Ads Top

4 Benefícios da Farinha de Cevada – Para Que Serve, Como Fazer e Receitas

Farinha de cevada

A cevada é considerada um dos grãos mais antigos do mundo, tanto que foi um item básico na alimentação de camponeses durante os tempos medievais. Veja quais são os benefícios da farinha de cevada, como fazer e algumas receitas com o ingrediente.

Na atualidade, a cevada ainda está presente nas refeições de povos como os europeus, os africanos e os habitantes de nações do Oriente Médio. Uma das aplicações da cevada na culinária ocorre por meio da sua farinha, que pode ser utilizada no preparo de pães, bolos, panquecas, biscoitos e muffins.

Aproveite para conhecer em detalhes os benefícios da cevada para boa forma e saúde, entenda se a cevada engorda e confira também se a cevada tem glúten.

Para que serve – 4 benefícios associados à farinha de cevada

1. As propriedades da farinha de cevada

A farinha de cevada possui uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar apropriadamente como cálcio, fósforo, selênio, zinco, iodo, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina K.

2. Pode tornar as receitas mais saudáveis

A farinha de cevada serve como uma substituta nutritiva e funcional para a farinha de trigo refinada, um ingrediente que não é considerado benéfico para o organismo.

Utilizada no lugar da farinha de trigo, ela aumenta o valor nutricional das receitas. No final deste artigo você aprenderá como preparar duas receitas com farinha de cevada: um pão e um bolo de banana com nozes que podem ser deliciosos e funcionais para sua dieta.

3. Possível alternativa para quem sofre com intolerância ao trigo

Mesmo que a cevada faça parte da família do trigo e possa ser utilizada em praticamente todas as receitas que incluem a farinha de trigo, não é sempre que ela desperta sensibilidade em pessoas com intolerância ao trigo.

Se você é intolerante ao trigo, converse com o seu médico a respeito do uso da farinha de cevada em substituição à farinha de trigo.

4. Fonte de fibras

A farinha de cevada também é rica em fibras, um nutriente conhecido por contribuir com o bom funcionamento do organismo e por promover a sensação de saciedade no corpo.

Como fazer – Receitas com farinha de cevada

1. Receita de pão de cevada

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de fermento biológico fresco;
  • 2 xícaras de chá de água morna;
  • 4 ½ xícaras de chá (500 g) de farinha de cevada;
  • ¼ de xícara de chá de farinha de soja;
  • 2 colheres de chá de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de óleo de milho.

Modo de preparo:

Untar uma assadeira grande; Em uma tigela grande, adicionar o fermento com ½ xícara de água morna (e açúcar, caso o fermento seja seco). Deixar em um local aquecido durante aproximadamente 10 minutos; Colocar metade da farinha de cevada dentro de outra tigela amornada e acrescentar o resto da água morna, o sal e o óleo.

Bater muito bem, despejar o fermento e bater de novo. Após, adicionar a farinha de soja e farinha de cevada o suficiente para adquirir uma massa mole.

Amassar a mistura em cima de uma superfície enfarinhada até que ela fique macia. Colocar a massa de novo na tigela, cobrir com plástico-filme untado e deixar descansar ao longo de 20 minutos; Depois, amassar e moldar na forma de dois pães redondos. Levá-los à assadeira e cobrir com o plástico-filme untado. Deixar descansar até que dobrem de volume.

Então, levar ao forno para assar durante 50 a 60 minutos na temperatura de 180º C. Depois que retirar o pão do forno, deixar que ele esfrie em cima de uma grade. A farinha de soja pode ser substituída pela farinha de arroz.

2. Receita de bolo de banana e nozes com farinha de cevada

Ingredientes:

  • 125 ml de óleo de coco líquido;
  • 125 ml de mel;
  • 2 ovos;
  • 2 bananas maduras amassadas;
  • 60 ml de leite de avelã;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de café cheia de canela
  • 2 copos (cada copo deve ser de 250 ml) de farinha de cevada integral;
  • 150 g de nozes picadas;
  • Nozes cortadas pela metade para decorar o bolo.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno em 180º C. Untar uma forma de bolo inglês e polvilhá-la da maneira que desejar; Com o auxílio de um batedor de claras (fuê), misturar o óleo de coco e o mel dentro de uma tigela. Adicionar os ovos, as bananas e o leite de avelã.

Uma vez que tudo estiver misturado, acrescentar o bicarbonato de sódio, a pitada de sal, a canela e as nozes picadas. Misturar novamente até a farinha incorporar por completo e se formar uma massa bem fluida.

Despejar a massa na forma e decorar com as nozes cortadas ao meio. Então, levar ao forno por 45 minutos ou até um palitinho sair limpo depois que você espetar o centro do bolo com ele; Desenformar o bolo e deixar que ele esfrie em cima de uma grade.

Você já conhecia a farinha de cevada e seus possíveis benefícios para a saúde? Pretende experimentar e incluí-la na sua dieta agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.