Ads Top

Cardápio Para Dieta de 4000 Calorias Por Dia

Dieta de 4000 calorias

Uma dieta de 4000 calorias por dia precisa ser limitada a pessoas altamente ativas ou pacientes afetados por algum problema de saúde, para o qual o médico recomenda essa elevada ingestão calórica como parte do tratamento. Veja a seguir algumas ideias de cardápio para dieta de 4000 calorias por dia para ajudar a melhor organizar sua rotina, se for seu caso.

Mesmo para essas pessoas pode ser um pouco difícil atingir esses valores, especialmente de maneira saudável, sem se entupir de guloseimas, besteiras e fast-food – afinal, é calorias demais!

No entanto, ter refeições planejadas e cardápios prontos que totalizem as 4000 calorias diárias para todos os dias da semana pode ajudar.

Da mesma forma, se a sua ingestão calórica precisa ser menor que isso, você pode conhecer essas opções de cardápio para dieta de 1800 calorias por dia, por exemplo. Vale a pena conhecer também algumas dicas interessantes para quem precisa engordar com saúde.

Opções de cardápio para uma dieta de 4000 calorias por dia

Vamos conhecer algumas sugestões de cardápio que podem ser utilizadas dentro de uma dieta de 4000 calorias por dia.

Porém, antes de chegarmos a elas, precisamos ressaltar que essas opções servem somente como exemplo de como um cardápio para esse tipo de regime pode se parecer.

Se você recebeu a recomendação de consumir 4000 calorias por dia, é essencial que você tenha o acompanhamento do nutricionista e/ou do médico (de ambos principalmente nos casos em que a dieta for indicada por conta de algum problema de saúde) para decidir qual cardápio é o mais adequado para o seu caso.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir a opinião e as orientações de um profissional como o nutricionista e o médico.

Ao escolher um dos cardápios abaixo por conta própria, sem conversar com o nutricionista e/ou com o médico, você não tem garantia alguma de que estará fornecendo ao seu organismo os nutrientes que ele precisa receber nas quantidades apropriadas ou que as combinações apresentadas não farão você passar mal.

Até porque a composição ideal dos cardápios para uma dieta de 4000 calorias por dia pode variar bastante conforme os objetivos do programa alimentar, os motivos pelos quais ele foi indicado, as necessidades nutricionais e as preferências de cada pessoa.

Por exemplo, a composição nutricional ideal para uma pessoa extremamente ativa com certeza será diferente da composição nutricional ideal para alguém que precisa consumir 4000 calorias diariamente por conta de um problema de saúde, não é verdade?

Agora que os devidos alertas já são de seu conhecimento, vamos finalmente conhecer algumas opções de cardápios para uma dieta de 4000 calorias por dia:

Cardápio 1

  • Café da manhã: 1 xícara de granola integral, 150 g de de queijo cottage, 1 xícara de morangos cortados pela metade, 1 xícara de framboesas e 200 ml de suco de laranja. Total: 725 calorias.
  • Lanche da manhã: 100 g de aveia em flocos, 4 colheres de sopa de pasta de amendoim integral e 30 g de amêndoas naturais. Total: 880,6 calorias.
  • Almoço: 3 colheres de sopa de arroz integral, 120 g de peito de frango assado, 100 g de couve manteiga refogada, 200 ml de suco de melancia e 1 abacate e 25 g (1/4 de tablete) de chocolate amargo 70%. Total: 907 calorias.
  • Lanche da tarde: 1 pão francês integral com 2 colheres de sopa de requeijão cremoso, 1 maçã grande e 200 ml de leite integral. Total: 508 calorias.
  • Jantar: 100 g de costela bovina assada, 1 batata doce grande com casca cozida, 1 concha de feijão carioca cozido, 2 tomates grandes fatiados, 1 xícara de couve-flor cozida e 1 colher de sopa de azeite de oliva e 200 ml de suco integral de uva. Total: 962 calorias.

Cardápio 2

  • Café da manhã: omelete de três ovos grandes com ½ xícara de cenoura ralada e 1 colher de sopa de azeite de oliva, 2 torradas integrais com 2 colheres de sopa de margarina, ½ mamão grande com 1 ½ colheres de sopa de mel orgânico e 2 colheres de sopa de sementes de linhaça marrom e 200 ml de suco de abacaxi com hortelã. Total: 806,5 calorias.
  • Lanche da manhã: 1 copinho de iogurte natural integral com 1 pera grande fatiada e 30 g de castanhas-de-caju torradas com mel e 30 g de nozes sem casca. Total: 604,2 calorias.
  • Almoço: 1 ½ xícaras de macarrão integral cozido com 2 colheres de sopa de molho de tomate caseiro e 100 g de carne moída refogada, 1 xícara de brócolis cozido, 1 espiga grande de milho, 100 g de repolho refogado, 200 ml de limonada e 1 xícara de melancia cortada em cubos. Total: 860 calorias.
  • Lanche da tarde: 2 fatias de pão integral castanha-do-pará e quinoa com 1 colher de sopa de maionese, 1 colher de sopa de ketchup, três colheres de sopa de atum ralado ao natural, duas fatias de queijo prato, duas fatias grandes de cebola e duas fatias grossas de tomate e 1 xícara de uvas itália. Total: 678 calorias.
  • Jantar: 1 xícara de grão-de-bico cozido, 150 g de salmão grelhado, 1 batata inglesa grande cozida, 1 xícara de abobrinha refogada e 200 ml de suco de goiaba. Total: 1.134,5 calorias.

Cardápio 3

  • Café da manhã: 1 manga palmer picadinha com 2 colheres de sopa de pasta de amendoim com cacau e mel e 1 colher de sopa de quinoa em flocos, 1 pão francês com 2 fatias ou 60 g de ricota fresca e 200 ml de leite integral com 50 ml de café sem açúcar. Total: 717 calorias.
  • Lanche da manhã: 1 colher de sopa de farinha de aveia, 200 g de abacaxi em fatias, 2 colheres de sopa de sementes de abóbora torradas e 1 potinho de 100 g de iogurte grego tradicional. Total: 415 calorias.
  • Almoço: 1 xícara de lentilhas cozidas, 150 g de pernil assado, 1 xícara de cogumelos cozidos sem gordura, 4 colheres de sopa de arroz integral cozido, 1 xícara de aspargos cozidos, 1 xícara de abóbora cozida em purê e 200 ml de suco de laranja. Total: 1097,5 calorias.
  • Lanche da tarde: 2 xícaras de melão em cubos, 10 unidades ou 50 g de ameixas secas sem caroço, 2 colheres de sopa de aveia em flocos, 1 colher de sopa de levedo de cerveja e 200 ml de leite de amêndoas. Total: 427 calorias.
  • Jantar: 120 g de sardinhas em óleo (drenadas), 1 ovo grande cozido, 1 concha de feijão preto cozido, 2 colheres de sopa de arroz branco cozido, 2 xícaras de berinjela cozida em cubos, 1 xícara de beterraba cozida fatiada, 1 pepino grande descascado fatiado, 100 g de mandioca cozida e 200 ml de suco de maçã integral. Total: 951 calorias.
  • Lanche da noite: 1 maçã grande picadinha, 1 banana grande picadinha e 1 xícara de morangos fatiados com 2 colheres de sopa de pasta de amendoim com mel. Total: 440 calorias.

Atenção

O cálculo de calorias de cada refeição foi feito com base nos dados dos portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de uma série de alimentos.

No entanto, não submetemos os alimentos mencionados a análises para checar esses valores. Ou seja, as quantidades apresentadas funcionam somente como uma estimativa.

Até porque cada marca de produto ou ingrediente pode apresentar uma quantidade diferente de calorias.

Você necessita fazer uma dieta de 4000 calorias por dia por algum motivo específico? Conhece alguém que já faz? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.