Ads Top

Suco Detox – Como Tomar para Melhores Resultados

Suco detox

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do suco detox, uma bebida preparada à base de frutas, vegetais, ervas e/ou chás que promete mil maravilhas. Que tal saber como tomar para ter os melhores resultados possíveis?

O suco detox apresenta componentes que favorecem a limpeza do fígado, potencializando a remoção de toxinas que sobrecarregam o organismo. Vale a pena conferir mais alguns alimentos para desintoxicar o fígado.

O suco detox recebe este nome pois o fígado é o órgão mais importante no processo de desintoxicação, conhecido também por detox. Ele transforma as toxinas que captamos do meio ambiente (ar poluído, alimentos contaminados com agrotóxicos e com aditivos alimentares, medicamentos, entre outros) em substâncias que são eliminadas pela urina, fezes e bile.

Por outro lado, os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos declaram que não existem muitas evidências de que o detox pode realmente remover substâncias maléficas do organismo.

A professora doutora da Universidade de Boston e especialista em nutrição e alimentação saudável Joan Salge Blake explicou que não há ciência que sugira que é preciso fazer um detox no corpo.

“O seu organismo é mais esperto do que isso. Você tem órgãos detox embutidos no corpo, o fígado e os rins limpam qualquer resíduo que precise sair do corpo”, completou Salge Blake.

A nutricionista Robin Foroutan também esclareceu que as toxinas são eliminadas do organismo por meio do suor, das fezes e da urina.

Ainda que aparentemente o suco detox não promova toda essa limpeza prometida, ele costuma ser preparado à base de alimentos nutritivos. Portanto, se a bebida for preparada e armazenada de modo que os nutrientes dos ingredientes sejam preservados, ao menos o organismo poderá aproveitar o fornecimento dessas substâncias necessárias para o seu funcionamento apropriado.

Como tomar o suco detox para obter bons resultados?

Se o suco detox traz algum tipo de benefício, é bom que se aprenda qual a melhor maneira de consumir a bebida para aproveitarmos essas potenciais vantagens.

1. Utilizar ingredientes frescos e ter cuidado com o preparo e armazenamento

Uma vez que o objetivo é aproveitar os nutrientes que os ingredientes do suco detox têm para fornecer ao nosso organismo, é importante utilizar ingredientes frescos, que tenham boa qualidade e boa procedência.

Quanto mais frescas forem as frutas e vegetais utilizados no preparo de um suco detox, maior será o teor de nutrientes e o sabor da bebida.

Além disso, o ideal é consumir um suco detox imediatamente depois do seu preparo para que os nutrientes da bebida não sejam perdidos. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem fechadas para evitar ou atrasar o processo. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

2. A quantidade de ingestão indicada e o acompanhamento ideal para os sucos detox

O ideal é consumir 500 ml de sucos detox diariamente.

Entretanto, não basta simplesmente ingerir a bebida – é necessário que quem toma os sucos detox também siga uma alimentação saudável para que os efeitos dos vegetais sejam potencializados.

Ainda que se trate de uma bebida destinada à saúde, a ingestão dos sucos detox requer e exige equilíbrio e atenção. Além de tomar essas bebidas no seu dia a dia, você precisar ter uma alimentação completa, que seja nutritiva, controlada e equilibrada.

3. Existe um horário mais apropriado para a ingestão dos sucos detox?

Embora não exista um horário específico para o consumo do suco detox, o café da manhã é um ótimo momento. A ingestão dos sucos detox pela manhã traz um efeito digestivo melhor.

Por outro lado, o período noturno também pode fazer com que ingredientes atingem a sua potência máxima, pois o corpo desintoxica melhor durante o período noturno e, por essa razão, alguns especialistas aconselham consumir o suco detox antes de dormir, cerca de uma hora depois do jantar.

4. Como montar uma receita de suco detox?

Não existe uma receita específica para os sucos detox. Entretanto, o ideal é utilizar um vegetal verde, acompanhado de uma fruta – como maçã, maçã verde, limão ou laranja, por exemplo – e ir acrescentando outros ingredientes.

Deve-se combinar ainda uma fonte de fibras ao carboidrato da fruta escolhida para o suco. Ingredientes como linhaça ou chia podem ser boas escolhas para auxiliar a controlar a fome.

Não se deve utilizar mais do que duas frutas no preparo de um suco detox, para não exceder na quantidades de calorias no resultado final da bebida.

Converse com o seu nutricionista para saber quais receitas de suco detox são mais indicadas para as suas necessidades e objetivos, em particular. 

5. O que mais é importante saber a respeito dos sucos detox?

O mais importante é saber que, embora o suco detox possa auxiliar um processo de perda de peso, ele não é um emagrecedor milagroso. Como já comentamos acima, para ter os melhores resultados é importante seguir uma dieta saudável, equilibrada e balanceada, e não apenas tomar o suco detox esporadicamente.

Você já tem o costume de consumir suco detox em sua dieta? Pretende incluir com mais frequência na sua rotina? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.