Ads Top

Quem Tem Pressão Alta Pode Tomar Chá Verde?

Chá verde

Sabemos que existem inúmeros do chá verde para a saúde e boa forma, mas seus efeitos podem preocupar pessoas que sofrem com determinadas condições. Veja a seguir se quem tem pressão alta pode tomar chá verde ou não.

O chá verde, que é feito a partir da planta Camellia sinensis, é conhecido por ser dono de um alto teor de antioxidantes – os chamados antioxidantes flavonoides correspondem a aproximadamente 30% do peso seco das folhas do chá verde.

Entretanto, quem sofre com algum problema de saúde como a hipertensão pode ficar na dúvida antes de decidir experimentar a bebida e se questionar se ela não pode prejudicar o seu quadro ou tratamento.

Antes de tudo, vale a pena conferir os benefícios do chá verde comprovados cientificamente e os melhores tipos de chá para pressão alta, que podem ajudar no seu tratamento da hipertensão.

Será que quem tem pressão alta pode tomar chá verde?

A cafeína encontrada na composição do chá verde pode aumentar a pressão arterial em pessoas que já sofrem com a pressão arterial elevada.

Por outro lado, esse efeito parece não ser observado em pessoas que consomem o chá verde ou outros produtos que contêm a cafeína com regularidade. 

Conforme informou o Center for Science in the Public Interest (Centro de Ciência para o Interesse Público, tradução livre), organização não-governamental dos Estados Unidos, estima-se que uma porção de aproximadamente 235 ml contém entre 35 mg e 60 mg de cafeína.

O valor exato pode variar de marca para marca e depende do modo pelo qual a bebida é preparada. Esse teor de cafeína atribuído ao chá verde representa somente uma fração da quantia da substância que está presente no café.

Segundo encontramos, o teor de cafeína da bebida pode provocar uma elevação temporária da pressão arterial, em decorrência do rápido ritmo em que o corpo absorve a substância.

Por outro lado, é improvável que uma ingestão moderada do chá verde provoque uma elevação expressiva na pressão arterial. Para quem se preocupa com a sua ingestão geral de cafeína e a pressão arterial, é importante consumir a bebida somente moderadamente.

Entretanto, atenção: se você já foi diagnosticado com a hipertensão, consulte o seu médico para saber se quem tem pressão alta pode tomar chá verde realmente, ainda que moderadamente, e qual o limite diário da bebida que você pode consumi-lo, de modo a não agravar o seu quadro.

Lembre-se de que este artigo é unicamente informativo e jamais pode substituir a opinião ou as orientações médicas profissionais para qualquer tipo de tratamento.

A interação com medicamentos

Quando procuramos entender se quem tem pressão alta pode tomar chá verde, também precisamos saber se a bebida não pode interagir com algum medicamento que pode ser utilizado no tratamento da condição.

Um estudo indicou que a ingestão de chá verde pode diminuir os efeitos do medicamento Corgard (Nadolol), destinado ao tratamento da pressão alta.

Pesquisadores de universidades do Japão, Itália e Alemanha deram a 10 voluntários, ao longo de 14 dias, uma dose única de 30 mg do remédio depois que eles tinham tomado água ou três xícaras de chá verde.

Quando os cientistas testaram os níveis de Nadolol no sangue dos participantes, descobriram que essas taxas eram 76% mais baixas no grupo de voluntários que tinha ingerido o chá verde, em comparação àqueles que tinham consumido a água.

Se você tem a condição e toma algum tipo de medicamento para pressão alta, consulte o seu médico para saber se não faz mal tomar o chá verde durante o período em que utiliza o remédio em questão.

Outros cuidados com o chá verde

Além de saber se quem tem pressão alta pode tomar chá verde, vale a pena conhecer outros cuidados associados ao consumo da bebida, não é mesmo?

Por exemplo, o chá verde pode prejudicar quem toma medicamentos anticoagulantes/afinadores do sangue. Quem faz uso de quaisquer remédios, suplementos ou plantas medicinais precisa consultar ao médico para saber se não faz mal utilizar o chá verde ao mesmo tempo em que a substância em questão, usada em seu tratamento.

Além disso, vale ressaltar que o chá verde não deve ser ingerido por quem sofre com distúrbios hemorrágicos.

Os efeitos colaterais que o consumo excessivo de chá verde, na forma líquida ou na forma de extrato, pode provocar são: prisão de ventre, náusea, sensação de inquietação e, em alguns casos, uma reação alérgica, que pode incluir dificuldade para respirar, urticária, aperto no peito, inchaço no rosto, batimento cardíaco rápido e mudanças de humor ou estados mentais inconstantes.

O chá verde pode piorar ou afetar condições como anemia, ansiedade, diabetes, diarreia, glaucoma, síndrome do intestino irritável, doença hepática e osteoporose. Converse com o seu médico a respeito do uso da bebida caso tenha qualquer uma dessas doenças.

Controlar a quantidade de chá verde que se consome também é necessário porque ele é uma grande fonte de oxalatos, que podem provocar cálculos renais.

Mulheres que estejam grávidas ou amamentando não devem consumir uma quantidade excessiva de chá verde, não devendo ultrapassar a dose de mais de duas xícaras do chá diariamente.

Especialistas recomendam ainda que pessoas com idade inferior aos 18 anos não tomem o extrato de chá verde.

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que quem tem pressão alta pode tomar chá verde? Já foi diagnosticado com essa condição? O que seu médico informou? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.