Ads Top

Bicarbonato no Rosto Clareia a Pele? Traz Benefícios?

Bicarbonato no Rosto Clareia a Pele

Ainda está para surgir um composto mais versátil do que o bicarbonato. Ele é usado nos cuidados com a casa, na rotina de limpeza dos dentes e até na alimentação. A seguir, você descobrirá se, dentre as suas muitas funções, o bicarbonato no rosto clareia a pele.

Algumas pessoas afirmam que o bicarbonato pode ajudar a remover manchas na pele. Será que essa prática traz benefícios ou pode prejudicar a pele?

Há relatos de diversos benefícios do bicarbonato e muitos deles tem a ver com a saúde da pele.

Aqui você vai encontrar alguns benefícios e riscos de usar o bicarbonato na pele, além da explicação de como o bicarbonato pode deixar a pele mais clara.

Bicarbonato no rosto clareia a pele?

O bicarbonato de sódio é um ingrediente bem comum que praticamente todo mundo tem à disposição.

Vários relatos mostram que ele é capaz de remover algumas manchas na pele e que até os lábios podem ser clareados com o uso de bicarbonato.

Isso acontece porque o bicarbonato tem propriedades de branqueamento que ajudam a suavizar manchas na pele.

Outros fatores que contribuem para esse efeito clareador do bicarbonato de sódio incluem:

  • Eliminação do excesso de oleosidade da pele;
  • Nivelamento do tom da pele;
  • Limpeza profunda que desentope os poros;
  • Neutralização do pH da pele;
  • Efeito esfoliante que ajuda a remover células mortas;
  • Propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que combatem infecções na pele e evitam cicatrizes na pele.

Bicarbonato traz benefícios?

Além do fato de ajudar a remover manchas e clarear a pele, o bicarbonato de sódio pode trazer outros benefícios relacionados aos cuidados com a pele.

– É bom para espinhas e cravos

Espinhas e cravos são mais comuns em poros dilatados. Usar bicarbonato de sódio na pele pode ajudar a fechar os poros devido as suas propriedades adstringentes. A longo prazo, o tratamento com bicarbonato pode reduzir a incidência de acne na pele.

Veja também dicas de produtos e tratamentos para tirar manchas de acne do rosto.

– Serve para higienizar a pele e remover células mortas

Se você é adepto de uma boa limpeza de pele caseira, o bicarbonato não pode ficar de fora da sua próxima limpeza.

O bicarbonato usado como esfoliante remover as células mortas e elimina todo tipo de sujeira presente na pele.

– Ajuda a deixar a pele mais brilhante

A abrasividade do bicarbonato de sódio o torna um ótimo agente esfoliante. A esfoliação ajuda a remover as células mortas da pele e a estimular a produção de colágeno novo, revelando uma pele mais bonita e brilhante.

Misturar o bicarbonato com vitamina C é uma ótima ideia para potencializar ainda mais a síntese de colágeno e adicionar brilho à pele.

– Reduz a oleosidade

O bicarbonato pode fazer com que os poros fiquem menores, o que diminui a produção de sebo. Além disso, limpar a pele com bicarbonato ajuda a remover células mortas e o excesso de oleosidade.

– Trata a pele danificada por queimaduras solares ou irritações

A exposição ao sol sem proteção adequada pode causar danos à pele. Passar bicarbonato sobre queimaduras, erupções cutâneas ou irritações pode ser útil por causa do efeito refrescante do bicarbonato de sódio.

– Pode ajudar no tratamento de infecções

As propriedades antibacterianas e antifúngicas do bicarbonato podem ajudar a tratar infecções comuns que afetam a pele.

Dicas de uso de bicarbonato no rosto

– Para clarear a pele

Para que o clareamento seja mais visível, uma boa dica é usar o bicarbonato com limão para tirar manchas, já que ele também é um agente clareador natural.

Misture em um recipiente 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com suco de meio limão até obter uma pasta.

Aplique a pasta obtida sobre a pele umedecida. Primeiro, cubra apenas as regiões onde você quer clarear a pele e depois espalhe o produto no resto do rosto. Após alguns minutos, lave bem o rosto com água morna.

Não é recomendado fazer esse procedimento antes de se expor ao sol, pois o limão em contato com a luz solar pode causar manchas.

– Para acabar com as espinhas

Faça uma pasta com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de água. Aplique a pasta em cima da acne e deixe agir por 2 ou 3 minutos.

Em seguida, lave bem o rosto com água morna para deixar os poros bem abertos. Depois disso, esfregue de forma suave um cubo de gelo ou então um toner de sua preferência.

Se a pele ficar muito seca, passe um hidratante no local para evitar o ressecamento excessivo da pele.

– Para deixar a pele brilhante

Misture 1 colher de sopa de bicarbonato com suco de 1 laranja para formar uma pasta. Aplique o produto no rosto limpo e deixe secar.

Depois de seco, pegue um chumaço de algodão levemente umedecido em água fria e limpe a pele enquanto faz uma esfoliação gentil e suave. Por fim, lave bem o rosto.

Essa solução é poderosa graças aos benefícios da vitamina C para a pele que estimula a produção de colágeno e deixa o rosto mais bonito.

Usar essa mistura pelo menos uma vez por semana ajuda a deixar o rosto mais brilhante.

– Para prevenção de cravos

É possível fazer o seu próprio toner natural com bicabornato de sódio e água. Basta misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em um pouco de água e colocar a solução em um borrifador. Complete com mais água se julgar necessário e agite bem o frasco.

Use essa mistura para limpar o rosto diariamente, pois ele vai diminuir o tamanho dos poros e prevenir o surgimento de cravos.

– Para limpeza da pele

Faça uma pasta bem grossa com 1 colher de sopa de bicarbonato de ½ colher de sopa de água. Use essa mistura para esfoliar a pele profundamente em movimentos circulares.

Depois da esfoliação, lave bem a pele do rosto e seque o local. Para evitar a irritação da pele, use um hidratante suave depois desse processo.

Se a sua pele é seca ou sensível, talvez seja melhor evitar esse tipo de esfoliação e buscar uma solução menos agressiva. Mas para pele mista ou oleosa, a mistura é ótima para limpar e ao mesmo tempo reduzir a oleosidade.

Vale lembrar que é essencial passar bons cremes para hidratar a pele seca.

Outros usos do bicarbonato para a pele do corpo

– Para os lábios

Passar bicarbonato com mel na pele dos lábios ajuda a hidratar e a recuperar a cor natural dos lábios. Use quantidades iguais de bicarbonato e mel e passa a mistura nos lábios com pequenos movimentos circulares.

Deixe a mistura agir por alguns minutos e lave o local com água morna. Isso vai remover células mortas e umedecer os lábios.

– Para clarear a pele do joelho e do cotovelo

É bem comum que a pele dos joelhos e dos cotovelos seja um pouco mais escura do que o resto do corpo. Não há nada de errado com isso, mas se você se incomoda, saiba que usar o bicarbonato com suco de batata pode te ajudar.

A mistura funciona porque a batata também tem propriedades de clareamento. O procedimento consiste em descascar uma batata e cortar ou ralar em pedaços pequenos para preparar um “suco”. Adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e misture bem.

Passe um chumaço de algodão na solução e, em seguida, leve até a pele do cotovelo ou do joelho. Depois de espalhar bem, deixe agir por pelo menos 10 minutos. Por fim, lave o local com água corrente, seque a pele e passar um creme hidratante.

Depois de fazer isso 1 ou 2 vezes por semana, é possível notar que a pele vai ficando cada vez mais clara.

Essa técnica pode ser usada em outras partes do corpo como nas axilas, por exemplo.

– Para eliminar odores do corpo

As propriedades bactericidas do bicarbonato podem eliminar as bactérias responsáveis por maus cheiros no corpo. Além disso, o bicarbonato é capaz de absorver o excesso de umidade, neutralizando o suor no corpo.

Basta misturar 1 colher de sopa de bicarbonato com 1 colher de suco de limão para fazer uma pasta. Aplique nos locais do seu corpo que produzem mais suor – como as axilas, por exemplo – e deixe agir por 15 minutos. Lave bem o local e pronto.

– Para pés macios

O bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar os calos dos pés. Seu efeito esfoliante ajuda a remover as células mortas e a deixar os pés mais macios. A proteção antibacteriana também ajuda a evitar odores nos pés.

A dica aqui é pegar um balde com água morna cheio até pelo menos a metade e adicionar cerca de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Misture para que o bicarbonato de dissolva e então mergulhe os pés na solução preparada por pelo menos 10 minutos.

Depois desse tempo de molho, retire os pés do balde e use uma pedra-pomes para esfoliar as células mortas. Quando terminar o trabalho nos 2 pés, lave-os com água limpa e seque bem. Para finalizar, aplique um creme hidratante nos pés.

O procedimento pode ser feito a cada 15 dias para manter os pés macios por mais tempo.

Riscos de usar o bicarbonato na pele

– Abrasividade

Esfoliar a pele de vez em quanto é muito bom para melhorar a aparência da pele, mas a abrasividade do bicarbonato de sódio pode prejudicar a pele se o composto for usado muitas vezes.

A esfoliação em excesso com bicarbonato pode causar erupções na pele, vermelhidão, ressecamento e até queimaduras.

Pessoas que têm peles sensíveis devem espaçar bastante o tempo entre as esfoliações e evitar esfoliantes muito agressivos como o bicarbonato.

– Alcalinidade

O bicarbonato de sódio é um composto alcalino e a nossa pele é naturalmente ácida. Ao aplicar um produto alcalino na pele ácida, vai ocorrer uma reação de neutralização na pele.

Embora pareça soar bem ter a pele neutra, isso não é bom para a saúde da pele. A pele é naturalmente ácida por um motivo claro: criar uma barreira de proteção.

Remover a acidez da pele significar retirar a barreira protetora da pele, alterar o pH natural da pele e eliminar as bactérias naturais que vivem na nossa pele para prevenir o surgimento de acne e infecções.

Assim, se o bicarbonato for usado com muita frequência, a pele pode ficar desprotegida.

– Irritação

A pele de algumas pessoas pode ficar irritada por causa do bicarbonato. Se você notar sinais como erupções cutâneas, vermelhidão, coceira ou sensação de queimação, é importante lavar muito bem o rosto com água e interromper o uso do bicarbonato na pele.

Procurar um dermatologista para indicar o que é melhor para a sua pele pode ser a melhor saída para evitar resultados desagradáveis e dolorosos.

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que bicarbonato no rosto clareia a pele? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.