Ads Top

Água Tônica na Gravidez Faz Mal?

Mulher bebendo água tônica

Confira se existe alguma forma pela qual a água tônica na gravidez faz mal ou se não há nenhum problema de uma mulher gestante consumir essa bebida.

Primeiramente, não se deixe enganar – apesar do nome “água tônica” indicar que o produto pode se tratar de uma água diferente, ele é um tipo refrigerante, obtido a partir de uma mistura entre água carbonatada e a substância quinino.

Para melhorar o sabor, pode haver a adição de açúcar ou ácidos de frutas na bebida; já quanto maior for o teor de quinino em uma água tônica, mais amargo será o seu sabor.

Uma curiosidade: a primeira patente para a água tônica concedida no ano de 1858, a um homem de Londres chamado Erasmus Bond.

Aproveite para conhecer se água tônica faz mal para qualquer pessoa em geral, se o consumo de água tônica engorda de alguma forma e ainda conferir alguns alimentos perigosos para grávidas, que caso seja seu caso, você deve evitar.

Será que a água tônica na gravidez faz mal?

Quando fica grávida, a mulher passa a precisar tomar uma série de cuidados para que a sua saúde seja preservada e o desenvolvimento do seu filho aconteça da melhor maneira possível.

Por isso, ela precisa contar com o acompanhamento médico que, entre outros cuidados, irá indicar tudo o que ela pode e não pode comer ou beber durante a sua gestação.

No meio disso tudo, uma das dúvidas que podem pairar na cabeça da futura mamãe é em relação ao consumo da água tônica na gravidez. Será que ele é permitido?

Bem, em artigo publicado, aespecialista em fitness e doutoranda em biologia celular e molecular, Maria Hoven, destacou que a ingestão da água tônica na gravidez faz mal, ou seja, não é segura. 

As mulheres grávidas entram no grupo de pessoas que precisam evitar a ingestão do quinino (substância encontrada na água tônica). O quinino pode passar através da placenta da mãe para o feto. Existem evidências, ainda que limitadas, que a substância pode provocar malformações congênitas.

Entretanto, vale destacar que o que encontramos se referia ao quinino na forma de medicamento, que possui uma dosagem muito mais elevada de quinino do que a água tônica.

Mas isso não quer dizer que a água tônica esteja liberada: como não existe uma quantidade segura do quinino para a gestante ou o neném, a água tônica realmente deve sim ser evitada durante o período da gestação.

Destacamos que todos os refrigerantes – lembrando que a água tônica é classificada como um deles – deveriam ficar de fora da dieta da gestante porque contêm corantes e outras substâncias que servem de ameaça para o bebe.

Conheça outros problemas com o quinino

O problema é que a substância já foi associada a prejuízos para a saúde. No entanto, quando encontrada em doses pequenas na água tônica, ela é considerada segura para o consumo.

A Food and Drug Administration (Administração de Drogas e Alimentos, tradução livre, FDA, sigla em inglês), agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos, permite que a água tônica tenha no máximo 83 partes por milhão (ppm, medida que determina a concentração de soluções) de quinino porque o composto pode provocar efeitos colaterais.

Já no Brasil, a concentração máxima de quinino que as bebidas podem apresentar é de 85 mg por quilo.

Entre as reações adversas associadas ao quinino, encontram-se: náusea, cólica estomacal, diarreia, vômito, confusão, nervosismo, zumbido no ouvido, problemas de sangramento, trombocitopenia (queda na contagem de plaquetas que pode causar sangramento externo e interno), dano nos rins, batimento cardíaco anormal e reação alérgica severa.

Porém, o quinino da água tônica é diluído ao ponto de ser improvável sofrer com seus efeitos colaterais, que são mais comuns quando a substância é utilizada na forma de remédio.

Improvável, mas não impossível, já que algumas pessoas podem sofrer reações alérgicas graves ao quinino.

Uma reportagem do The New York Times contou a história de Angie Mendez, uma mulher que descobriu ser alérgica ao quinino, depois de tomar um smoothie alcoólico com água tônica e sofrer uma reação alérgica grave, que gerou danos a órgãos vitais como seus rins e o fígado.

Além disso, por se tratar de um refrigerante, a água tônica diminui a absorção de cálcio pelos ossos.

Ou seja, para uma mulher grávida, o melhor mesmo é tomar cuidado, não correr riscos e obedecer as orientações do seu médico em relação ao consumo da água tônica na gravidez, não é verdade?

Outras contraindicações da água tônica

Pessoas que têm histórico de má reação à água tônica ou ao quinino, ritmo cardíaco anormal (principalmente com prolongamento do intervalo QT), hipoglicemia (o quinino pode baixar o nível de açúcar no sangue), doença renal ou hepática ou tomam medicamentos como diluidores do sangue, antidepressivos, antibióticos, antiácidos e estatinas não podem consumir a água tônica.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que água tônica na gravidez faz mal? Tem costume de tomar essa bebida e pretende parar agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.