Como Prevenir o Câncer de Próstata
Alguns cuidados relativamente simples com a saúde podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Vamos mostrar quais são esses cuidados e dar muitas dicas de como prevenir o câncer de próstata e, de quebra, fortalecer a saúde.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.
Embora a maioria dos casos não seja fatal, a condição pode gerar dificuldades no dia a dia e afetar a qualidade de vida dos homens. Por isso, é muito importante saber desde cedo como prevenir o câncer de próstata.
Aproveite para conhecer quais são os alimentos bons para próstata, que já podem ajudar nesse processo de prevenção, e quais são os sintomas, causas e tratamento para próstata inchada.
Câncer de Próstata
A próstata é um órgão masculino localizado logo abaixo da bexiga que produz o sêmen e que é muito importante para as funções reprodutivas. O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens e, no Brasil, são mais de 2 milhões de casos da doença por ano.
O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com o passar dos anos e é por isso que a partir dos 40 anos é tão importante consultar um médico anualmente para identificar qualquer problema no órgão.
A menos que algum sintoma – como dificuldade de micção ou inchaço na próstata – seja observado, antes dos 40 anos de idade não é preciso ir ao urologista com tanta frequência, já que é muito raro os homens desenvolverem câncer de próstata antes de atingir essa idade.
Fatores de risco
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença aos quais todo homem deve estar atento são os seguintes:
- Idade: estatisticamente falando, cerca de 60% dos diagnósticos de câncer de próstata são feitos em homens com 65 anos de idade ou mais;
- Dieta: seguir uma dieta rica em gordura e pobre em nutrientes pode aumentar o risco de câncer de próstata;
- Meio ambiente: o ambiente também pode interferir no desenvolvimento de doenças. No caso do câncer de próstata, é possível que a exposição a produtos químicos nocivos à saúde possa aumentar o risco.
- Genética: fatores genéticos podem influenciar no surgimento de um câncer de próstata. Homens afroamericanos, por exemplo, têm um risco maior de desenvolver esse tipo de câncer do que homens de outras etnias.
- Histórico familiar: no caso de um parente próximo como um pai ou um irmão já ter apresentado a doença, o risco de o indivíduo também desenvolver câncer de próstata é 2 vezes maior do que daquela pessoa que não tem nenhum caso de câncer de próstata na família.
É possível prevenir o câncer de próstata?
Não existe nenhuma garantia de que as medidas preventivas são capazes de evitar o câncer de próstata, mas é possível diminuir bastante o risco da doença.
Segundo a American Cancer Society, as melhores formas de prevenção são adotar uma boa dieta e praticar exercícios físicos.
Logo abaixo, fizemos uma lista de várias dicas que podem auxiliar quem busca como prevenir o câncer de próstata e ainda melhorar a saúde de uma forma geral.
Dicas de como prevenir o câncer de próstata
De uma forma geral, os especialistas recomendam que os homens preservem a saúde como um todo. A maioria das dicas de prevenção tem a ver com bons hábitos alimentares, mas há também outros modos de diminuir o risco de desenvolver a doença, como:
1. Limitar a ingestão de gorduras
Algumas evidências científicas mostram que uma dieta equilibrada com baixa ingestão de gordura pode reduzir o risco de câncer de próstata.
Uma pesquisa de 2014 indexada no periódico Nutrients mostra que pode existir uma relação entre o consumo de gordura animal e um aumento do risco de câncer de próstata.
Estudos mostraram que homens que consumiram alta quantidade de gordura apresentaram um risco mais alto de ter câncer de próstata. Isso não quer dizer que o excesso de gordura é o responsável pelo surgimento do câncer de próstata, mas evitar o exagero é bom para prevenir o problema e também para evitar outras doenças como a obesidade e as doenças cardíacas.
2. Optar por gorduras saudáveis como o ômega 3
Apesar de ser importante limitar o consumo de gorduras, é essencial a ingestão de gorduras saudáveis como os ácidos graxos do tipo ômega 3, que são indispensáveis para a manutenção das funções cerebrais, por exemplo.
Há uma controvérsia em relação ao ômega 3 e a incidência de câncer de próstata. De acordo com um estudo de 2013 publicado no Journal of the National Cancer Institute, homens com altos níveis de ácidos graxos do tipo ômega 3 no sangue têm uma maior chance de desenvolver câncer de próstata.
Porém, pesquisas mais recentes – como a publicada em 2015 no Journal of the Advanced Practitioner in Oncology – mostram que os métodos usados na pesquisa anterior não foram adequados e que não há uma ligação direta entre o aumento do consumo de ômega 3 e o aumento dos casos de câncer de próstata. Uma outra pesquisa de 2017 publicada no periódico Integrative Cancer Therapies sugere que o ômega 3 pode diminuir o risco de câncer de próstata.
Porém, alguns especialistas não acreditam que esse ácido graxo seja realmente capaz de combater o câncer. Ainda assim, os benefícios do ômega 3 para a saúde são inúmeros e vale a pena a tentativa.
3. Parar de fumar
Homens já diagnosticados com câncer de próstata que fumam são mais propensos a ter a doença novamente. Além disso, os fumantes têm um risco mais alto de morrer por causa da doença.
4. Incluir mais frutas e vegetais na dieta
Os nutrientes como as vitaminas e os minerais presentes nas frutas e vegetais ajudam a diminuir o risco de câncer de próstata. Além disso, muitos desses alimentos apresentam propriedades antioxidantes que ajudam a evitar vários tipos de câncer e de outras doenças crônicas.
Os tomates, por exemplo, podem ter um papel na redução do risco de vários tipos de câncer. Em 2010, uma pesquisa publicada no periódico científico Annual Review of Food Science and Technology mostra que o licopeno presente no tomate pode diminuir o risco de câncer de pulmão, de estômago e de próstata.
Uma boa dica mencionada em um artigo científico publicado em 2018 no Journal of Functional Foods é: quanto mais maduro o tomate, melhor. Isso porque o licopeno é uma substância que se acumula nas frutas durante o amadurecimento, o que significa que os tomates mais vermelhos são mais ricos em licopeno. Outras frutas que são boas fontes de licopeno são a melancia e o damasco.
Além disso, uma pesquisa de 2018 publicada na revista Prostate Cancer and Prostatic Diseases sugere que o aumento no consumo de tomate foi capaz de causar uma redução no risco de câncer de próstata. Ainda assim, os próprios cientistas afirmam que mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar esse entre os métodos de como prevenir o câncer de próstata.
5. Ingerir soja
A soja e seus derivados apresentam altas concentrações de isoflavonas, que são compostos que apresentam propriedades anti-inflamatórias e que – de acordo com um estudo publicado no Chinese Medical Journal em 2016 – podem proteger o organismo contra o câncer de próstata e beneficiar a saúde em geral.
Alguns derivados de soja bem conhecidos são o leite de soja, o tofu e o missô. Outros alimentos que também são ricos em isoflavonas são o feijão, o amendoim, a lentilha, o grão de bico e a alfafa.
6. Ejacular com frequência
Pode parecer estranho, mas estudos estatísticos mostram que homens que ejaculam mais vezes têm um menor risco de desenvolver câncer de próstata. Não se sabe ao certo por que isso acontece, mas a hipótese é que a ejaculação pode ajudar a eliminar substâncias que podem ser irritantes para a próstata.
7. Evitar certos alimentos e nutrientes
Estudos sugerem que o consumo de açúcar e carboidratos em excesso pode aumentar o risco de câncer de próstata.
Segundo o National Center Institute dos Estados Unidos, a carne cozida em altas temperaturas pode formar substâncias químicas que alteram o DNA e que, assim, aumentam o risco de um câncer. Dessa forma, o órgão não recomenda a ingestão de carnes cozidas em temperaturas muito altas.
Os óleos vegetais ricos em ômega 6 devem ser evitados por quem busca como prevenir o câncer de próstata pois eles parecem promover o crescimento de células cancerosas na próstata.
Por fim, apesar de ser estranho limitar o consumo de um nutriente, alguns estudos indicam que o uso de suplementos de selênio e de vitamina E podem aumentar o risco de câncer de próstata em alguns homens. Além disso, a American Cancer Society atestou que baixos níveis de folato no sangue podem ter relação com um aumento no risco de câncer.
O fato é que – segundo estudo de 2009 publicado no Journal of the National Cancer Institute – o uso de suplementos de ácido fólico também pode aumentar o risco da doença. Assim, o órgão americano recomenda que, em casos de deficiência em folato, o melhor para homens em risco é aumentar a ingestão de folato por meio do consumo de alimentos como verduras, cereais integrais e feijões.
8. Exercitar-se com frequência
Além do fato de a obesidade estar ligada a um aumento do risco de câncer de próstata, as pesquisas têm mostrado que praticar exercícios físicos pode reduzir o risco de desenvolver o câncer.
Além disso, os exercícios podem trazer outros benefícios para a saúde como promover a perda de peso e diminuir o risco de doenças cardíacas.
9. Tomar chá verde
Conforme dados publicados em 2008 no American Journal of Epidemiology, homens que tomam chá verde ou suplementos de extrato do chá têm um risco menor de ter câncer de próstata. O mesmo foi observado em um estudo de revisão publicado em 2011 no periódico Phytomedicine. Nesse estudo, foi constatada uma ligação entre os princípios ativos do chá verde e um menor risco de câncer de próstata.
Entretanto, ensaios clínicos em seres humanos ainda são necessários para comprovar esse benefício.
10. Beber café moderadamente
Um estudo de revisão publicado no periódico Scientific Reports da Nature avaliou os efeitos do consumo de café em relação ao risco de câncer. Os pesquisadores concluíram que as propriedades antioxidantes do café podem diminuir as chances de um homem desenvolver câncer de próstata.
Segundo estudo publicado em 2014 na revista Cancer Causes & Control, o consumo de 4 a 5 xícaras de café diariamente pode diminuir o risco de casos graves de câncer de próstata. Além disso, outro estudo do mesmo ano publicado no Annals of Oncology atesta que a cada 3 xícaras de café ingeridas, o risco de câncer de próstata fatal é reduzido em até 11%.
Como altas doses de cafeína podem causar problemas de saúde, é sensato não ultrapassar a dose diária de 400 miligramas de cafeína por dia – o equivalente a cerca de 4 xícaras de café.
11. Manter um peso saudável
Homens considerados obesos apresentam um risco maior de desenvolver câncer de próstata em relação àqueles que têm um peso adequado à altura e idade.
Uma pessoa é considerada obesa quando o índice de massa corporal (IMC) é igual ou maior do que 30. Se você se encontra nessa situação, é importante praticar exercícios físicos e melhorar a dieta para perder o peso em excesso.
12. Usar medicamentos
O uso de medicamentos como a aspirina, a finasterida e a dutasterida podem ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata, mas até o momento não há estudos científicos que comprovem esse fato e nunca nenhum tipo de remédio deve ser usado sem consentimento ou indicação de um médico.
13. Visitar um urologista regularmente
É importante visitar um médico regularmente para a realização de exames periódicos para identificar qualquer alteração na próstata. Essa visita regular ao médico é necessária principalmente se o indivíduo apresentar fatores de risco ou sintomas como dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen e desconforto na região pélvica.
Todos esses sinais podem indicar um problema ou nódulo na próstata que merece ser avaliado e, se necessário, tratado.
Referências Adicionais:
- https://www.cancer.gov/types/prostate/patient/prostate-prevention-pdq
- https://www.cancer.net/cancer-types/prostate-cancer/risk-factors-and-prevention
- https://prostatecanceruk.org/prostate-information/are-you-at-risk/can-i-reduce-my-risk
- https://www.nhs.uk/news/cancer/frequent-ejaculation-may-decrease-prostate-cancer-risk/
- https://www.health.harvard.edu/blog/does-frequent-ejaculation-help-ward-off-prostate-cancer-20090929112
- https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/early-detection/prevention.html
- https://www.webmd.com/prostate-cancer/ejaculation-prostate-cancer-risk#1
- https://www.webmd.com/prostate-cancer/guide/understanding-prostate-cancer-prevention#1
- https://www.pcf.org/patient-resources/family-cancer-risk/prostate-cancer-prevention/
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/prostate-cancer/in-depth/prostate-cancer-prevention/art-20045641
Nenhum comentário: