Ads Top

Chocolate Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Chocolate

É difícil encontrar quem não goste de comer um chocolate ao menos de vez em quando, não é mesmo? Mas será que determinadas pessoas e tipos de dieta precisam evitá-lo? Veja a seguir, por exemplo, se chocolate tem carboidrato, glúten e lactose em seus diferentes tipos e variações.

Enquanto algumas pessoas são mais controladas e dão conta de consumir apenas alguns quadradinhos uma vez ou outra, existe quem não consegue se controlar e come meia barra de uma vez só.

Entretanto, pelo bem da nossa saúde e forma física, sabemos que não podemos exagerar na hora de comer o chocolate – afinal, em excesso, tudo faz mal. Mas será que a presença de carboidratos na composição do chocolate é um motivo que faz com que as pessoas que seguem dietas como a dieta low carb precisem ter um cuidado ainda maior com ele?

Aproveite também para conhecer os benefícios do chocolate amargo para boa forma e saúde e confira algumas receitas de chocolate low carb para aproveitar em sua dieta.

O chocolate tem carboidrato?

Quando queremos analisar se o chocolate tem carboidrato, é importante entender que existem diferentes tipos de chocolate. Por exemplo, há o chocolate amargo, o chocolate ao leite e o chocolate branco, que por não conter cacau em pó, nem é considerado um chocolate de verdade.

Essas diferentes versões de chocolate apresentam diferentes teores de açúcar em sua composição, um fator que influencia não somente no sabor, como também na quantidade de carboidratos que será encontrada no produto, tendo em vista que o açúcar é um tipo de carboidrato.

Ainda que o chocolate geralmente contenha açúcar, se a pessoa optar por uma versão que possua um teor elevado de cacau (70% até 85%), a quantidade de açúcar será mínima e a maioria das calorias do produto será oriunda das gorduras.

Por outro lado, fica fácil concluir que um chocolate mais docinho com mais açúcar e menos cacau vai apresentar uma quantidade maior de carboidratos, não é mesmo?

Que tal conferirmos como isso funciona na prática? Então, dê uma checada na lista a seguir que apresenta as quantidades de carboidratos, em gramas, que podem ser encontradas em diferentes tipos, marcas e porções de chocolate:

1. Chocolate amargo 70% cacau da marca Arcor

8,8 g de carboidratos em ¼ de tablete ou 25 g.

2. Tablete de chocolate amargo 85% cacau da marca Cacau Show

6,7 g de carboidratos em três quadrados ou 25 g.

3. Chocolate meio amargo 40% cacau da marca Hershey’s

14 g de carboidratos em 1/5 de barra ou 25 g.

4. Chocolate amargo 53% cacau da marca Arcor

12 g de carboidratos em uma porção de 25 g.

5. Chocolate amargo 60% cacau da marca Hershey’s

8,4 g de carboidratos em uma barrinha de 20 g.

6. Chocolate Classic ao leite da marca Nestlé

14 g de carboidratos em seis quadrados ou 15 g.

7. Tablete de chocolate ao leite da marca Brasil Cacau

11 g de carboidratos em uma unidade de 20 g.

8. Chocolate Sensação da marca Nestlé

25 g de carboidratos em uma unidade de 38 g.

9. Chocolate Kit Kat da marca Nestlé

28 g de carboidratos em uma unidade de 45 g.

10. Diamante negro da marca Lacta

17 g de carboidratos em quatro quadradinhos ou 25 g.

11. Bis Black da marca Lacta

19 g de carboidratos em quatro unidades e meia ou 30 g.

12. Chocolate meio amargo com amendoim da marca Garoto

12 g de carboidratos em seis quadradinhos ou 25 g.

13. Talento meio amargo amêndoas da marca Garoto

13 g de carboidratos em uma unidade de 25 g.

14. Serenata de amor da marca Garoto

12 g de carboidratos em uma unidade de 19 g.

15. Chocolate zero 80% cacau da marca Divine

7 g de carboidratos em ¼ de barra ou 25 g.

16. Chocolate branco zero da marca Divine

13 g de carboidratos em ¼ de barra ou 25 g.

17. Milka Oreo da marca Milka

11 g de carboidratos em um tablete de 20 g.

18. Stikadinho da marca Neugebauer

7,8 g de carboidratos em uma unidade de 12,3 g.

19. Chocolate branco Galak

14 g de carboidratos em quatro quadrados ou 25 g.

20. Chocolate branco com cookies da marca Hershey’s

16 g de carboidratos em 1/5 de barra ou 25 g.

21. Tablete de chocolate branco da marca Cacau Show

11 g de carboidratos em uma unidade de 20 g.

22. Chocolate branco da marca Arcor

14 g de carboidratos em 1/6 de unidade ou 25 g.

23. Tablete de chocolate branco sem adição de açúcar

13 g de carboidratos em uma barrinha de 25 g.

24. Chocolate branco com coco da marca Trigostoso

12 g de carboidratos em uma unidade de 25 g.

Atenção

Como cada marca pode carregar diferentes quantidades de carboidratos, recomendamos que você sempre cheque a tabela nutricional que aparece na embalagem do produto para conferir se tal chocolate tem carboidrato e qual o teor do nutriente no produto.

E glúten? O chocolate tem?

Agora que já vimos que o chocolate tem carboidrato, chegou a hora de vermos se ele possui o glúten. Essa informação é especialmente importante para quem sofre com algum problema de saúde que impede a ingestão da substância, como a doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten, ou simplesmente decidiu exclui o glúten da sua alimentação.

O chocolate puro e não adoçado é livre de glúten. No entanto, os chocolates que recebem a adição de outros ingredientes em sua fabricação, como por exemplo as barrinhas com cookies, podem sim conter o glúten.

Quanto mais ingredientes forem usados no seu chocolate, maiores serão os riscos de que ele contenha o glúten. Alguns doces de chocolate incluem ingredientes com glúten – na forma de trigo ou na forma de malte de cevada (um adoçante frequentemente usado em doces, especialmente em confecções maltadas.

Há ainda o perigo da chamada contaminação cruzada: se o chocolate ou os ingredientes utilizados na sua produção forem processados, fabricados, embalados ou armazenados nos mesmos equipamentos, ambientes ou veículos que produtos que possuem o glúten, eles podem ser contaminados pela substância.

Por isso, se você não pode ou não quer ingerir o glúten junto com o seu chocolate, na hora em que for comprá-lo, analise a embalagem do produto para verificar se não existe o aviso de que se trata de um alimento com glúten ou que tem chances de possuir a substância.

O chocolate tem lactose?

O chocolate é derivado basicamente do cacau em pó que, por sua vez, vem dos grãos de cacau e ambos são livres de lactose, que é o açúcar do leite.

Entretanto, os ingredientes adicionados ao chocolate na fabricação fazem com que ele receba a substância. Por exemplo, como o próprio nome do produto já entrega, o chocolate ao leite é um doce que contém a lactose. Porém, a quantidade do açúcar do leite encontrada nele varia de produto para produto.

O leite também está presente na receita do chocolate branco. Já o chocolate amargo é uma versão mais pura de chocolate que, em teoria, apresenta uma quantidade mínima ou zero de lactose.

Em teoria porque a Food and Drug Administration (Administração de Medicamentos e Alimentos, tradução livre, FDA sigla em inglês) dos Estados Unidos testou 94 barras de chocolate amargo de diferentes partes dos Estados Unidos, que eram únicas em termos de linha e fabricante, e identificou que das 88 que não listavam o leite como um de seus ingredientes, 51 continham o produto.

Segundo a organização, em parte, isso acontece porque a maioria dos chocolates amargos é produzida em um equipamento que também é utilizado na fabricação do chocolate ao leite, fazendo com que traços do leite entrem no chocolate amargo – a já citada contaminação cruzada.

Para quem não pode ingerir a lactose, o ideal é sempre procurar por marcas confiáveis de chocolate amargo que deixem bem claro na embalagem do produto que ele não tem chances de conter lactose.

Referências Adicionais:

Você já imaginava que o chocolate tem carboidrato? Consome com maior frequência qual tipo dos citados acima? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.