Ads Top

Como Congelar Brócolis?

Brócolis congelado

Que tal aprender como congelar brócolis, para que você possa de uma só vez preparar as refeições de toda a sua semana, por exemplo, de forma mais prática e que não fuja da sua dieta saudável?

O brócolis é um vegetal muito consumido no Brasil, e de acordo com algumas pesquisas, o consumo médio per capita por ano deste vegetal é de 1,04 quilos no país. O Brasil lidera o ranking da América do Sul como o maior produtor com 48% da produção total, produzindo mais de 290 mil toneladas por ano.

Com a correria do dia a dia, nem sempre as pessoas têm tempo de ir ao mercado ou a feira para comprar vegetais frescos, por isso, às vezes elas compram os vegetais para toda a semana (ou até mesmo mais tempo) em um único dia.

É por isso que saber como congelar o brócolis adequadamente é a maneira ideal para poder apreciar quando quiser tanto o seu sabor como todos os benefícios do brócolis advindos de seus nutrientes e fibras. Aproveite para conhecer também algumas receitas com brócolis light.

Se refrigerado quando fresco e de maneira adequada, o brócolis pode durar até duas semanas, mas às vezes é necessário congelá-lo para que ele não apodreça e possa ser consumido depois.

Felizmente, esse vegetal congela bem, e se você seguir qualquer um dos dois métodos de branqueamento de antemão, ficará com coroas vibrantes prontas para cozinhar e perfeitas para uma semana corrida.

Embora seja mais fácil simplesmente colocar o vegetal em um pote ou saco e colocar no freezer, saber corretamente como congelar brócolis e fazer o branqueamento antes de congelar melhora a aparência e o torna mais nutritivo na hora de descongelar.

Ao cozinhar rapidamente este vegetal em água fervente, que é o chamado branqueamento, não ocorrem as ações enzimáticas que causariam a perda de sabor, cor e texturas. O branqueamento também ressalta a cor do vegetal e retarda a lixiviação de vitaminas.

Veja agora como congelar o brócolis

1. Preparando o brócolis

Antes que você faça o branqueamento, é importante seguir alguns passos.

Para preparar o brócolis, corte e descasque os talos duros e amadeirados. Você pode usar um descascador de legumes para remover a pele externa dos caules ou uma faca. Em seguida, corte os fundos.

Deixe esse vegetal em água fria e salgada por cerca de 30 minutos, pois isso irá remover todos os insetos que possam estar presentes. Remova toda a sujeira e lave bem com água fria e corte os caules ou pedaços uniformes para que este vegetal cozinhe de maneira uniforme.

Encha uma pia limpa ou um recipiente grande com água e gelo. A água gelada será usada para resfriar rapidamente este vegetal após o seu branqueamento.

2. Escaldar em água fervente

Existem duas maneiras de branquear os legumes, e uma delas é ferver e cozinhar. Se você optar por ferver, precisará de uma panela grande e funda de água para uma fervura completa.

Faça esse procedimento com cerca de 1 quilo de brócolis por vez.

Mergulhe o vegetal em água fervente e deixe por cerca de 3 minutos. Assim que a água começar a ferver após ter inserido o brócolis, comece a cronometrar.

3. Branqueamento com vapor

Se você preferir fazer a técnica de branqueamento a vapor, irá precisar de uma panela e algo como por exemplo um escorredor de macarrão ou uma peneira (não de plástico) que se encaixe confortavelmente na panela, ou uma panela específica para isso.

Coloque cerca de 2 a 3 centímetros de água em uma panela grande, pesada e profunda (caso não tenha a específica) e deixe ferver em fogo alto.

Usando cerca de 1 quilo de brócolis por vez, coloque os pedaços de brócolis na peneira ou escorredor, cubra a panela e comece a cronometrar. Deixe por cerca de 5 minutos.

Aproveite para aprender também receita de como cozinhar brócolis no vapor.

4. Banho de gelo e congelamento

Uma vez que o brócolis tenha passado por todo o processo de branqueamento, mergulhe-o imediatamente na água gelada espalhando todos os pedaços para esfriar, e em seguida retire-o e retire a água do vegetal.

5. Congelando o brócolis

Coloque em frascos de boca larga ou recipientes para congelar alimentos deixando cerca de 2,5 cm de espaço livre. Você também pode armazená-los nos sacos para alimentos e não é necessário que haja espaço livre.

Antes de colocá-lo no freezer, coloque uma etiqueta com o nome e data.

Como cozinhar o brócolis congelado

É muito fácil preparar o brócolis congelado quando ele passou pelo processo de branqueamento porque ele foi pré-cozido.

Tudo o que você precisa fazer é colocá-lo em uma panela com cerca de 3 centímetros de água, cobrir e ferver brevemente até que ele fique macio.

Você também pode refogá-lo rapidamente, apenas até que ele fique macio em um pouco de manteiga ou azeite.

Siga essas dicas de como congelar o brócolis e verá como os seus alimentos irão durar mais e mesmo assim manter uma aparência bonita, com uma cor viva e um sabor delicioso. Aproveite!

Vídeos:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já sabia como congelar brócolis ou pegou dicas imperdível agora? Pretende fazer agora e aproveitar no seu dia a dia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.