Ads Top

Tutano de Boi Engorda? Faz Mal? O Que é?

Tutano de boi

Você irá entender a seguir se o consumo de tutano de boi engorda, além de aprender a preparar uma receita com esse ingrediente. Entretanto, antes de tudo, precisamos conhecer o que é o tutano de boi, não é mesmo?

Pois bem, o tutano é uma parte que fica na região da perna do boi e preenche as suas cavidades ósseas, ou seja, localiza-se dentro do osso do animal. Os tutanos dos animais são conhecidos por serem macios, gelatinosos, gordurosos e de sabor intenso, entretanto, o tutano bovino apresenta um gosto mais suave.

Você pode se interessar também em conferir se caldo de ossos faz bem e aprender a fazer uma receita, além de entender se caldo de mocotó engorda e faz mal.

Será que o tutano de boi engorda?

De acordo com o que encontramos, uma porção de apenas aproximadamente 100 g de tutano bovino contêm 394 calorias.

Um número expressivo, não é mesmo? Mas não é apenas o teor calórico do tutano que precisamos levar em consideração quando procuramos saber se o tutano de boi engorda.

O tutano raramente é comido sozinho. Em vez disso, ele é comumente servido como pasta com torrada ou acompanhamento de outros pratos como peixe assado. Isso significa que, quando você come uma porção de tutano bovino, você também está comendo outros alimentos como parte do prato e precisa contar essas calorias também.

Ou seja, ao ser utilizado em um prato, o tutano de boi adiciona uma quantidade expressiva de calorias à refeição. Portanto, quem não quer engordar precisa ser bastante sábio ao utilizar o tutano bovino, acrescentando porções bem pequenas do alimento aos seus pratos.

Uma alternativa para quem gosta do tutano de boi é reservá-lo como acompanhamento de pratos mais light e fit, colocando-o ao lado de vegetais pouco calóricos, por exemplo.

Tutano bovino é pobre em proteínas

Essenciais para o funcionamento do nosso organismo, as proteínas também são conhecidas por auxiliar em relação à saciedade, fator importantíssimo para quem não deseja ou não pode engordar.

A notícia ruim em relação ao tutano bovino é que ele não é considerado uma boa fonte de proteínas, ainda que seja um alimento de origem animal.

Para aumentar o teor de proteínas do tutano bovino, é necessário consumi-lo ao lado de fontes ricas no nutriente em um prato. Essa escolha exige bastante cuidado para não acabar selecionando um acompanhante que também seja rico em calorias como o tutano de boi, deixando o teor calórico do prato lá nas alturas. Para isso, aproveite essas dicas das melhores fontes de eproteínas magras.

Mas importante do que saber se o tutano de boi engorda

É ter em mente que não é um único alimento que determina como vai ser a silhueta de uma pessoa. São todos os alimentos que uma pessoa consome que têm grande poder de influenciar a sua forma física.

Por isso, para quem não deseja ou não pode engordar, além de consumir os pratos com tutano bovino com sabedoria e moderação, é fundamental seguir toda uma dieta controlada, saudável, nutritiva e equilibrada, preferencialmente contando com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Esse é o profissional qualificado para indicar uma dieta que auxilie a atingir os objetivos almejados de maneira saudável, fornecendo os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar corretamente. O nutricionista também é o mais indicado para ensinar como incluir o tutano bovino na dieta sem provocar ou favorecer a elevação do peso.

O tutano de boi faz mal?

Outro motivo para controlar a quantidade de tutano de boi que se consome é o fato dele ser rico em gorduras. De acordo com suas informações nutricionais, 95% das calorias do tutano bovino corresponde a gorduras e o ingrediente apresenta 87 g de gorduras em uma porção de 100 g.

Segundo especialistas, o consumo total de gorduras de uma pessoa não deve ultrapassar os 20% a 35% da sua ingestão calórica diária total.

Fazendo as contas, se 100 g de tutano bovino contêm 394 calorias e 95% dessas calorias correspondem a gorduras, 374,3 calorias do alimento equivalem a gorduras. Uma pessoa que segue uma dieta de 2 mil calorias diárias não pode consumir mais do que 400 a 700 calorias provenientes de gorduras diariamente, de acordo com os parâmetros apresentados.

Ou seja, mesmo não tendo gorduras saturadas ou trans, o tutano bovino tem chances de comprometer boa parte do limite máximo diário de ingestão de gordura, o que pode favorecer para que esse limite seja ultrapassado.

Como fazer – Receita de sopa fit de tutano de boi

Ingredientes:

  • 3 ou 4 ossos de boi com tutano;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 cebola;
  • 4 dentes de alho picados ou amassados;
  • 1 cenoura;
  • 2 talos de salsão;
  • Salsa a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Água.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar os ossos com tutano, cobrir com água, adicionar o vinagre de maçã e deixar a mistura descansar ao longo de uma hora; Levar a panela com os ossos com tutano, o vinagre a água ao fogo até ferver. Remover a espuma que irá se formar na superfície até o caldo ficar claro, o que deve demorar aproximadamente 20 a 30 minutos.

Diminuir a temperatura e adicionar os vegetais. Deixar o caldo cozinhar em fogo baixo ao longo de quatro até 48 horas. Parece muito tempo, porém, quanto maior for o período do cozimento, mais concentrado e rico em nutrientes o caldo vai ficar.

Passadas as horas de cozimento, desligar o fogo, coar o caldo para retirar as partes sólidas que sobraram e temperar a gosto com o sal, a salsa e a pimenta. Você pode tomar o caldo morno ou armazená-lo na geladeira, distribuindo-o em pequenas porções.

O caldo resultante deve ser armazenado em recipientes de vidro ou de plástico em pequenas porções, com cerca de uma concha cada. Ele poderá ficar na geladeira por cerca de cinco dias, e no congelador por até três meses.

Você já ouviu falar que tutano de boi engorda? Conhece alguma outra receita fit com o ingrediente? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.