Ads Top

Alcatra é Carne Magra?

Uma carne magra é um tipo de carne que serve como uma boa fonte de proteínas, ao mesmo tempo em que possui um teor reduzido de gorduras e calorias. Veja se a alcatra é carne magra ou não e aproveite para incluí-la ou evitá-la em sua dieta, dependendo dos seus objetivos.

Para ser considerada magra, uma carne precisa apresentar 10 g ou menos de teor de gorduras totais e não mais do que 4,5 g de gorduras saturadas em uma porção de 100 g, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Um corte magro de carne também deve possuir menos do que 95 mg de colesterol.

Não deixe de conferir nossa lista dos melhores tipos de carne vermelha magra e, caso você esteja em uma fase querendo ou precisando evitar alimentos de origem animal, vale a pena conhecer também essas melhores fontes de proteína vegetal.

É a própria ausência de gorduras na carne magra que faz com que ela seja menos calórica, já que cada grama de gordura possui nove calorias, enquanto cada grama de proteína carrega quatro calorias, explicou o pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars.

Por exemplo, uma peça gordurosa de frango pode possuir pouco menos que o dobro de calorias do que uma peça magra do animal, completou Gunnars, que também afirmou que podem existir pequenas diferenças em relação aos micronutrientes das carnes magras e das carnes com gorduras.

“A principal diferença é que as carnes gordurosas tendem a ter mais vitaminas solúveis em gorduras. Isso inclui as vitaminas A, D, E e K2. Dito isso, a diferença em micronutrientes não é grande e certamente não é uma razão convincente para escolher um tipo de carne no lugar da outra”, detalhou o pesquisador da área de nutrição.

Segundo Gunnars, para quem prioriza a ingestão de proteínas como fisiculturistas, atletas e pessoas que necessitam diminuir o peso corporal, a carne magra é uma escolha melhor.

“É porque obter a mesma quantidade de proteínas de carnes gorduras também traria com elas muitas calorias. Por exemplo, os fisiculturistas que podem querer comer 200 g de proteínas facilmente passariam o seu limite de calorias se eles pegassem toda a proteína de carnes gordurosas”, completou o pesquisador da área de nutrição.

A alcatra é carne magra?

Para quem deseja incluir as carnes magras na alimentação, é necessário conhecer quais são classificadas no grupo, não é mesmo?

Pois bem, alguns exemplos de carne magra incluem: lombo de vaca, costeletas de porco, lombo de porco, carne de veado, lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole, patinho, músculo, carnes de aves em geral (sem a pele) como o peito de frango e peixes como dourado, pescado, linguado e truta.

Mas e quanto à alcatra? Será que esse corte é considerado gorduroso ou podemos afirmar que a alcatra é carne magra?

Pois bem, a alcatra entra sim no grupo das carnes mais magras, que apresentam uma quantidade mais reduzida de gorduras saturadas em sua composição.

Conforme informações nutricionais, uma porção de 100 g de alcatra apresenta aproximadamente 7,8 g de gorduras totais, contém em torno de 3 g de gorduras saturadas, carrega 47 mg de colesterol e possui 158 calorias.

Receitas com alcatra

Agora que já vimos que a alcatra é carne magra, que tal aprendermos umas receitas interessantes com ela?

1. Alcatra grelhada ao molho balsâmico

Ingredientes:

  • 450 g de miolo de alcatra sem gordura cru;
  • ½ colher de chá de sal grosso;
  • ¼ de colher de chá pimenta-do-reino preta moída;
  • 1 colher de sopa de alecrim fresco picado;
  • 1 C.S. tomilho fresco, picado
  • 1 dente médio de alho picado;
  • ¼ de xícara de vinagre balsâmico;
  • 2 colheres de chá de água;
  • 1 ½ colheres de chá de mostarda;
  • ¾ de colheres de chá molho inglês.

Modo de preparo:

Temperar a carne com sal e pimenta. Misturar o alecrim, o tomilho, o alho e o azeite em uma tigela pequena; Esfregar o conteúdo obtido vigorosamente na carne. Levar a carne na geladeira e reservar ali durante 15 minutos até uma hora;

Preaquecer uma chapa ou grill. Retirar a carne da geladeira e grelhar ao longo de cinco a sete minutos de cada lado para obter uma carne ao ponto. Passar a carne para uma tábua de corte e deixar que ela descanse ali durante cinco a 10 minutos.

Enquanto isso, misturar o vinagre balsâmico, a água, a mostarda e o molho inglês; Passado o tempo de descanso da alcatra, fatiar a carne em 12 tiras e servir com o molho do passo anterior.

2. Bife de alcatra com brócolis, gengibre e gergelim (à chinesa)

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de amido de milho;
  • ½ xícara de água;
  • 2 dentes de alho bem picadinhos;
  • 500 g alcatra limpa, fatiada em tiras, com mais ou menos um dedo de largura;
  • 4 xícaras de brócolis cortado em floresta;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 2 colheres de sopa rasas de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá cheia de gengibre fresco, bem picadinho;
  • 3 colheres de sopa de gergelim;
  • Molho de soja a gosto (não exagere, use uma quantidade baixa);
  • Sal a gosto;
  • Pimenta preta a gosto.

Modo de preparo:

Colocar as tiras de alcatra em uma tigela e misturar muito bem com o amido de milho e uma pitada de sal. Reservar; Levar uma frigideira para aquecer em fogo alto. Assim que ela estiver bem quente, regar com o óleo, adicionar a carne e fritá-la dos dois lados; Então, adicionar o gengibre e o alho e refogar ao longo de um minuto. Acrescentar o brócolis e refogar durante mais alguns minutos.

Misturar o açúcar, a água e o molho de soja e adicionar na panela da carne com o brócolis. Deixar o molho reduzir em fogo médio até encorpar e engrossar. Desligar o fogo, juntar o gergelim e servir.

Referências Adicionais:

Você já imaginava que a alcatra é carne magra ou a evitava por pensar que atrapalha a dieta? Conhece outra receita com esse corte? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.