Ads Top

Vinagre com Bicarbonato Emagrece? Traz Benefícios? Para Que Serve? Faz Mal?

Vinagre de maçã com bicarbonato

Dois produtos fáceis de encontrar e que estão presentes em praticamente qualquer residência, será que o vinagre com bicarbonato emagrece ou isso não passa de mais um mito?

Além de serem ótimos agentes de limpeza que não agridem o ambiente, essa mistura de vinagre com bicarbonato de sódio pode oferecer diversos nutrientes como vitamina A, vitaminas do complexo B, ácidos graxos essenciais, enzimas e vários minerais importantes como o potássio, o fósforo, o cálcio, o magnésio, o ferro, o silício, o enxofre e o zinco.

Há relatos de que ingerir vinagre com bicarbonato emagrece e além de esclarecer se isso é verdade ou não, vamos falar se o consumo de vinagre com bicarbonato traz benefícios ou se faz mal à saúde. Você vai gostar de conferir também se o consumo do vinagre de maçã em jejum emagrece mesmo.

Vinagre com bicarbonato – Para que serve?

O vinagre é um líquido fermentável que pode ser obtido a partir de diversas fontes de carboidratos como o vinho, o suco da maçã, o arroz e o suco de uva, por exemplo. O carboidrato é importante pois ele é fermentado pela levedura para formar um álcool que, em seguida, é convertido em ácido acético – principal constituinte do vinagre.

O vinagre de maçã, em especial, é muito utilizado na medicina tradicional para auxiliar no tratamento de certas condições de saúde. Já o bicarbonato de sódio também apresenta propriedades que podem ser benéficas para a saúde.

Na junção de ambas as substâncias, ocorre uma reação química chamada de neutralização, já que o vinagre é um ácido e o bicarbonato é um composto alcalino. Ao fim dessa reação, é formado um sal e água e o que vamos investigar a seguir é se esse sal obtido apresenta propriedades interessantes para a saúde e úteis para promover a perda de peso.

Benefícios do vinagre com bicarbonato

Antes de analisar se a combinação de vinagre com bicarbonato emagrece, vamos listar alguns benefícios para a saúde que também pode trazer. Alguns deles são:

1. Saúde da pele

A mistura parece melhorar a saúde da pele graças à hidratação, o que ajuda a melhorar o aspecto da pele seca e áspera. As propriedades bactericidas de ambos compostos também ajudam a combater a acne.

2. Melhor digestão

As enzimas presentes na mistura ajudam no processo digestivo. Além de digerir melhor os alimentos, a bebida pode ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais como indigestão, refluxo ácido, azia e doença do refluxo gastroesofágico.

3. Tratamento da artrite

O vinagre de maçã em conjunto com o bicarbonato hidrata o corpo e pode ajudar a aliviar dores articulares relacionadas com doenças como a artrite.

4. Alívio para alergias e resfriados

Tomar uma solução feita com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio ajuda a combater alergias e sintomas de resfriados. Isso porque a bebida ajuda a eliminar o muco que se acumula em casos de resfriados, gripes ou sinusite, por exemplo.

O tônico também parece ser útil para combater outros sintomas como dor de garganta, congestão nasal e tosse.

5. Tratamento e prevenção de infecções urinárias

O bicarbonato e o vinagre de maçã ajudam a evitar infecções no trato urinário e a manter o aparelho urinário limpo. Isso acaba evitando também a formação de pedras nos rins e na vesícula biliar.

Além disso, o teor de enxofre encontrado nessa mistura pode favorecer a eliminação de toxinas do fígado, ajudando o órgão a funcionar melhor e metabolizar as gorduras de uma forma mais efetiva.

6. Mais benefícios

Outros possíveis benefícios da junção de vinagre com bicarbonato incluem a prevenção contra cãibras musculares devido à presença de muitos minerais e a prevenção de problemas de saúde bucal como a gengivite, a cárie e a placa bacteriana devido ao seu efeito bactericida.

Porém, ainda não foram encontradas evidências científicas contundentes de que esses benefícios realmente são obtidos com o consumo de vinagre com bicarbonato.

Vinagre com bicarbonato emagrece?

Uma pesquisa publicada na revista The Bioscience, Biotechnology & Biochemistry Journal afirma que beber vinagre de maçã com bicarbonato de sódio durante 3 meses pode causar uma redução nos níveis de glicose e no aumento da saciedade, o que causa um declínio significativo no peso corporal, no nível de triglicerídeos, na medida da circunferência da cintura e na gordura abdominal.

Estudos como o publicado em 2018 no periódico científico Journal of Evidence-Based Integrative Medicine mostram que o vinagre de maçã pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Essa pesquisa indica que o consumo do vinagre foi capaz de desacelerar a taxa em que a comida deixa o estômago, o que faz com que as pessoas se sintam saciadas por mais tempo.

Um outro estudo publicado no Journal of Functional Foods confirma que o vinagre de maçã com água ajuda a reduzir o açúcar no sangue se a bebida for consumida antes de uma refeição.

O potencial do vinagre de aumentar a saciedade e reduzir os níveis de glicose sanguíneo pode ser interessante para as pessoas que querem emagrecer. E o melhor de tudo é que a maioria das pesquisas sobre o assunto indicam que o uso de apenas 2 colheres de sopa de vinagre diluídas em um copo de água ao dia é suficiente para manter a comida por mais tempo no estômago.

Segundo a American Diabetes Association, o vinagre de maçã é capaz de reduzir a glicose no sangue em até 20% se ingerido antes de uma refeição que contenha um alto teor de carboidratos, sendo assim eficaz para prevenir e tratar a obesidade e a diabetes.

O bicarbonato de sódio também parece ajudar na perda de peso. De acordo com uma pesquisa de 2015 publicada no Journal of the International Society of Sports Nutrition, o bicarbonato pode dar mais energia durante exercícios de alta intensidade que, consequentemente, auxiliam na queima calórica e na perda de peso.

Outros estudos – como o publicado em 2012 no Journal of Strength and Conditioning Research – indicam que o bicarbonato ajuda a neutralizar o ácido láctico que se acumula nas células durante a exaustão causada pelo exercício físico, o que retarda a fadiga e faz com que o atleta ou praticante de atividade física tenha mais energia por mais tempo, o que também pode ajudar no emagrecimento.

Faz mal tomar vinagre com bicarbonato?

Tomar vinagre com bicarbonato pode causar alguns efeitos adversos. O vinagre de maçã, por exemplo, pode ocasionar efeitos colaterais como a azia. O vinagre também pode interferir no efeito de laxantes, diuréticos, antidiabéticos e remédios usados para tratar doenças cardíacas.

Já de acordo com um estudo de 2013 publicado no Journal of Medical Toxicology, o bicarbonato pode causar efeitos adversos apenas quando consumido em grandes quantidades. Além disso, pessoas que ingerem álcool em excesso, que tomam medicamentos diuréticos, que estão grávidas ou que apresentam problemas cardíacos não devem usar bicarbonato de sódio sem falar com um médico antes.

Recomendações de uso

Em geral, o indicado é não ingerir mais do que 7 colheres de chá de bicarbonato em um período de 24 horas e não mais do que 3 colheres de chá quando se tem mais de 60 anos de idade.

Uma sugestão é usar meia xícara de água e adicionar 2 colheres de sopa de vinagre e ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio. Dissolva bem o bicarbonato e só então tome a bebida, que não deve ser tomada mais do que 3 vezes por dia.

De acordo com uma pesquisa de 2018 publicada no Scientific Reports, o vinagre de maçã é bastante ácido e pode prejudicar os dentes ou causar desconfortos gastrointestinais quando consumido sozinho. O estudo sugere neutralizar o vinagre com bicarbonato de sódio antes da ingestão para diminuir a acidez e evitar problemas.

Mesmo neutralizada, a solução pode prejudicar o esmalte do dente devido à abrasividade do bicarbonato de sódio. Além disso, pode ser que resíduos ácidos sobrem na solução se a reação não for completa. Assim, é recomendado beber a solução de uma só vez e não deixar o líquido por muito tempo na boca para minimizar o contato com os dentes.

Quando terminar de beber, tome um pouco de água ou faça um bochecho para remover qualquer resquício de vinagre dos seus dentes.

Vinagre com bicarbonato funciona para a perda de peso ou não?

Quando ingerido junto com o vinagre de maçã, a acidez do vinagre é reduzida, tornando a bebida neutra, o que não faz mal para os dentes nem para o organismo.

No entanto, a mudança do pH pode alterar algumas propriedades isoladas das substâncias e não se sabe se a junção dos 2 compostos é tão eficaz para a perda de peso como o uso das substâncias sozinhas.

Assim, não existem estudos suficientes que mostrem que tomar o vinagre de maçã com bicarbonato emagrece mesmo. A alegação de alguns cientistas é que beber água teria um efeito semelhante, já que isso também poderia produzir a sensação de saciedade para fazer a pessoa comer menos.

Enquanto novos estudos não são publicados, o recomendado é usar outras técnicas para emagrecer e deixar o vinagre com bicarbonato de lado.

Referências adicionais:

Você já ouviu falar que vinagre com bicarbonato emagrece? Tem curiosidade de experimentar essa combinação para a perda de peso? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.