Ads Top

5 Remédios para Parar a Menstruação Mais Usados

Remédios para Parar a Menstruação

Os ciclos menstruais fazem parte da natureza feminina, mas toda mulher sente na pele como a menstruação pode ser desconfortável em alguns momentos. A seguir, você poderá se informar e optar por remédios para parar a menstruação de uma vez por todas.

Fora o desconforto, algumas mulheres têm um fluxo menstrual muito intenso ou sofrem de cólicas menstruais muito fortes todos os meses e isso pode estar relacionado com problemas de saúde que precisam de atenção e que devem ser tratados.

Em casos como esses, usar um remédio para reduzir o fluxo menstrual ou parar de vez a menstruação pode ser a única saída para se sentir melhor.

Aqui, vamos mostrar um apanhado dos remédios para parar a menstruação mais usados e informações muito importantes sobre os riscos e benefícios de usar medicamentos para acabar com aqueles dias.

Ciclo Menstrual

Mulheres que têm ciclos menstruais intensos são as que mais buscam por métodos para reduzir o fluxo menstrual.

A perda de sangue nos períodos menstruais muito intensos pode ser perigosa para a saúde. Isso porque junto com o sangue, se vão os glóbulos vermelhos e o ferro – que são indispensáveis para a boa circulação do sangue e para a entrega de nutrientes para todas as células do corpo.

O sangramento excessivo pode fazer com que a mulher sinta fraqueza, cansaço e até falta de ar. Além disso, é grande o risco de anemia causada por deficiência de ferro.

Existem basicamente 2 formas de lidar com um ciclo menstrual indesejado: medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. O ideal é consultar um ginecologista para decidir qual é a melhor opção para você.

Remédios para Parar a Menstruação Mais Usados

Nem sempre é possível parar a menstruação por completo usando algum dos medicamentos abaixo, pois isso vai depender da resposta individual do organismo de cada mulher. Mas o fluxo menstrual é consideravelmente reduzido em todos os casos.

1. Anti-inflamatórios não esteroides

Anti-inflamatórios não esteroides – como o ibuprofeno, o naproxeno e o ácido mefenâmico, por exemplo – atuam diminuindo a quantidade de prostaglandina presente no revestimento do útero.

Tal substância está relacionada com o aumento da inflamação, das dores e do sangramento durante o ciclo menstrual e a inibição dela pode reduzir não só a menstruação como também as dores associadas a ela.

Os anti-inflamatórios devem ser usados para esse fim apenas a partir do primeiro dia do ciclo e geralmente são prescritos pelos médicos junto com o ácido tranexâmico.

2. Contraceptivos

As pílulas anticoncepcionais liberam hormônios sintéticos como o estrogênio e a progesterona. Esses hormônios agem estabilizando o revestimento do útero e evitando que ele engrosse.

O uso contínuo de certos contraceptivos orais interrompe completamente a menstruação enquanto outros podem exigir uma pausa para que a menstruação ocorra de forma leve e programada.

Compare os benefícios e riscos de usar anticoncepcionais antes de começar a usa-lo com o intuito de parar a menstruação.

O mesmo princípio vale para adesivos e anéis vaginais que liberam os hormônios aos poucos. Tanto o anel quanto o adesivo têm que ser trocados a cada 3 semanas para que ocorra a menstruação e depois são inseridos novos produtos no canal vaginal ou sobre a pele.

Além das pílulas, dos adesivos e dos anéis, existem também as injeções contraceptivas que devem ser aplicadas por um médico a cada 3 meses.

3. Ácido tranexâmico

O ácido tranexâmico é um remédio para parar a menstruação que promove a coagulação do sangue. Isso diminui o sangramento durante o ciclo menstrual.

Para potencializar esse efeito, o ácido tranexâmico pode ser prescrito em combinação com um anti-inflamatório não esteroide.

No entanto, ele não é um contraceptivo e nem um remédio de uso contínuo e só deve ser usado quando a menstruação começar para que ela pare.

4. Progestagênio

Geralmente disponível como uma minipílula isolada, o progestagênio é um método contraceptivo que também estabiliza o revestimento do útero e o deixa muito fino. Trata-se de um hormônio sintético que apresenta efeitos semelhantes aos da progesterona no organismo.

O uso contínuo desse hormônio impede que o revestimento do útero engrosse, fazendo com que a menstruação pare ou que o fluxo menstrual seja muito leve.

5. Dispositivo intrauterino

Apesar de ser um dispositivo físico colocado no útero, o dispositivo intrauterino (DIU) é considerado um medicamento porque ele libera pequenas quantidades de progestagênio.

Em cada ciclo menstrual, o revestimento do útero da mulher fica mais espesso no seu período fértil para se preparar para uma possível gravidez. Se ela não engravida, esse revestimento é liberado por meio da menstruação.

O papel do DIU é liberar o progestagênio, cuja função é reduzir a espessura do revestimento do útero e, consequentemente, diminuir o fluxo menstrual.

Outros remédios que podem produzir o mesmo efeito

– Danazol

O danazol é um dos remédios que podem ser usados no tratamento da endometriose. Ele age interrompendo a ovulação e diminuindo os níveis de estrogênio no organismo. Isso causa a interrupção da menstruação em algumas mulheres.

– Noretindrona

Trata-se de uma pílula que contém o hormônio progestina que pode ser usada em doses de 5 miligramas 2 vezes ao dia por mulheres que apresentam ciclos menstruais muito intensos.

– Agonistas do hormônio liberador de gonadotrofina

São medicamentos que podem ser usados para tratar o sangramento intenso ocasionado por miomas uterinas ou pela endometriose.

Eles são encontrados na forma de remédios injetáveis ou na forma de sprays nasais. O uso deles deve ser temporário por no máximo 6 meses.

Dicas para regular a menstruação naturalmente

Alguns hábitos podem ajudar a regular o fluxo sanguíneo ou até mesmo parar a menstruação mais cedo. Conheça alguns deles a seguir:

– Se exercitar regularmente

Algumas mulheres ainda acreditam que se exercitar durante a menstruação pode fazer mal, mas na verdade os exercícios cardiovasculares ajudam a aliviar o fluxo menstrual e até diminuir a quantidade de dias do seu ciclo.

Além disso, o exercício reduz a retenção de água, o que alivia sintomas como inchaço e cólicas.

– Ter relações sexuais

As relações sexuais podem fazer o fluxo sanguíneo acabar mais rápido. Ter um orgasmo durante uma relação sexual tem o poder de diminuir as cólicas e o fluxo menstrual.

Isso acontece porque os orgasmos causam contrações musculares no útero que ajudam a eliminar o sangue do local.

– Manter um peso saudável

Flutuações de peso podem interferir nos períodos menstruais e foi constatado que mulheres obesas têm um risco mais alto de ter fluxo sanguíneo intenso e prolongado durante a menstruação.

A explicação para isso tem a ver com o aumento da produção de estrogênio pelas células adiposas, que estimulam os ciclos menstruais a ser mais pesados e também mais duradouros.

Também há relatos de que o estrogênio em excesso engorda. Não é garantido, mas além de melhorar a sua saúde, manter um peso saudável pode contribuir para fluxos menstruais mais leves e curtos.

– Se hidratar

A hidratação adequada alivia diversos sintomas que vêm junto com a menstruação como as cólicas e as dores nas costas. A água também ajuda a eliminar o sangue mais rapidamente e a deixa-lo menos espesso.

– Consumir nutrientes

O consumo de alimentos nutritivos é essencial para uma boa saúde. E alguns estudos mostram que a ingestão adequada de certos nutrientes pode contribuir para o alívio de cólicas e de sintomas de TPM além de tornar os períodos menstruais mais leves.

Nutrientes importantes para que isso aconteça são o zinco, o magnésio, a vitamina B6, a vitamina C e o ferro.

– Usar plantas medicinais

Alguns remédios feitos à base de plantas deixam a menstruação mais leve e curta. Mais estudos são necessários, mas alguns exemplos promissores são o gengibre, a folha de framboesa, o xarope de murta e a erva doce.

O gengibre pode aliviar sangramentos intensos, diminuindo o fluxo de sangue.

A folha de framboesa apresenta efeito relaxante e pode diminuir as contrações uterinas, reduzindo o fluxo sanguíneo.

O xarope de murta diminui a intensidade da menstruação.

Já a erva doce apresenta propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que suavizam sintomas da TPM e reduz o fluxo sanguíneo.

Mais alternativas para minimizar o desconforto durante o fluxo menstrual

– Aderir ao copo coletor menstrual

O coletor menstrual é um copo de silicone que pode ser encaixado dentro da vagina para coletar o sangue liberado durante a menstruação. Ele dificilmente vaza já que ele comporta bastante sangue. Além disso, ele é reutilizável.

– Usar uma almofada de aquecimento

Apesar de não tornar o fluxo menos intenso, a aplicação de uma almofada ou compressa quente pode aliviar cólicas menstruais.

– Adquirir uma calcinha absorvente

Roupas íntimas absorventes podem reduzir bastante o desconforto causado pelo uso de um absorvente comum. Quem usa garante que além da facilidade de lavar e utilizar novamente, as calcinhas são extremamente absorventes, seguras e confortáveis.

É seguro usar remédios para parar a menstruação?

Segundo informações do National Women’s Health Network, não existem evidências de que parar a menstruação prejudique a saúde. Mas apesar de todos os métodos descritos acima para parar a menstruação têm os seus benefícios, mas também os seus riscos e efeitos colaterais.

O progestagênio, por exemplo, obtido pelo uso oral ou por meio de um dispositivo intrauterino pode causar efeitos colaterais como:

  • Sangramento irregular que pode durar vários meses;
  • Acne;
  • Mastalgia.

Apesar de ser um método bastante eficaz para tratar o sangramento menstrual intenso, podem ocorrer escapes e os benefícios podem demorar até 6 ciclos menstruais para aparecer.

O ácido tranexâmico também pode causar efeitos adversos como:

  • Diarreia;
  • Mal-estar;
  • Sensação de estar doente.

O uso constante de contraceptivos orais pode causar efeitos desagradáveis como:

  • Mastalgia;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Alterações de humor.

Algumas mulheres relatam que os anticoncepcionais também causam redução da libido, o que pode ser bastante prejudicial para a vida sexual.

Muita coisa pode dar certo, mas também há riscos envolvidos que são mais prováveis de acontecer se você se automedicar.

Assim, é fortemente recomendado ir ao ginecologista ao menos uma vez no ano para conversar sobre os seus períodos e decidir o que pode ser feito para reduzir o fluxo menstrual se isso está te deixando doente ou se o sangramento excessivo te incomoda muito.

Referências Adicionais:

Você já conhecia os 5 remédios para parar a menstruação mais usados? Já experimentou algum? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.