Ads Top

BCAA Dá Espinha? Tipos e Dicas

BCAA

Veja se, como um efeito colateral, o consumo de BCAA dá espinha ou se essa é uma preocupação desnecessária para quem decide tomar o suplemento.

Um suplemento de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) costuma ser utilizado para aumentar a síntese e diminuir a quebra de proteínas (essenciais para a construção muscular), para estimular o crescimento muscular e para melhorar a performance na prática dos exercícios físicos.

Como o próprio nome do produto já diz, ele é composto por três aminoácidos essenciais – leucina, isoleucina e valina. Eles são chamados de essenciais porque não podem ser produzidos pelo organismo; portanto, é essencial que sejam consumidos por meio da alimentação.

Até porque os aminoácidos são os elementos que constituem as proteínas, substâncias importantes não somente para os músculos, mas para a saúde de todo o corpo, de maneira geral.

Aproveite para entender como tomar BCAA para ter os melhores resultados e aprenda o que fazer se surgirem muitas espinhas no rosto de repente.

Vale destacar que é fundamental que, antes de começar a tomar um suplemento de BCAA, qualquer pessoa – principalmente quem tem uma saúde fragilizada como grávidas, mulheres que amamentam e idosos, algum problema grave de saúde ou histórico de alergia ou problemas nos rins – consulte o seu médico ou nutricionista. Mesmo porque o excesso de aminoácidos pode sobrecarregar os rins.

Além disso, o suplemento de BCAA é contraindicado para crianças, adolescentes e pessoas com insuficiência renal. Confira como e para quem BCAA faz mal em maiores detalhes.

A consulta ao médico e ao nutricionista é necessária para checar se o suplemento realmente pode ajudar, sem prejudicar a saúde, e para contar com o auxílio de profissionais qualificados para escolher uma marca confiável e de qualidade.

Uma das dúvidas que o consumidor pode apresentar ao médico ou nutricionista nessa conversa é se o BCAA causa espinha. Será que isso realmente pode acontecer?

Mas o que são as espinhas?

Para entendermos se o BCAA dá espinha, é importante compreender o que são as espinhas e o que pode favorecer o seu aparecimento.

As espinhas surgem juntamente com a acne, uma condição que é desenvolvida quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.

A acne é uma condição inflamatória. Em um quadro de acne, ocorre a prisão de óleo dentro dos poros, obstruindo-os.

Isso permite que haja o crescimento de bactérias dentro dos folículos, provocando uma inflamação que tem como resultado o aparecimento de inchaços vermelhos na pele.

A acne é causada pela união de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.

Aspectos como idade, má higienização da pele, não retirar a maquiagem, o uso de produtos muito gordurosos na pele, doenças hormonais, reações a medicamentos, exposição excessiva ao sol, predisposição genética e gravidez também podem influenciar o aparecimento da acne e das espinhas.

E então, o BCAA dá espinha?

Quando mal administrados, os suplementos podem provocar riscos para a saúde.

A utilização de doses elevadas de suplementos pode prejudicar os rins e o fígado e podem aparecer problemas como as espinhas e flatulência. Entretanto, essas reações vão depender da tolerância que cada consumidor tem em relação a determinado produto.

Em relação ao BCAA especificamente, a ingestão excessiva do suplemento pode resultar na inibição de outros aminoácidos e provocar um desgaste gastrointestinal.

A recomendação é procurar um dermatologista, caso seu rosto receba um estoque de espinhas fora do normal quando você utilizar o suplemento.

A consulta ao dermatologista é fundamental para saber o que pode ter provocado o ataque – se o culpado foi o BCAA ou algum outro fator de seu organismo, rotina ou hábito, receber o tratamento adequado para contornar o problema e saber como deve proceder em relação ao uso do suplemento, ou seja, se precisa abandoná-lo ou não.

Outros riscos do uso do BCAA

Além de saber se o BCAA dá espinha, vale a pena conhecer quais outros problemas já foram associados à ingestão desse tipo de suplemento.

Pessoas que sofrem com diabetes, pressão alta, anemia e hepatite devem utilizar os suplementos somente depois de uma avaliação médica criteriosa.

As grávidas e as gestantes devem evitar os suplementos de BCAA e para quem sofre com alcoolismo crônico e cetoacidúria de cadeia ramificada é arriscado usar esse tipo de produto.

Pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA) não devem usar o BCAA porque ele já foi associado com a falência pulmonar e maiores taxas de mortalidade entre os pacientes com a doença.

O produto deve ser utilizado com cautela antes ou durante a execução de atividades que exigem coordenação como dirigir um automóvel.

O BCAA pode interferir com os níveis de glicose durante e depois uma cirurgia e pode interagir com medicamentos para diabetes, doença de Parkinson, corticosteroides e hormônios da tireoide, por exemplo.

Portanto, ao receber a informação de que vai fazer uma cirurgia, informe o seu médico caso use o BCAA. Antes de começar a tomar o suplemento, consulte o médico para saber se o produto não pode fazer mal se for consumido ao mesmo tempo que qualquer medicamento, suplemento ou planta que você já esteja utilizando.

O suplemento pode provocar efeitos colaterais como dores, náusea, fadiga, perda de coordenação, vômito, diarreia e inchaço estomacal. Outras reações como pressão alta, clareamento da pele e dor de cabeça são raras, porém, possíveis.

Ao experimentar qualquer reação indesejável após usar o BCAA, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que o sintoma em questão não aparente ser grave. Isso é fundamental para checar a seriedade do efeito, receber o tratamento necessário e saber se pode ou não continuar a utilizar o produto.

Referências Adicionais:

Você já percebeu que BCAA dá espinha ao tomar este suplemento? Pretende retirá-lo da sua rotina por isso? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.