Ads Top

3 Benefícios do Chá de Acerola – Para Que Serve e Como Fazer

Chá de acerola

A maioria das pessoa está acostumada a consumir a acerola na forma da fruta ou de um suco bem refrescante. Porém, você vai conferir a seguir quais são os benefícios do chá de acerola, aprender como fazer essa bebida e conhecer alguns cuidados de consumo.

Será que o chá promove os mesmos benefícios da acerola na forma de fruta? Não deixe de ler a lista a seguir para conferir!

Para que serve – 3 benefícios do chá de acerola

1. Efeito antioxidante

Uma das maneiras de preparar o chá de acerola envolve o uso das suas folhas, que foram apontadas pela pesquisa “Estudo do Efeito Antioxidante da Folha de Acerola (Malpighia glabra) na Estabilidade Termo Oxidativa do Biodiesel de Soja” como dotadas de atividade antioxidante.

O estudo é de autoria de cientistas da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e foi publicada na Brazilian Journal of Thermal Analysis (Revista Brasileira de Análise Térmica, tradução livre).

No entanto, antes de classificarmos este como um dos benefícios do chá de acerola, precisamos ressaltar que o estudo não avaliou a folha dentro da preparação de um chá. Se você procura melhor o valor antioxidante da sua dieta, não deixe de conhecer e consumir as frutas antioxidantes.

2. Vitamina C

Também é possível preparar o chá de acerola a partir da sua fruta. De acordo com informações da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde, a fruta da acerola é rica em vitamina C, podendo chegar a apresentar uma quantidade do nutriente 100 vezes maior do que a da laranja, 20 vezes maior que a presente na goiaba e 10 vezes maior que a encontrada na amora e no caju.

Classificada como um antioxidante, a vitamina C também é importante para o tecido conjuntivo e atua na formação de uma proteína empregada na construção da pele, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

O nutriente ainda promove a cicatrização, contribui com a absorção de ferro por parte do organismo e trabalha na reparação e na manutenção de ossos, dentes e cartilagens.

Entretanto, consumir o chá preparado com a fruta acerola pode não ser tão eficiente quando consumir a fruta fresca in natura em si porque parte da vitamina C é perdida quando o alimento é levado para um processo de cozimento na água. Como sabemos, no preparo de um chá, os ingredientes são colocados em contato com a água fervente.

A ebulição (fervura) reduz o teor de vitamina C mais do que qualquer outro método de cozimento. A vitamina C é sensível ao calor, e com isso ela pode lixiviar (sair) dos vegetais quando eles são imersos em água quente.

3. Perda de peso

Outros dos alegados benefícios do chá de acerola é que a bebida preparada à base das suas folhas poderia auxiliar a perda de peso. Entretanto, fique atento pois não há informações a respeito de pesquisas científicas ou falas de especialistas que confirmem essa afirmação.

Portanto, não dá para tomar o chá de acerola acreditando que vai perder magicamente os quilinhos em excesso. Até porque não existe uma bebida milagrosa que dê conta de fazer isso.

Para quem deseja e/ou necessita emagrecer, permanece o conselho de sempre: seguir uma alimentação saudável, controlada, nutritiva e equilibrada. Para as pessoas que apresentam dificuldades para manter-se nesse tipo de dieta, vale a pena procurar o auxílio de um nutricionista, que é o profissional qualificado para prescrever uma dieta que se encaixe na rotina e auxilie a atingir os objetivos em relação à forma física, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo necessita.

Quando falamos em perda de peso, algo que também contribui é a prática regular de atividade física, que maximiza a quantidade de calorias queimadas pelo corpo. Entretanto, o ideal é que os treinamentos sempre ocorram com o acompanhamento de um educador físico, para garantir que eles sejam eficientes e seguros.

Cuidados com o chá de acerola

Mesmo os produtos naturais como os chás preparados à base de frutas e folhas podem representar perigos para a saúde de algumas pessoas, fazer mal ou ser contraindicados para outras e interagir com medicamentos, suplementos ou plantas, especialmente quando usados de maneira inadequada ou em dosagens elevadas.

Por exemplo, o teor de vitamina C encontrado na composição da acerola pode aumentar os níveis de ácido úrico e piorar um quadro de gota.

Além disso, o consumo em quantidades elevadas da acerola também pode aumentar as chances de desenvolver cálculos renais (pedra nos rins), justamente devido à grande quantia de vitamina C que a fruta possui.

Portanto, antes de começar a tomar o chá da fruta ou da folha de acerola para qualquer finalidade, é necessário consultar o médico para saber se a bebida é realmente indicada para o seu caso e confirmar que ela não pode fazer mal.

É preciso aproveitar essa conversa com o médico para saber em que quantidade e frequência máxima diária o chá de acerola pode ser consumido e por quanto tempo no máximo a bebida pode ser usada.

Quem faz uso de algum medicamento, suplemento ou outra planta também deve questionar ao médico de não pode ser perigoso tomar o chá ao mesmo tempo em que utiliza a substância em questão.

Essa recomendação de consultar o médico antes de iniciar o uso do chá da fruta ou da folha de acerola serve para todas as pessoas, porém é especialmente importante para os casos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres grávidas, mulheres que amamentam e indivíduos que sofrem com algum tipo de doença ou condição específica de saúde.

Caso experimente algum efeito colateral em decorrência do uso do chá de acerola, procure o auxílio médico imeditamente, mesmo que não imagine se tratar de uma reação adversa tão grave assim. Isso é importante para verificar a real seriedade do sintoma, receber o tratamento que for necessário e saber se pode continuar ou não a fazer uso da bebida.

Como fazer – Receitas de chá de acerola

Aprenda abaixo como fazer as receitas para aproveitar os benefícios do chá de acerola já mencionados.

1. Receita de chá de acerola com a fruta

Ingredientes:

  • 1 ½ litros de água;
  • 150 gramas de acerola;
  • 1 maçã;
  • Cravo a gosto;
  • Canela a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem as frutas e picá-las; Levar a água ao fogo em uma panela para ferver juntamente das frutas picadinhas, do cravo e da canela; Tampar o chá e deixar descansar por alguns minutos. Após, servir-se imediatamente ou levar para a geladeira por alguns instantes para tomar a bebida gelada.

2. Chá de acerola com as folhas

Ingredientes:

  • 250 ml de água;
  • 2 a 3 folhas de acerola;
  • Canela a gosto;
  • Açúcar, mel ou adoçante (opcional).

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de acerola para eliminar qualquer inseto ou resíduo de substância perigosa que possa estar presente ali; Levar a água em uma panela ao fogo para ferver. Ao mesmo tempo, macerar as folhas de acerola com o auxílio de um pilão; Quando a água entrar em ebulição, ou seja, ferver, desligar o fogo e adicionar as folhas de acerola maceradas na água. Tampar a panela e deixar a descansar ao longo de 20 minutos; Passado esse tempo, coar e consumir o chá imediatamente, ainda morno.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do chá de acerola que listamos acima? Pretende experimentar essa bebida para aproveitá-los? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.