Ads Top

Cerveja Light Engorda? Calorias e Análise

Cerveja

Para quem precisa emagrecer, porém gosta bastante de tomar uma cervejinha, ficar sem bebê-la pode ser um sacrifício. Encontrar no supermercado a “cerveja light” pode parecer a solução, mas será que cerveja light engorda? Confira abaixo nossa análise e veja quantas calorias ela tem.

Aproveite também para conhecer quantas calorias tem uma lata de cerveja normal, entender se cerveja aumenta o colesterol e triglicérides e conferir se hipertenso pode tomar cerveja ou não.

O que é a cerveja light?

Para entendermos se a cerveja light engorda, é importante que saibamos o que caracteriza essa bebida, não é mesmo?

As versões light da cerveja podem apresentar uma diminuição de até 25% na sua quantidade de calorias, além de serem mais leves do que as cervejas do tipo pilsen.

A cerveja light tem menos calorias porque sofre uma diminuição na sua quantidade de álcool, uma das substâncias mais calóricas existentes, tendo em vista que cada grama é composto por sete calorias.

Ou seja, quanto maior for o teor alcoólico de uma cerveja, maior será a quantidade de calorias que ela apresenta.

E então, será que a cerveja light engorda?

Para respondermos a essa pergunta, vamos começar conhecendo a quantidade de calorias que uma cerveja light pode trazer.

Por exemplo, a cerveja light pilsen da Itaipava apresenta 114 calorias em uma porção de 350 ml. Fazendo as contas, isso corresponde a aproximadamente 32,5 calorias em uma porção de 100 ml.

A título de comparação, a Heineken de 355 ml é composta por 149 calorias. Se fizermos as contas novamente, vemos que isso é o mesmo que cerca de 42 calorias em uma porção de 100 ml.

No entanto, é bom registrar que os valores calóricos e as diferenças entre uma cerveja tradicional e uma light sempre podem variar de acordo com os fabricantes das bebidas.

De qualquer forma, como a cerveja light apresenta, por definição, uma redução calórica, podemos consumir a bebida à vontade, sem se preocupar em engordar? Negativo, essa diminuição de calorias que a versão light da cerveja traz não pode servir como desculpa para exagerar na ingestão da bebida.

Até porque qualquer comida ou bebida que é consumida exageradamente pode levar a um acúmulo de calorias e, consequentemente, favorecer o aumento do peso corporal.

Tanto que Regina Pereira, membro da diretoria do departamento de nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), alertou que a cerveja light precisa ser consumida com moderação e recomendou que quem não deseja (ou não pode) ingerir muitas calorias não consuma mais do que três latinhas da bebida.

Se a pessoa ingerir uma grande quantidade de cerveja light, a troca da ceveja tradicional por ela não vai surtir efeito algum.

– A questão do açúcar

Outro ponto que merece destaque quando analisamos se a cerveja light engorda é o teor de açúcar que pode ser encontrado na composição da bebida. Isso porque a cerveja light pode conter até mais açúcar do que a versão convencional da cerveja.

Ou seja, se a pessoa trocar a cerveja regular de sempre por uma light mais açucarada, mas tomar a bebida na mesma quantidade habitual ou em porções maiores, vai ingerir mais açúcar.

Com isso, para quem deseja usar a estratégia de beber cerveja light para ajudar a emagrecer, o mais indicado pode ser passar a tomar uma quantia menor de cerveja do que a de costume.

Por exemplo, se ela consumia três latinhas da cerveja tradicional, agora deve ingerir somente uma da cerveja light.

– A questão dos acompanhamentos

Se a pessoa combinar a sua cerveja light com os aperitivos que costumam acompanhar o consumo da bebida como as frituras e alimentos calóricos (batata frita, coxinha, pastel, pizza), facilmente ela recuperará as calorias que economizou ao trocar a cerveja convencional pela light.

Portanto, quem tem o objetivo de perder peso precisa pensar muito bem na hora de escolher o acompanhamento da cerveja light e escolher cardápios saudáveis com uma quantidade controlada de calorias, como uma salada com filé de frango grelhado, por exemplo.

Além de não acumular calorias, outro bom motivo para não se entupir de cerveja light é evitar ficar alterado com o álcool ao ponto de não ser capaz de fazer escolhas conscientes e saudáveis de comidas e pedir a primeira fritura gordurosa que ver pela frente.

– A cerveja sem álcool

A cerveja sem álcool é a melhor opção para a dieta. Além da substância ser muito calórica, 95% do álcool que uma pessoa ingere é transformado em gordura. Veja uma análise completa se a cerveja sem álcool engorda.

– A questão dos carboidratos

No entanto, mesmo a cerveja light ou sem álcool ainda é uma bebida muito rica em carboidratos, o que inviabilizaria a sua inserção em alguns tipos de dieta.

Mesmo quem não segue uma dieta low carb para emagrecer precisa ficar atento a isso, já que existem outras fontes mais saudáveis e nutritivas de carboidratos do que a cerveja para serem colocadas na dieta.

Mais importante do que saber se a cerveja light engorda

É entender a necessidade de seguir uma dieta equilibrada, controlada, saudável e nutritiva como parte fundamental de um processo de emagrecimento.

Até porque não vai adiantar muita coisa tomar a cerveja light com moderação se o resto da alimentação for desastrosa, cheia de guloseimas e alimentos calóricos e com poucos nutrientes e pobre em comidas nutritivas, não é mesmo?

Para chegar a uma dieta que seja saudável para você e, ao mesmo tempo, te auxilie a emagrecer, o ideal é que você conte com o acompanhamento de um bom nutricionista. O profissional também é o mais indicado para te aconselhar sobre como tomar a cerveja light sem prejudicar a forma física.

Você já imaginava que mesmo a cerveja light engorda? Conhece alguém que consome com frequência essa versão? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.