Ads Top

Kaloba Aumenta a Imunidade?

Kaloba Aumenta a Imunidade?

A imunidade é o sistema de defesa do nosso organismo e quando alguém diz que algo pode fortalecê-lo, é normal que a gente fique animado. Isso não é diferente ao ouvirmos falar que o Kaloba aumenta a imunidade.

Entretanto, antes de sairmos correndo atrás desse remedinho natural, precisamos cavar mais fundo para entender se ele realmente pode contribuir com o nosso sistema imunológico e se o seu uso é seguro para todas as pessoas.

A propósito, saber como fortalecer o sistema imunológico nunca é demais para ninguém, não é mesmo?

O que é e para que serve Kaloba?

O Kaloba é um medicamento fitoterápico composto pelo extrato das raízes da planta Pelargonium sidoides, que também é conhecida pelo nome de gerânio sul-africano. Trata-se de uma planta que tem sido utilizada na medicina popular desde o ano de 1665.

Este remedinho natural pode ser encontrado no formato de comprimidos ou de solução oral em gotas e a sua comercialização exige a apresentação da receita médica.

Kaloba pode ser indicado para o tratamento dos sintomas de infecções agudas do sistema respiratório como resfriado, sinusite, infecção da garganta, faringite, amigdalite e bronquite não alérgica, principalmente de origem viral. O medicamento se propõe a diminuir a duração da doença e a intensidade dos sintomas.

Esses sintomas podem incluir: tosse com catarro, coriza, tosse seca, obstrução nasal, dor de cabeça, secreção de muco, dor no peito, dor de garganta, dificuldade para engolir, mal-estar, indisposição e inflamação na garganta.

A eficácia da planta que dá origem ao fitoterápico –  Pelargonium sidoides ou gerânio sul-africano – foi demonstrada por meio de estudos clínicos a partir da década de 1970. Já os estudos clínicos realizados com Kaloba em si apontaram uma melhora dos sintomas das infecções respiratórias entre o primeiro dia e o quarto dia de tratamento com o remédio.

Por sua vez, a melhora completa é observada geralmente até o sétimo dia de tratamento com o medicamento.

E então, é verdade que o Kaloba aumenta a imunidade?

De acordo com informações da farmacêutica Mafalda Abreu, é por conta das suas propriedades estimulantes do sistema imunológico e devido a sua atividade que contribui com a eliminação de secreções que o Kaloba pode ser prescrito pelo médico para tratar os sintomas de infecções respiratórias agudas como as previamente mencionadas.

Além disso, a bula de Kaloba da Takeda na versão comprimidos explica que o fitoterápico auxilia as defesas naturais do organismo em relação ao combate às infecções provocadas por microrganismos.

Conforme um estudo apontou, a planta que dá origem ao medicamento –  Pelargonium sidoides ou gerânio sul-africano – amenizou os sintomas e diminuiu a duração de resfriados.

Entretanto, é importante observar que Kaloba atua de maneira favorável à imunidade para um caso em particular: as infecções agudas do sistema respiratória. Portanto, se você busca uma alternativa para melhorar a sua imunidade, o ideal é que consulte o auxílio do médico para saber qual estratégia é a mais indicada para o seu caso em particular. Até porque é necessário apresentar a receita médica para levar o fitoterápico para casa.

A consulta ao profissional também vale a pena para verificar se a baixa da imunidade que você suspeita ter desenvolvido não pode estar associada a algum outro tipo específico de problema de saúde e, caso o mesmo seja confirmado, começar rapidamente a seguir o melhor tratamento para a condição em questão.

Efeitos colaterais de Kaloba

Agora que já abordamos se Kaloba aumenta a imunidade, vamos conhecer algumas reações adversas que podem ser provocadas pelo medicamento fitoterápico.

Pois bem, este remedinho natural pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Dor de estômago;
  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Hepatotoxicidade (toxicidade no fígado);
  • Hepatite (inflamação no fígado);
  • Sangramento discreto da gengiva ou do nariz;
  • Reações de hipersensibilidade como erupção cutânea e prurido (coceira);
  • Elevação das enzimas hepáticas.

Ao experimentar esses sintomas ou algum outro tipo de reação adversa durante o tratamento com o fitoterápico, informe o médico a respeito do problema mesmo que não imagine se tratar de um efeito colateral tão grave assim.

Isso é aconselhável porque permite verificar a real seriedade do sintoma em questão, receber o tratamento apropriado e saber direitinho se deve continuar ou não a utilizar Kaloba.

Por exemplo, uma ocorrência de hepatotoxicidade exige a interrupção imediata do uso do medicamento e a consulta ao médico, de acordo com o que adverte a bula de Kaloba da Takeda na versão comprimidos.

Vale a pena saber que a lista de sintomas da hepatotoxicidade ou doença tóxica do fígado pode incluir: febre, diarreia, urina colorida, coceira, icterícia (amarelamento na pele e nos olhos), dores de cabeça, falta de apetite, dor no estômago, vômito, perda de peso e fezes brancas ou cinzas.

Os sintomas podem ocorrer horas depois da pessoa entrar em contato com a causa da hepatotoxicidade ou doença tóxica do fígado, mas também é possível que o indivíduo sinta-se lentamente pior ao longo de dias ou semanas de exposição frequente ao causador do problema.

Contraindicações e cuidados com Kaloba

O medicamento fitoterápico não pode ser utilizado pelas seguintes pessoas:

  • Pacientes que sofrem com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da sua formulação;
  • Pacientes que possuem doença no fígado – se você desconfia que tem algum problema hepático, conheça possíveis sintomas de problemas no fígado e consulte o médico caso apresente um ou mais dos sinais;
  • Crianças com menos de um ano de idade – no caso da versão em gotas do remédio;
  • Crianças com idade inferior aos 12 anos – no caso da versão em comprimidos de Kaloba;
  • Mulheres grávidas – sem que haja a autorização médica;
  • Mulheres que amamentam.

Antes de iniciar o tratamento com o remédio, o paciente necessita informar ao médico a respeito dos outros medicamentos, suplementos ou plantas que já utilize para que o profissional verifique se não pode fazer mal usar todos ao mesmo tempo.

Referências adicionais:

Você já se perguntou se kaloba aumenta a imunidade? Pretende experimentar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.