Ads Top

Suco de Chicória Emagrece? Benefícios e Como Fazer

Suco de chicória

Além das clássicas saladas, a chicória pode aparecer em receitas de suco. Há inclusive quem diga que o suco de chicória emagrece. Porém, será que isso é realmente verdade? É o que você vai conferir abaixo em detalhes. Veja aqui também todos os benefícios da chicória para a saúde e boa forma.

O suco de chicória emagrece?

Ao lado da endívia, a chicória faz parte das plantas do gênero chamado de Chichorium. Ela é um alimento pobre em calorias – uma porção de meia xícara do vegetal possui somente oito calorias, enquanto 100 g do alimento carregam 17 calorias.

Com isso, podemos entender que preparar um suco de chicória sem açúcar pode auxiliar o emagrecimento, se for utilizado como substituto de bebidas calóricas ou lotadas de açúcar como refrigerantes, achocolatados, cafés cremosos, milk-shakes e sucos artificiais, por exemplo.

Entretanto, precisamos lembrar que, se o suco de chicória for preparado com outros ingredientes, haverá um aumento na quantidade final de calorias presentes na receita.

De qualquer forma, isso não significa que é só ingerir a bebida que as gorduras irão desaparecer magicamente. Por mais que seja verdade que o suco de chicória emagrece, ele não consegue fazer todo o trabalho sozinho.

Até porque não adianta muita coisa tomar suco de chicória acompanhado de um hambúrguer calórico e gorduroso e de um sorvete cheio de açúcar, não é mesmo?

Portanto, para quem deseja e/ou necessita emagrecer, além de trocar as bebidas calóricas e cheias de açúcar pelo suco natural de chicória, é fundamental seguir uma alimentação saudável, equilibrada, nutritiva e controlada.

Para quem tem dificuldade em se manter neste tipo de dieta, vale a pena procurar a ajuda de um nutricionista, que é o profissional indicado para recomendar um regime que te auxilie a atingir os seus objetivos, ao mesmo tempo em que é saudável, fornecendo os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar apropriadamente.

A prática de exercícios físicos também é uma aliada do processo de perda de peso. Entretanto, se você optar pelos treinamentos, faça-os com o acompanhamento de um educador físico para garantir que suas sessões sejam segurar e eficientes.

Benefícios associados ao suco de chicória

1. Potencial nutricional

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), uma xícara com aproximadamente 30 g de chicória picada contém doses de cálcio, potássio, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B9 (ácido fólico/folato), vitamina A, vitamina C e vitamina K.

Entretanto, precisamos destacar que para aproveitar os nutrientes da chicória no suco é importante prepará-lo com ingredientes frescos, consumir a bebida logo após o seu preparo e tomar cuidado ao armazená-lo para não perder os compostos benéficos do vegetal.

Vale destacar ainda que os sucos não ajudam o organismo a absorver melhor os nutrientes.

A fibra alimentar que pode ser perdida no preparo de um suco é justamente quem auxilia o organismo a absorver os nutrientes.

2. Possível aliado das bactérias saudáveis

De acordo com informações da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a chicória contém os carboidratos complexos não digestíveis chamados de frutooligossacarídeos (FOS), que podem promover o crescimento de bactérias saudáveis no cólon.

Segundo encontramos, a raiz da chicória possui a inulina, um prebiótico importante para o sistema imunológico, que estimula o crescimento e a atividade dos probióticos.

Conforme o Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), a professora e pesquisadora da instituição, Susana Marta Isay Saad, explicou que os probióticos são micro-organismos vivos que, em quantidades adequadas, fazem para a saúde, diminuindo o risco de ocorrer doenças intestinais.

Já sobre os prebióticos, a professora disse que eles são componentes alimentares não digeríveis que estimulam de maneira seletiva a proliferação ou atividade de bactérias do bem do cólon, completou o Centro de Pesquisa em Alimentos da USP.

3. Fonte de vitamina A

A chicória é um alimento que apresenta boas doses de vitamina A. A vitamina A é um antioxidante que é importante para a visão, o crescimento ósseo, a reprodução, as funções celulares e o sistema imunológico.

Como fazer – Receitas de suco de chicória

1. Suco simples de chicória

Ingredientes:

  • 1/10 de pé de chicória;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Juntar a chicória e a água no liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente.

2. Suco de chicória com hortelã e limão

Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 1 folha de chicória;
  • 1 folha de hortelã;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Bater a chicória e a hortelã com a água no liquidificador; Espremer o limão e bater por mais três minutos. Servir-se imediatamente.

3. Suco de chicória com laranja

Ingredientes:

  • 1 folha de chicória;
  • 1 laranja;
  • 100 ml de água de coco.

Modo de preparo:

Bater a chicória e a água de coco no liquidificador; Espremer a laranja e bater novamente por mais alguns minutos. Servir-se imediatamente.

4. Suco de chicória com gengibre

Ingredientes:

  • 1 pitada de gengibre em pó;
  • 1 limão;
  • 1 folha de chicória;
  • 1 folha de hortelã;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Bater a chicória e a hortelã com a água no liquidificador; Espremer o limão, adicionar o gengibre em pó e bater por mais três minutos. Servir-se imediatamente.

Atenção: o ideal é consumir o suco de chicória logo depois do seu preparo para que os nutrientes das bebidas não sejam perdidos. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.

Lembramos também sobre a importância de consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

Referências Adicionais:            

Você já tinha ouvido falar que o suco de chicória emagrece? Já experimentou e conhecia os benefícios da bebida? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.