Ads Top

Tipos de Limão e seus Benefícios – Cravo, Siciliano, Galego, Taiti e Rosa

Tipos de limão

Você conhece todos os tipos de limão que existem? Quais você prefere utilizar em suas receitas? Eles podem ser ingrediente principal ou coadjuvante em chás, sucos, vitaminas, tortas, bolos, mousses, brigadeiros, molhos e sorvetes, por exemplo, além de podermos colocar as suas rodelinhas para acompanhar refrigerantes ou bebidas alcoólicas e usar as suas raspas para decorar sobremesas.

Não sabe muito bem a diferença entre os tipos de limão? Então confira todas as informações a respeito de cada um abaixo e aproveite para conferir algumas receitas com limão para emagrecer.

Os tipos de limão e suas características

1. Limão rosa ou limão-cravo

Esta variedade também recebe os nomes de limão caipira, limão cavalo, limão-francês ou limão-vinagre e é dona de uma aparência amarela e cheia de pintas e manchas irregulares, que se assemelha a uma laranja pequena.

O limão rosa ou limão-cravo não é exatamente um limão – é oriundo de um cruzamento do limão possivelmente com a tangerina. A fruta é originária da Índia, porém, pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil, e o seu suco é considerado riquíssimo em vitamina C.

Este limão é tido como o mais suculento e que apresenta o sabor mais marcante, entretanto, algumas pessoas podem não gostar da sua acidez. Recomenda-se optar pelas versões mais maduras do limão-cravo, porque elas podem ser mais nutritivas.

O limão-cravo vai bem para preparar limonadas, marinar carnes e temperar alimentos.

2. Limão taiti

O limão taiti é, na realidade, uma lima ácida, que apresenta uma casca fina e lisa, possui sabor intenso e conta com poucas sementes. Com uma polpa que contém uma grande quantidade de suco, a variedade é conhecida como o tipo de limão que possui a maior quantia de vitamina C em sua composição.

De origem tropical, este limão vem de uma planta de porte médio a grande, que quase não apresenta espinhos e possui uma folhagem verde densa, com folhas de tamanho médio.

O limão taiti, que é o mais conhecido e encontrado entre todos os tipos de limão no país, costuma ser utilizado para preparar bebidas e sobremesas. Recomenda-se optar por frutas mais pesadas, que não estejam muito duras ou moles, com a casca mais lisa e brilhante, na hora de escolher o seu limão taiti.

3. Limão siciliano

Trata-se da espécie de limão mais consumida na Europa e nos Estados Unidos, que também pode receber os nomes de verdadeiro, eureka ou Lisboa. Ele, que é considerado o mais antigo de todos os tipos de limão do mundo, possui uma casca grossa bem amarelinha, conta com um formato alongado e apresenta um sabor bem ácido.

O limão siciliano não é tão suculento quanto os outros e aconselha-se utilizar esta variedade da fruta no preparo de molhos e para intensificar o sabor dos pratos como os risotos. Ele também pode servir de base para a produção de cosméticos e perfumes.

4. Limão galego

Assim como acontece com o limão taiti, o que temos aqui é uma lima ácida e não propriamente um limão. O limão galego é menor do que o limão taiti, entretanto, há quem considere o primeiro mais saboroso do que o segundo.

Quando madura, esta variedade de limão pode apresentar uma casca amarelada. O limão galego é considerado suculento, sem uma acidez muito forte, e pode ser empregado no preparo de caipirinhas, molhos, temperos e sobremesas como sorvetes.

Os benefícios dos limões

Não existem grandes diferenças nutricionais entre os diversos tipos de limão – as divergências referem-se mais ao nível de acidez e ao sabor.

Todos os limões contêm limoeno, uma substância com propriedades anticancerígenas, e a casca de todos serve como fonte de fibras.

Recomenda-se também que a casca seja utilizada nas preparações com os limões – além do seu teor de fibras, a maior parte da vitamina C da fruta está concentrada na casca.

O limão também é conhecido como uma fruta que auxilia a fortalecer o sistema imunológico.

Além das fibras e da vitamina C, o limão possui outros nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar apropriadamente como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A e vitamina B9 (folato/ácido fólico).

E então, já escolheu o seu limão preferido? Muito bem, agora é só soltar a criatividade e utilizar a variedade selecionada nas suas receitas – de preferência saudáveis, é claro.

Você já conhecia os tipos de limão que listamos acima? Pretende adicionar algum a sua rotina? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.