentaram um aumento na prevalência da cândida. A nutricionista acredita que consumir iogurte ou kefir com culturas vivas ativas regularmente tem o potencial de trazer benefícios similares.

De qualquer maneira, não deixe de observar que o estudo foi realizado com o queijo contendo probióticos, e não o kefir.

Como usar o kefir para candidíase

Segundo informações, o kefir pode ser inserido no cardápio para auxiliar o tratamento da candidíase. Veja aqui como inserir o kefir na sua dieta.

No entanto, vale alertar que é preciso buscar o auxílio médico para determinar a quantidade e a regularidade do uso, que deve ser personalizado conforme as características do quadro de cada paciente.

Atenção: kefir não é medicamento milagroso para candidíase!

Outro alerta importante é que o kefir não é um remédio que promove milagres para quem sofre com a candidíase, não passando de um método complementar, ao tratamento orientado pelo médico.

Destacamos que é contraindicado substituir a utilização de quaisquer medicamentos pelo uso do kefir.

Portanto, se você foi diagnosticado com candidíase de qualquer tipo, obedeça a todas as recomendações passadas por seu médico em relação ao tratamento. Não está feliz com as orientações do médico atual? Então, procure uma segunda opinião médica, porém, jamais tome a decisão de abandonar um tratamento por conta própria.

Referências Adicionais:

Você já se tinha ouvido falar do consumo de kefir para candidíase? Conhece alguém que tenha aderido e tido bons resultados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.