Ads Top

Tempeh, alimento saudável que vem do oriente

Já ouviu falar do Tempeh (pronuncia-se tem-pay)? Ele é “primo” do Tofu, traz muito mais benefícios do que seu famoso parente e é uma excelente alternativa proteica à carne.

Leia mais:

Sopa de ervilha com tofu – refeição funcional
Sorvete light de tofu e frutas vermelhas – sobremesa fácil e leve

Alimento tradicional na Indonésia, o tempeh é produzido fermentando soja parcialmente cozida com mofo ou fungos. A fermentação da soja permite que ela vire uma massa que pode ser usada para fazer uma variedade de pratos. Como o tofu, o tempeh também é frequentemente processado em pedaços prontos para comer.

É bom para nosso organismo?

Comer mais alimentos à base de soja, como alternativa às proteínas de origem animal, pode ajudar a reduzir o risco de vários tipos de doenças crônicas, como doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Pesquisas apontam que os alimentos à base de soja geralmente apresentam baixo teor de gordura saturada, não contêm colesterol e fornecem fitonutrientes que possuem propriedades anticâncer.

Além disso, comparado ao tofu, o tempeh é nutricionalmente superior, pois contém mais que o dobro de proteínas e muito mais fibras.

Como comer?

Muitas pessoas acham o tempeh mais saboroso que o tofu. Geralmente é combinado com grãos como trigo, quinoa ou feijão para fazer pratos saborosos.

Ele pode ser feito cozido no vapor, refogado, grelhado ou assado. Uma das maneiras mais populares é usá-lo como substituto da carne moída em diversos pratos.

Você também pode combinar o tempeh com feijão ou grãos integrais para fazer hambúrgueres de base vegetal.

The post Tempeh, alimento saudável que vem do oriente appeared first on Lucilia Diniz.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.