Ads Top

Como Fazer Leite de Banana – Receitas e Dicas

Leite de banana

Há uma grande variedade de alternativas ao leite de origem animal que vão desde o leite de soja até os leites de castanhas, aveia, cânhamo, caju, coco, arroz, etc. Aprenda a seguir como fazer leite de banana, que pode ser menos comum que esses citados, mas trazer ainda benefícios interessantes.

O leite de banana é uma boa opção para uma pessoa que seja alérgica a castanhas, que evite a soja ou simplesmente esteja procurando um sabor diferente de todas as opções mais conhecidas. Ele é um leite vegano incrivelmente barato e fácil de fazer que você mesmo pode ir criando vários sabores apenas com os ingredientes que já tem em sua cozinha.

Caso você ainda não conheça, vale a pena conferir as inúmeras opções de leite vegetal que existem, entre elas o leite de castanha, o leite de amêndoas e o leite de arroz, por exemplo.

Rico em pectina, vitamina B6 e potássio, vale ressaltar que o leite de banana é nutritivo, cheio de fibras, tem um sabor suave, doce e é muito econômico.

As bananas são frutas energizantes e especialmente boas como lanche pré ou pós-treino. Podem reduzir a fadiga muscular e combater cólicas, além de serem muito suaves, não causando problemas para pessoas com estômago instável, o que significa que podem ser ótimas para quem tem dificuldade em consumir um café da manhã tradicional.

O leite de banana está cada vez mais popular por todos esses seus benefícios, e embora você os possa encontrá-lo nas lojas de alimentos alternativos, aprender como fazer leite de banana caseiro é importante porque é muito mais econômico, nutritivo, saboroso e não contém aditivos extras.

Por exemplo, para fazer o seu próprio leite de castanhas, elas devem ficar de molho durante toda a noite. Esse não é o caso da banana. Você pode simplesmente colocar algumas bananas em seu liquidificador e tomar leite de banana em poucos minutos.

Curiosamente, o leite de banana é o único leite de frutas, o que significa que algumas pessoas o consideram a alternativa mais facilmente digerível em comparação aos leites de castanhas ou grãos.

Os benefícios do leite de banana para a saúde

As bananas são frutas que contêm uma boa quantidade de vitamina B6, além de serem uma boa fonte de vitamina C, biotina, fibra dietética e oligoelementos como manganês e cobre.

O potássio presente nessa fruta proporciona benefícios cardiovasculares que ajudam o coração a funcionar normalmente e a baixar a pressão arterial. Ele também é excelente para prevenir cãibras musculares, o que torna essa uma das frutas preferidas dos atletas e qualquer pessoa que precise reabastecer seus eletrólitos.

As bananas são a letra “B” do acrônimo da dieta B.R.A.T (Banana, Rice – arroz em inglês, Aplesauce – compota de maçã em inglês, Toast – torrada em inglês), que é uma dieta recomendada para as pessoas que sofrem com um vírus estomacal, doenças que exijam uma dieta leve e também para combater a diarreia.

Por outro lado, quando as coisas não estão indo muito bem, as bananas também podem ajudar a regular o trato digestivo devido ao seu alto teor de fibras.

As bananas são frutas ricas em carboidratos, e por isso podem fazer com que os níveis de açúcar no sangue subam. Isso ocorre porque os carboidratos aumentam seu nível de açúcar no sangue mais do que outros nutrientes.

Isso significa que elas podem afetar bastante o controle de açúcar no sangue, mas por outro lado, além do açúcar, elas contêm algumas fibras. Ou seja, os açúcares das bananas são digeridos e absorvidos mais lentamente, o que pode impedir os picos de açúcar no sangue.

O leite de banana oferece os mesmos benefícios que a fruta, porém em forma líquida, além de ser um ótimo substituto para os leites e se tratar de uma bebida sem glúten, vegana, natural e paleo.

Por isso, acompanhe agora receitas de como fazer leite de banana caseiro e como o introduzir em sua alimentação para que você possa se beneficiar com todas as suas propriedades, além de ter uma ótima alternativa ao leite tradicional.

Informações nutricionais da banana

1 banana médica com cerca de 18 – 20 cm contém:

  • Calorias: 105 kcal
  • Carboidratos: 26,95g
  • Proteínas: 1,29g
  • Gorduras totais: 0,39g
  • Fibras: 3,1
  • Sódio: 1mg
  • Potássio: 422mg

Receitas de como fazer leite de banana

Veja essa receita de leite de banana caseiro e em seguida maneiras de como modificá-la para que você possa escolher a que mais lhe agrada ou ir provando vários sabores diferentes.

Rendimento: 1 ½ xícaras

Tempo de preparo: 2 minutos

Ingredientes:

  • 1 banana congelada
  • 1 xícara de água

Ingredientes opcionais:

  • Extrato de baunilha;
  • Tâmaras;
  • Canela;
  • Sal marinho;
  • Manteiga de amendoim;
  • Sementes de chia ou linhaça;
  • Manteiga de amêndoa cremosa;
  • Cúrcuma moída;
  • Noz-moscada ou canela.

Como fazer:

Adicione a banana, água e qualquer outro ingrediente opcional em um liquidificador de alta potência e bata por um minuto. Sirva imediatamente.

Se você deseja preparar um leite de banana com proteína, adicione duas colheres de sopa de manteiga de amêndoa cremosa ou de manteiga de amendoim.

Para o leite de banana com baunilha, adicione meia colher de chá de extrato de baunilha.

No caso de querer consumir esse leite com um sabor mais picante, adicione um quarto de colher de chá de canela e noz-moscada e depois aqueça no micro-ondas.

Dicas de como fazer leite de banana

Se você nunca fez leite de banana caseiro antes, veja essas dicas:

  1. Fatie suas bananas e congele-as antes de bater. Um liquidificador de alta potência aquece rapidamente os alimentos, por isso as bananas congeladas mantêm o leite fresco.
  2. Caso você tenha esquecido de congelar as bananas, adicione ½ xícara de água e ½ xícara de gelo.
  3. O leite de banana não é um leite de longa duração, portanto, só o faça na hora que irá consumir.
  4. Não se esqueça de que o leite de banana não é um shake de banana, sendo assim, não espere que seja uma bebida espessa. Ele contém uma consistência mais leitosa e aquosa.
  5. Use bananas maduras para obter uma doçura natural. Caso você goste da bebida mais doce, poderá adicionar 1 ou 2 tâmaras, um pouco de extrato de baunilha ou o que preferir.
  6. Para evitar que o leite escureça, você pode adicionar o suco de um limão fresco ou ácido cítrico.

Como usar o leite de banana

Para saber como usar o leite de banana, é importante ter em mente que ele não pode substituir o leite tradicional em todos os usos – mas não custa experimentar. Além de bebê-lo, você também pode usar para cozinhar aveia, dando um gostinho de pão de banana, adicioná-lo a cereais ou granola.

Esse leite também pode ser usado para fazer pudim de chia, vitaminas, panquecas, etc. Agora que você já sabe como fazer leite de banana e como usar na sua dieta, aproveite toda a sua criatividade para criar receitas com essa bebida extremamente saudável, sem glúten, sem lactose e muito nutritiva.

Você já sabia como fazer leite de banana? Pretende experimentar essa bebida diferente em casa? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.