Ads Top

5 Benefícios da Farinha de Casca de Banana – Para Que Serve, Como Fazer e Receitas

Farinha de casca de banana

Que a banana é uma fruta cheia de propriedades saudáveis, você provavelmente já sabe. Mas e quanto à sua farinha? Veja os benefícios da farinha de casca de banana, confira para que serve, como fazer essa farinha e receitas que a utilizam.

Sabemos que a banana pode ser utilizada em diversas receitas como vitaminas, saladas de frutas, bolos, tortas, mousses e na famosa biomassa de banana verde, que você também já deve conhecer.

Mas você sabia que também podemos aproveitar a casca de banana em preparações culinárias? Vamos conhecer a farinha de casca de banana, descobrir quais benefícios já foram atribuídos a ela, assim como aprender como prepará-la?

Aproveite para conhecer também os benefícios da casca de banana em si, caso não queria transformá-la em farinha para consumo.

Para que serve – 5 benefícios da farinha de casca de banana

1. Melhor aproveitamento dos nutrientes

A farinha de casca de banana permite evitar o desperdício de nutrientes como potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Além disso, ela é rica também em potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês e zinco.

O mais curioso é que a casca da banana apresenta mais nutrientes e benefícios do que a própria polpa do alimento.

Mas para aproveitar todos os nutrientes, você deve prepará-la bem e ela não deve ser comida crua. Por isso, é excelente na forma da farinha de casca de banana ou em diversas receitas como bolos e sobremesas.

2. Peso e composição corporal

Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) avaliaram os efeitos da farinha de casca de banana verde em voluntárias (40 foram recrutadas de início, mas apenas 25 participaram da conclusão do experimento).

Os cientistas identificaram que a ingestão diária do ingrediente não provocou alterações no peso e na composição corporal das participantes. Por outro lado, os pesquisadores também observaram que houve uma diminuição do perímetro do quadril e, consequentemente, um aumento da relação cintura-quadril.

3. Pressão arterial em mulheres com a síndrome metabólica

Como foi considerado que a resposta de cada mulher à ingestão da farinha de banana verde pudesse variar conforme o estado metabólico de cada uma, as voluntárias do estudo citado acima foram divididas em dois grupos: um com participantes que tinham síndrome metabólica e outro com mulheres que não apresentavam a condição.

A síndrome metabólica é um conjunto de condições que engloba ter muita gordura ao redor da cintura, pressão alta, triglicerídeos elevados, níveis altos de açúcar no sangue (hiperglicemia) e taxas anormais de colesterol.

O pesquisador Luís Fernando de Sousa Morares contou que no caso das mulheres com síndrome metabólica, além da diminuição do perímetro do quadril e do aumento da relação cintura-quadril, foi verificada uma redução da pressão arterial sistólica.

No entanto, no grupo das mulheres sem síndrome metabólica não foram identificadas alterações antropométricas, ou seja, das proporções e medidas de diversas partes do corpo, ou na composição corporal.

4. Níveis de glicose em mulheres com a síndrome metabólica

Na pesquisa mencionada nos tópicos anteriores, as mulheres com síndrome metabólica apresentaram uma diminuição expressiva nos níveis de glicose no sangue, quando comparadas com as voluntárias que não sofriam com a condição.

Conforme a publicação, as participantes com síndrome metabólica do estudo registraram uma redução da glicemia em jejum por meio de um consumo de 20 g de farinha de casca de banana verde diariamente.

5. Fonte de fibras

A farinha de casca de banana verde pode funcionar como fonte de fibras – um nutriente que, segundo o que a nutricionista Fabiane Quintino Campos explicou, está associado ao aumento da saciedade e à melhoria do funcionamento do intestino.

Atenção

Se você sofre com síndrome metabólica, pressão alta e/ou tem problemas de saúde que exigem uma redução nos níveis de glicose no sangue como a diabetes, antes de integrar a farinha de casca de banana verde à sua dieta, é fundamental que tenha a orientação do médico para saber se e como deve fazer isso, de modo que o seu tratamento não seja prejudicado.

Ou seja: nada de usar somente a farinha de casca de banana verde em substituição a qualquer tratamento porque isso pode prejudicar gravemente a sua saúde. Observe que a pesquisa mencionada no decorrer deste artigo foi conduzida com certo número de mulheres, que podem ter características e quadros diferentes dos seus.

Além disso, a reportagem que apresentou a pesquisa não afirmou que a farinha de casca de banana verde foi utilizada no lugar de qualquer tipo de tratamento.

Para quem tem o foco na perda de peso, antes de testar o ingrediente, o ideal também é buscar a orientação de um nutricionista e aproveitar para pedir que ele indique uma dieta que ajude a alcançar os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.

Praticar exercícios físicos também pode contribuir neste sentido, já que os treinos maximizam a queima de calorias por parte do corpo. Entretanto, o ideal é que o treinamento seja feito com o acompanhamento de um educador físico, para assegurar a sua eficiência e segurança.

Como fazer farinha de casca de banana

Ingredientes:

  • Bananas verdes de qualquer variedade na quantidade que desejar.

Modo de preparo:

Escaldar as panelas na água quente para remover as impurezas durante aproximadamente dois minutos; Então, descascar as bananas e cortas as cascas em tiras; Dispor as cascas em um tabuleiro ou assadeira, ajeitando-as lado a lado. Após, levar ao forno – que não deve estar muito quente para que as cascas das bananas não queimem – e deixar torrar até que as tiras fiquem bem quebradiças e esfarinhem na mão.

Em seguida, bater as tiras no liquidificador ou passa-las em uma máquina de moer. Finalmente, passar a farinha em uma peneira fina e utilizá-la ou armazená-la em um recipiente bem fechado.

A farinha de casca de banana pode ser colocada sobre alimentos prontos, misturada com sucos ou ser utilizada em receitas de bolos e biscoitos.

Você já conhecia a farinha de casca de banana e seus benefícios para a saúde? Pretende incluí-la na sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.