Ads Top

Como Fazer Leite de Castanha-do-Pará – Receitas e Dicas

Leite de castanha-do-pará

Aprenda como fazer leite de castanha-do-pará se você precisa por questões de saúde ou escolheu adotar um estilo de vida vegano, sem a ingestão de produtos de origem animal como o leite de vaca.

Para quem sofre com problemas de saúde que impedem a ingestão do leite como a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca ou adotou um estilo de vida vegano, uma alternativa de substituição ao leite de vaca é justamente o leite de castanha-do-pará.

Existem diversas opções como o leite vegetal como o leite de amêndoas, o leite de aveia, o leite de arroz, o leite de castanha de caju, entre outros, fora o leite de castanha-do-pará.

Mas você sabia que além de poderem aparecer no lugar do leite em uma série de receitas culinárias, essas bebidas também são consideradas alternativas saudáveis para integrar uma dieta balanceada?

Particularmente, o leite de castanha-do-pará é conhecido for ser fonte do mineral selênio, que possui uma elevada ação antioxidante, e por conter um alto teor proteico.

Receita de como fazer leite de castanha-do-pará

Confira a seguir como você pode preparar o seu próprio leite de castanha-do-pará caseiro:

Ingredientes:

  • 1 xícara (ou 120 g) de castanhas-do-pará;
  • Água para deixar de molho;
  • 3 xícaras de água filtrada.

Como fazer:

Colocar as castanhas-do-pará em uma vasilha, cobri-las com o dobro de água para deixar de molho ao longo de oito horas – de um dia para o outro. Depois disso, escorrer, lavar bem e bater as castanhas no liquidificador com a água filtrada durante um minuto ou até triturar bem.

Coar o conteúdo obtido sob uma peneira bem fina, com o auxílio do voal, tecido ou de um pano fino. Se julgar necessário, coe mais uma vez para que o seu leite de castanha-do-pará fique bem fino.

Então, passar a bebida para uma garrafa ou pote de vidro bem limpo e esterilizado e guardar bem fechadinho na geladeira durante até cinco dias. Com o passar desse período, o leite de castanha-do-pará pode se separar em uma parte mais grossa e outra parte mais rala – caso isso aconteça com você, a recomendação é misturar antes de usar a bebida.

Como usar o leite de castanha-do-pará

Agora que já aprendemos como fazer leite de castanha-do-pará (que é um dos tipos de leite sem lactose), precisamos saber em que tipo de receita a bebida pode ser empregada, não é mesmo?

Pois bem, podemos utilizar o leite de castanha-do-pará na preparação de receitas de shakes, molhos, cremes, mingaus, sobremesas como pavê, bolos e pães, por exemplo.  

Uma sugestão para deixar o leite de castanha-do-pará com um gostinho mais adocicado para o consumo do dia a dia é batê-lo com tâmaras ou essência de baunilha.

Nutrição dos leites vegetais x Nutrição do leite de vaca

É importante saber que um leite vegetal não fornece os mesmos nutrientes que o leite de vaca. Portanto, quem troca o segundo pelo primeiro necessita complementar as refeições com outras fontes alimentares desses nutrientes que ficarem faltando.

Até existem algumas versões de leites vegetais comerciais e industrializados que são enriquecidos com nutrientes. Entretanto, quando aprendemos como fazer leite de castanha-do-pará ou qualquer outro leite vegetal em casa à base de um ingrediente que não tem os mesmos nutrientes que o leite convencional, é óbvio que haverá a ausência desses compostos.

Por exemplo, o tipo e a quantidade de proteínas encontradas no leite de vaca e nos leites vegetais são diferentes, ou seja, “nutricionalmente”, os leites vegetais não são equivalentes ou substitutos do leite de vaca, pois possuem composição diferente, com menos proteína e maior quantidade de gorduras.

Ou seja, é preciso reorganizar a dieta para equilibrar a ingestão com outras fontes de proteína vegetal ou animal ao longo do dia.

Com isso, se você resolveu trocar o leite de vaca por um leite vegetal, é aconselhável que procure a ajuda de um nutricionista para saber quais alimentos deve incluir nas refeições de modo que forneça ao seu organismo os nutrientes que estão presentes no leite de vaca e ausentes no leite vegetal escolhido por você.

Antes de fazer substituições ou mudanças radicais na dieta, é aconselhável buscar a orientação do médico ou do nutricionista.

Outros cuidados

Se aprendemos como fazer leite de castanha-do-pará é porque queremos utilizá-lo na dieta, não é mesmo? E se queremos utilizá-lo, é importante conhecer alguns cuidados recomendados em relação ao seu uso.

Já vimos acima que o leite de castanha-do-pará serve como fonte de selênio. Se por um lado isso é uma coisa boa, por outro isso é motivo para consumir a bebida de maneira equilibrada, sem exageros, já que a ingestão excessiva pode provocar uma intoxicação por selênio, que pode vir acompanhada de sintomas como vômito, náusea, cheiro de alho na respiração e distúrbios emocionais.

Além disso, o leite de castanha-do-pará pode causar alergia em pessoas que sofrem com sensibilidade a oleaginosas como pistache, castanha-de-caju, nozes e amêndoas.

Referências Adicionais:

Você já sabia como fazer leite de castanha-do-pará? Pretende experimentar em casa? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.