Ads Top

Como Funciona o Xantinon para Ressaca?

Muita gente gosta de beber, mas com certeza ninguém gosta de passar pela incômoda ressaca, não é mesmo? Por isso, ao ouvir falar de uma estratégia como o uso de Xantinon para ressaca, muitos baladeiros podem ficar para lá de animados.

Mas será que o medicamento realmente auxilia uma ressaca? E como será que ele funciona para essa finalidade?

Se essa é a sua dúvida, fique com a gente, pois no artigo de hoje, nós vamos tentar descobrir se o medicamento pode ser considerado um dos remédios para a ressaca .

Se não for, também fique com a gente, pois informação nunca é demais e sempre poderá ser útil algum dia em sua vida, para você ou alguém que você conhece.

Sobre a ressaca

Quando queremos entender se e como funciona o Xantinon para ressaca vale a pena conhecermos melhor do se trata essa condição.

A ressaca pode envolver sintomas como fadiga, fraqueza, sede excessiva, boca seca, dor de cabeça, dores musculares, náusea, vômito, dor de estômago, sono ruim, tontura, sensação de que o cômodo está girando, aumento de sensibilidade à luz e ao som, tremedeira, redução na habilidade para se concentrar, batimento cardíaco rápido e distúrbios de humor como depressão, ansiedade e irritabilidade.

Os sinais da ressaca costumam encontrar-se em pleno vigor na manhã seguinte a uma noite de muita bebedeira e podem variar de acordo com a quantia de álcool que foi ingerida.

Como se eles já não fossem ruins o suficiente, ter ressacas com frequência pode resultar problemas no desempenho profissional e conflitos no ambiente de trabalho.

O Xantinon para ressaca

De acordo com informações da bula de Xantinon Complex na versão solução oral, o medicamento é indicado para auxiliar no tratamento dos distúrbios do fígado.

Ao explicar o modo de funcionamento do remédio, o documento informa que os componentes ativos do produto – a metionina, a betaína e a colina – são nutrientes que contribuem com a eliminação da bile e com o metabolismo de gorduras no fígado, favorecendo assim uma melhoria no funcionamento do órgão.

A bula do medicamento não menciona o uso do medicamento para prevenir ou tratar a ressaca. Entretanto, existem pessoas que fazem uso de hepatoprotetores (substâncias que protegem o fígado contra agentes tóxicos como álcool e alimentos pesados) como Xantinon e o remédio Epocler para ajudar a lidar com os efeitos de uma sessão de bebedeira.

Há ainda aqueles que fazem uma espécie de coquetel misturando o Xantinon com água e outros remedinhos como Gelmax, Engov e Epocler, argumentando que apesar de não curar a ressaca, a mistura ajuda a lidar com a condição.

A farmacêutica Viviane Veronezzi, até afirmou que o uso dos hepatoprotetores está liberado, desde que eles sejam utilizados com bom senso. No entanto, misturar vários remedinhos e tomar de uma vez não se encaixa no que poderíamos chamar de bom senso, não é mesmo?

Mas qual seria a relação entre os hepatoprotetores e a ressaca?

Teoricamente, o uso dos hepatoprotetores por parte de quem bebe muito faz sentido porque não é novidade para ninguém que encher a cara de álcool não é nada bom para a saúde do fígado.

O álcool é metabolizado principalmente pelo fígado, ele é metabolizado no organismo na forma de acetaldeído, uma substância que é tóxica e cancerígena.

Entretanto, além desses remedinhos não garantirem que o fígado ficará imune aos malefícios do álcool, especialmente se a bebedeira ocorrer de maneira excessiva, também não dá para dizer que eles vão curar uma ressaca.

Os chamados hepatoprotetores podem até promover uma diminuição dos sintomas, no entanto, em muitos casos eles agravam a irritação do estômago que pode ser provocada pela ingestão de bebidas alcoólicas. 

Isso sem contar que o tempo é a única cura certa para a ressaca, ainda que estratégias como consumir água e sucos de fruta, fazer um lanchinho com alimentos suaves como torradas, bolachinhas de sal ou caldos, tomar um analgésico e dormir possam auxiliar a sentir-se melhor durante a ressaca.

Por mais inofensivo que um medicamento pareça ser, antes de utilizar qualquer tipo de remedinho antes ou depois da bebedeira para tentar combater a ressaca consulte o médico para garantir que a substância em questão realmente pode ajudar e, principalmente, não pode trazer algum tipo de prejuízo para a sua saúde, especialmente no modo em que você planeja usar.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações profissionais e qualificadas do médico.

Até porque Xantinon tem restrições de uso

O medicamento não pode ser usado por pessoas que sofrem com alergia a qualquer um dos componentes da sua formulação.

Além disso, os pacientes que sofrem com a insuficiência hepática não podem tomar o remedinho sem antes consultarem o médico.

Atenção: a ressaca pode se tornar uma emergência médica

Ao abordarmos se e como funciona o Xantinon para ressaca, não podemos deixar de destacar que existem casos em que a condição se enquadra na categoria de uma emergência médica.

Há sintomas mais severos que podem acompanhar uma ressaca e são indícios de uma intoxicação ou overdose alcoólica, condição considerada potencialmente fatal.

Por isso, a organização adverte que é necessário ligar para o serviço local de emergência quando uma pessoa que consumiu bebidas alcoólicas apresentar sinais como:

  • Confusão;
  • Vômito;
  • Convulsões;
  • Respiração lenta – menos de oito respirações por minuto;
  • Respiração irregular – uma lacuna de mais de 10 segundos entre as respirações;
  • Pele azulada ou pálida;
  • Baixa temperatura corporal – hipotermia;
  • Dificuldade para permanecer consciente;
  • Desmaio (inconsciência) sem poder ser acordado – uma pessoa inconsciente que não pode ser despertada corre o risco de falecer, alerta a Mayo Clinic.

Caso você desconfie que alguém tem intoxicação ou overdose alcoólica, mesmo que a pessoa não apresente os sintomas clássicos, é necessário procurar o cuidado médico imediatamente, avisa a organização.

Referências Adicionais:

Você já sabia como funciona o xantinon para ressaca? Pretende experimentar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.