Ads Top

Açaí Dá Espinha?

Açaí

Para muita gente, as espinhas podem ser um pesadelo recorrente. Por conta disso, existe a preocupação de se manter longe de tudo que possa provocar ou piorar a acne. Por exemplo, veja a seguir se açaí dá espinha ou se é um alimento que não precisa trazer preocupação para essas pessoas.

Será que consumir açaí – seja por meio de uma polpa 100% natural, seja aquele cheio de complementos açucarados que encontramos em lanchonetes e sorveterias – pode resultar no aparecimento das espinhas?

Antes de analisarmos isso, vale a pena conferir uma lista dos alimentos que causam espinhas e você também pode se interessar em conhecer os benefícios do açaí para a saúde.

O que são as espinhas?

Algo que vai nos ajudar a entender se o açaí dá espinha ou não é conhecermos do que se tratam as espinhas e o que pode propiciar o seu desenvolvimento.

Pois bem, as espinhas surgem juntamente com a acne, uma condição que é desenvolvida quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.

A acne é uma condição inflamatória. Em um quadro de acne, ocorre a prisão de óleo dentro dos poros, obstruindo-os.

Isso permite que haja o crescimento de bactérias dentro dos folículos, provocando uma inflamação que tem como resultado o aparecimento de inchaços vermelhos na pele.

A acne é causada pela união de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.

Aspectos como idade, má higienização da pele, não retirar a maquiagem, uso de produtos muito gordurosos na pele, doenças hormonais, reações a medicamentos, exposição excessiva ao sol, predisposição genética e gravidez também podem influenciar o aparecimento da acne e das espinhas.

E então, será que o açaí dá espinha?

Quando ao lado do abacate, segundo alguns especialistas, o açaí pode auxiliar na prevenção da acne e das rugas precoces. A dupla pode ajudar neste sentido por possuir ácido oleico (presente no abacate) e antocianinas (encontrado no açaí), substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Por sua vez, uma edição do Olhar Vital, boletim eletrônico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destacou que a incidência de espinhas na pela era frequentemente associada à ingestão do açaí.

A professora do Departamento de Engenharia Bioquímica da UFRJ, Karen Signori Pereira, afirmou que essa associação poderia ser explicada pelo fato do açaí ser um alimento gorduroso.

Entretanto, a especialista informou que não existiam (na época da edição) comprovações científicas de que o açaí causa espinha.

A questão do açúcar

Quando analisamos se o açaí dá espinha, não podemos nos esquecer das polpas que são misturadas com açúcar na forma de xaropes e aparecem acompanhadas de ingredientes ricos em açúcar como leite condensado, caldas, mousses, biscoitos, entre outros doces.

Isso porque de acordo com informações da nutricionista e mestra em ciência nutricional, Erica Julson, um estudo indicou que pessoas que consumiram frequentemente açúcares adicionados tinham um risco 30% maior de desenvolver a acne e que para os que comeram bolos e doces regularmente, esse risco era de 20% a mais.

O excesso de açúcar na dieta pode tornar mais provável que você desenvolva a resistência à insulina, que pode se manifestar (entre outras maneiras) como a agravação de ataques de acne. Quanto mais baixa for a ingestão de açúcares e de alimentos de índice glicêmico alto, melhor será a aparência e a sensação da pele.

Outros estudos considerados de qualidade apontaram que as pessoas que tinham uma ingestão maior de açúcar e uma dieta de carga glicêmica alta possuíam expressivamente mais acne.

O aparecimento das espinhas não é tão simples quanto ter muito açúcar na dieta, mas isso tem um impacto significativo. Porém, deficiências nutricionais, assim como os excessos, podem piorar a acne.

A relação entre os níveis de insulina e açúcar no sangue e a acne

A mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir explicou, em artigo publicado, que os carboidratos refinados incluem os açúcares refinados e processados – como o açúcar de mesa, o xarope de milho rico em frutose e o xarope de agave – e os grãos refinados – aqueles que tiveram as suas partes fibrosas e nutritivas removidas.

“Eles (os carboidratos refinados) também são digeridos rapidamente e têm um índice glicêmico alto”, completou a mestra em nutrição humana.

Segundo a nutricionista e mestra em ciência nutricional, Erica Julson, acredita-se que as pessoas com acne tendem a consumir mais carboidratos refinados do que quem tem pouca ou nenhuma acne.

“Os carboidratos refinados são absorvidos rapidamente na corrente sanguínea, o que rapidamente aumenta os níveis de açúcar no sangue. Quando os níveis de açúcar no sangue sobem, os níveis de insulina também crescem para a ajudar a lançar o açúcar no sangue para fora da corrente sanguínea e para dentro das células. Entretanto, níveis elevados de insulina não são bons para aqueles com acne”, afirmou Julson.

A nutricionista destacou que a insulina torna os hormônios andrógenos mais ativos e eleva o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), que contribui com o desenvolvimento da acne por fazer com que as células da pele cresçam mais rapidamente e por estimular a produção de sebo.

Por outro lado, dietas de baixo índice glicêmico, que não aumentam dramaticamente os níveis de açúcar no sangue ou insulina, estão associadas com a severidade reduzida da acne.

Entretanto, embora Julson tenha afirmado que as pesquisas a respeito do assunto são promissoras, ela também alertou que são necessários mais estudos para entendermos como os carboidratos refinados contribuem com o desenvolvimento da acne.

A nutricionista informou ainda que outros exemplos de carboidratos refinados incluem: pães, biscoitos, cereais ou sobremesas preparadas com farinha branca; macarrão feito com farinha branca; arroz branco; refrigerantes e outras bebidas adocicadas e adoçantes como açúcar de cana, xarope de ácer e mel.

Considerações

A acne tem muitos possíveis culpados, portanto, é importante consultar um dermatologista qualificado para avaliar a sua acne, assim como o seu tipo de pele e te colocar em um regime específico de cuidados com a pele personalizado para você.

Ou seja, além de entender se o açaí dá espinha, você precisa de cuidado profissional para saber que tratamento e que tipo de alimentação deve seguir para lidar com o seu quadro em particular.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir a opinião e o diagnóstico de um dermatologista.

Referências Adicionais:

Você imaginava que o consumo de açaí dá espinha? Costuma comer com frequência açaí na sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.