Ads Top

Remédio para Crescer Cabelo – 8 Mais Usados

Muitas mulheres tem a sensação de que seus cabelos não crescem, não importando o que elas façam. Mas os problemas com o crescimento do cabelo não preocupam apenas as mulheres. Homens também podem sofrer com fios fracos e queda de cabelo. Você descobrirá a seguir qual o remédio para crescer cabelo mais usado e quais são os mais eficazes.

Há muitos produtos no mercado que prometem que os cabelos vão crescer mais rápido e mais saudáveis após a sua aplicação.

Nesse artigo, você encontrará uma lista com os remédios para crescer cabelo mais usados e saberá se eles realmente são eficazes. Os ingredientes naturais que podem nutrir o couro cabeludo e promover o crescimento dos fios também serão citados para que você nunca mais erre na escolha de produtos para preservar a nutrição e beleza dos seus cabelos.

Por Que o Cabelo Para de Crescer?

O crescimento do cabelo pode ser afetado por diversos fatores. Conforme as pessoas ficam mais velhas, o ritmo de crescimento do cabelo pode não ser o mesmo que era antes. Também é comum notar que os fios ficam mais finos e quebradiços. Além disso, alguns folículos capilares podem parar de produzir novos fios, o que pode causar queda de cabelo.

O processo natural de envelhecimento é o responsável pelas mudanças no crescimento do cabelo e também pela descoloração dos fios.

Há ainda fatores genéticos que influenciam no padrão de crescimento dos cabelos e outros fatores que podem afetar o crescimento do cabelo, tais como:

  • Estresse;
  • Problemas na tireoide;
  • Alopecia;
  • Parto;
  • Deficiência nutricional.

Manter uma dieta saudável e nutritiva pode ajudar a evitar a perda de cabelo, desde que a causa do problema não seja uma doença ou a genética. Uma boa alimentação também é capaz de prevenir outros problemas como:

  • Caspas;
  • Fios quebradiços;
  • Frizz;
  • Ressecamento dos fios;
  • Opacidade.

Remédios para Crescer Cabelo Mais Usados

1. Viviscal

O Viviscal é um complexo capilar usado para promover o crescimento natural do cabelo em pessoas que sofrem com queda dos fios.

Ele é composto por um complexo que contém ingredientes como vitaminas e minerais como niacina, zinco e vitamina C.

Os resultados de um estudo clínico publicado em 2015 no periódico Dermatology Research and Practice mostraram que, após 3 meses de uso, a perda de cabelo em mulheres foi reduzida e o crescimento do cabelo foi estimulado.

Segundo o fabricante do Viviscal, o complexo ajuda a fortalecer as células e a estimular o crescimento de novas células capilares. O produto deve ser tomado na forma de cápsulas 2 vezes ao dia por ao menos 6 meses.

Também é possível encontrar o Viviscal na forma de produtos capilares como shampoos e condicionadores fortificantes.

2. Biotina

Essa vitamina solúvel em água é uma forma de vitamina B essencial para converter nutrientes em energia para o organismo. Assim, a biotina também pode atuar como um remédio que atua fornecendo a energia necessária para fortalecer o cabelo e estimular o seu crescimento.

Suplementos de biotina são facilmente encontrados na forma de cápsulas ou comprimidos e além de nutrir o cabelo, a biotina nutre as unhas e promove o crescimento delas.

3. Finasterida

Nos homens, o cabelo que não cresce mais ou que não para de cair pode ser influenciado por fatores genéticos, o que torna o problema mais difícil de resolver, mas não impossível.

Medicamentos prescritos podem ajudar em alguns desses casos. Exemplos incluem a Finasterida (Propecia). A Finasterida atua inibindo a conversão da testosterona em DHT (dihidrotestosterona), um hormônio que pode desencadear a perda de cabelo.

Porém, esses remédios só são usados para promover o crescimento de cabelo quando doenças como a alopecia são detectadas e quando há queda de cabelo massiva ou áreas de calvície.

Efeitos adversos como redução na libido e na função sexual são raros, mas podem acontecer, principalmente em doses altas.

4. Minoxidil

O Minoxidil (Rogaine) é outro remédio para crescer cabelo. O medicamento precisa ser usado por alguns meses até que os resultados possam ser observados.

Porém, alguns estudos afirmam que o Minoxidil tem ação temporária e que a queda de cabelo volta a ocorrer.

Alguns efeitos colaterais que podem ser observados são surgimento de pelos em locais indesejados como no rosto e nas mãos, aumento da frequência cardíaca e irritação no couro cabeludo.

5. Nutrafol

O nutrafol é um suplemento que combina nutrientes como biotina, vitamina E, curcumina, queratina, resveratrol e ashwagandha.

Todos esses ingredientes trabalham juntos para nutrir o couro cabeludo e para reestabelecer o equilíbrio hormonal, evitando a queda de cabelo e promovendo o crescimento dos fios.

6. Cortisona

A cortisona é um corticosteroide que pode promover o crescimento do cabelo. Injeções de cortisona aplicadas diretamente no couro cabeludo são mais eficazes, mas o medicamento também pode ser encontrado na forma de comprimidos de uso oral ou de pomadas para uso tópico.

7. Nioxin

Trata-se de um complexo de vitaminas e minerais que promove o crescimento do cabelo. Ele pode ser encontrado na forma de shampoos, condicionadores e loções.

Entretanto, o crescimento do cabelo só ocorre onde já existe cabelo e não é eficaz para tratar problemas de calvície, por exemplo.

8. Difenilciclopropenona

A difenilciclopropenona é um remédio encontrado na forma líquida. Ele deve ser aplicado como se fosse uma tinta diretamente no couro cabeludo.

A aplicação uma vez por semana garante fortalecer as raízes e estimular o crescimento do cabelo.

Opções Caseiras para o Cabelo Crescer

Muitos fatores podem influenciar no crescimento do cabelo e não há uma solução mágica para crescer cabelo rápido. Ainda assim, uma boa alimentação tem um papel muito importante na saúde e no crescimento dos fios.

Algumas dicas de remédio caseiro para crescer cabelo e de alguns alimentos que podem promover o crescimento do cabelo são discutidos logo a seguir.

– Medicamentos homeopáticos

Exemplos incluem a Silicea e o Kalium carbonicum. A Silicea é um remédio homeopático que promete nutrir os folículos capilares e estimular o crescimento capilar. Já o Kalium carbonicum é composto por carbonato de cálcio e evita que os cabelos fiquem fracos. Porém, não existem provas científicas que eles funcionam para esse fim.

– Óleo essencial de alecrim

Conforme dados publicados em 2015 na revista científica SkinMed, o óleo essencial de alecrim estimula o crescimento de novos fios e pode ser útil no tratamento da alopecia androgenética.

Basta misturar algumas gotas do óleo em um óleo transportador como o óleo de coco e massagear o cabelo e o couro cabeludo antes do enxágue. Outra forma consiste em adicionar algumas gotas do óleo de alecrim ao shampoo ou ao condicionador.

– Suco de cebola

Em 2002, um estudo publicado no Journal of Dermatology mostrou que o suco de cebola pode ser um tratamento eficaz para a Alopecia areata, uma condição que causa a queda irregular de cabelo.

Além disso, o suco de cebola melhora a circulação sanguínea. Uma pesquisa publicada em 2015 no periódico científico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine conduzida em animais sugere que o suco de cebola melhora o fluxo sanguíneo e aumentar o fator de crescimento de queratina, promovendo o crescimento do cabelo.

Uma forma de testar isso é extrair o líquido de algumas cebolas e aplica-lo no cabelo e no couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 15 minutos e em seguida lave normalmente.

– Boas fontes de proteínas

Alimentos proteicos como ovos, peixes, nozes, sementes, leguminosas e carnes magras podem ajudar o cabelo a crescer. Isso porque os fios são compostos basicamente por proteínas e a falta delas no organismo pode prejudicar os cabelos.

Proteínas também são muito importantes para o fortalecimento e crescimento das unhas.

– Limão

O óleo de limão pode deixar o couro cabeludo saudável e estimular o crescimento do cabelo, segundo dados publicados em 2016 na revista Parasitology Research.

Na ausência do óleo de limão, o suco de limão fresco também parece funcionar. O recomendado é aplicar um pouco se suco de limão fresco no cabelo e massagear o couro cabeludo. Depois de agir por cerca de 15 minutos, lave o cabelo normalmente.

– Óleo de coco

Ácidos graxos presentes no óleo de coco são capazes de penetrar no interior dos fios e diminuir a perda de proteína do cabelo, evitando quedas. É o que afirma uma publicação de 2003 indexada no Journal of Cosmetic Science.

Se o seu cabelo for oleoso, o óleo de coco pode ser usado apenas por algumas horas para que os fios internalizem o ingrediente e depois o excesso pode ser removido com uma boa lavagem. Já cabelos secos podem receber o óleo de coco a qualquer momento.

Mais pesquisas precisam ser feitas sobre o poder do óleo de coco de fazer o cabelo crescer, mas ele é capaz de nutrir e visivelmente torna os cabelos mais brilhantes.

– Ferro

O ferro é um nutriente essencial para a nutrição dos cabelos e das unhas. Isso porque o ferro é fundamental para que o fluxo sanguíneo até o couro cabeludo seja suficiente para fornecer oxigênio e outros nutrientes vitais para o cabelo.

Alimentos que contém bastante ferro incluem feijão, lentilha, carne, espinafre e sementes de abóbora.

– Aloe vera

Faz bastante tempo que o Aloe vera – conhecido também como babosa – é usado para evitar a perda de cabelo além de acalmar o couro cabeludo e condicionar o cabelo.

Não é à toa que existem vários shampoos de babosa no mercado. O Aloe vera também ajuda a reduzir a caspa e a desobstruir folículos capilares tomados pela oleosidade em excesso.

– Ginseng

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food em 2015, o ginseng promove o crescimento do cabelo por meio do estímulo aos folículos capilares. Os compostos ativos do gingeng – chamados de ginsenosídeos – parecem ser os responsáveis por fazer o cabelo crescer.

– Óleo de peixe

Os ácidos graxos presentes no óleo de peixe – como o ômega 3, por exemplo – podem nutrir os cabelos com proteínas e outros nutrientes. Um estudo de 2015 publicado no Journal of Cosmetic Dermatology sobre perda de cabelo em mulheres mostrou que tomar ômega 3 em conjunto com compostos antioxidantes ajuda a melhorar a densidade e o diâmetro do cabelo.

Além de promover o funcionamento correto das células, o ômega 3 melhora a imunidade e a saúde em geral.

– Massagens no couro cabeludo

Uma pesquisa publicada em 2016 na revista Eplasty mostrou que massagear o couro cabeludo pode estimular o couro cabeludo, restaurar o crescimento do cabelo e melhorar a espessura dos fios.

Uma boa massagem também é capaz de aliviar o estresse, que pode ser um fator contribuinte para a perda de cabelo.

Outros remédios caseiros

Relatos sugerem que outros produtos como o extrato de alcaçuz, o chá de sálvia, vinagre de maçã, óleo de semente de abóbora, saw palmetto e óleo de mamona podem fazer com que o cabelo cresça.

Suplementos vitamínicos como colágeno, cisteína e vitamina A e complexos nutritivos como o Pantogar também podem ajudar a nutrir os cabelos.

É Realmente Possível Fazer o Cabelo Crescer?

De uma forma geral, uma alimentação nutritiva é a melhor forma de ter cabelos bonitos e saudáveis. A nutrição adequada permite que nutrientes cheguem até o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.

O tratamento médico só é indicado quando algum problema hormonal ou genético que causa a queda de cabelo for detectado. Tais medicamentos podem causar efeitos colaterais ruins e seu uso deve ser feito com supervisão médica e com muito cuidado.

Não é possível garantir que os medicamentos ou remédios caseiros mencionados aqui façam o seu cabelo crescer muito em pouco tempo. É preciso ter paciência já que o cabelo costuma crescer lentamente.

Caso o crescimento não esteja sendo satisfatório ou o seu cabelo esteja caindo, o ideal é procurar um médico para verificar se existe alguma deficiência nutricional ou outro problema de saúde causando a queda de cabelo – ou dificultando o crescimento dos fios – e descobrir qual tratamento deve ser seguido.

Referências Adicionais:

Você já conhecia o remédio caseiro para crescer cabelo? Pretende experimentar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.