Ads Top

Remédio para Infecção Urinária – 5 Mais Usados

Remédio para Infecção Urinária

Uma infecção bastante comum é a que afeta o trato urinário. Além do incômodo causado pela infecção, podem ocorrer complicações se você não usar o remédio para infecção urinária correto. Confira a seguir para descobrir os procedimentos para resolver esse problema.

Muitas podem ser as causas de infecção urinária, mas na maioria dos casos a infecção é causada pela bactéria Escherichia coli.

Em geral, o problema pode ser tratado com vários tipos de antibióticos, mas também há opções de remédio caseiro para infecção urinária.

A seguir, você vai conhecer os medicamentos mais usados para tratar a infecção urinária além de saber quais são os tratamentos caseiros que podem ser adotados para tratar e também para prevenir novas infecções.

Identificando uma infecção urinária

Antes de mais nada, é importante identificar se o que você tem é realmente uma infecção urinária. Vale lembrar que o uso de antibióticos sem orientação médica é extremamente perigoso e pode comprometer a saúde de bactérias que vivem no nosso organismo e que são necessárias para o processo digestivo.

Sintomas comuns de infecção urinária são:

  • Necessidade frequente ou urgente de urinar;
  • Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  • Odor forte na urina;
  • Dor abdominal ou pélvica;
  • Sangue na urina;
  • Urina turva.

A análise dos sintomas e um simples teste de urina costumam ser mais do que suficientes para identificar a presença de bactérias nocivas no trato urinário e confirmar a infecção.

A amostra de urina coletada também permite identificar qual o tipo de bactéria presente no trato urinário por meio de um exame de cultura bacteriana. Aproximadamente 90% dos casos de infecção urinária são causados pela bactéria Escherichia coli, mas outros tipos de bactérias como a Staphylococcus saprophyticus, a Staphylococcus epidermidis, a Staphylococcus aureus e a Klebsiella pneumoniae também podem causar a infecção.

Alguns médicos também podem solicitar exames extras caso suspeitem que a infecção urinária atingiu outros órgãos como os rins, por exemplo.

Tratando uma infecção urinária

Os antibióticos são os medicamentos mais usados para tratar a infecção urinária já que ela geralmente é causada por bactérias. Tais medicamentos matam as bactérias responsáveis pela infecção.

Vários tipos de antibióticos podem ser prescritos pelo médico e a escolha do melhor remédio vai depender de fatores como:

  • a gravidade da infecção;
  • o tipo de bactéria;
  • o tempo de infecção;
  • o histórico médico do paciente e a resposta do paciente a outros medicamentos.

O tempo de tratamento também vai depender de todos os fatores acima. Geralmente, o uso de antibióticos por 2 a 3 dias é suficiente para tratar uma infecção leve, mas algumas pessoas precisam tomar antibióticos por 7 ou 10 dias. Infecções mais graves podem precisar de antibióticos por 14 dias ou mais.

Por meio da análise do histórico médico e do resultado do exame de urina, um médico será capaz de indicar o tratamento mais eficaz e o antibiótico mais adequado para o caso.

Conheça a seguir quais são esses remédios mais usados no tratamento da infecção urinária e várias dicas caseiras que também podem ajudar a aliviar os sintomas.

Remédios para infecção urinária mais usados

1. Trimetoprima e sulfametoxazol

A combinação dos compostos ativos trimetoprima e sulfametoxazol resulta em um antibiótico conhecido comercialmente como Bactrim. Trata-se de um antibiótico que pode ser usado para tratar vários tipos de infecções, inclusive a infecção urinária.

A dose recomendada vai depender da gravidade da infecção e do peso e idade do paciente. O medicamento geralmente é tomado 2 vezes ao dia durante um período de 5 ou 7 dias. Se os sintomas não melhorarem depois de uma semana de tratamento, é preciso retornar ao médico.

Efeitos colaterais como náusea, vômito e erupções cutâneas podem ser observados.

2. Nitrofurantoína

A nitrofurantoína (Macrodantina) é um antibiótico usado no tratamento de infecções agudas e crônicas do trato urinário.

É comum que os médicos recomendem a dose de 1 comprimido de 100 miligramas de nitrofurantoína a cada 6 horas durante 7 ou 10 dias.

Alguns efeitos adversos como dor de cabeça, diarreia, vômito e dor epigástrica podem surgir, mas tomar o medicamento acompanhado de uma refeição pode reduzir o risco de desconfortos gastrointestinais.

3. Fosfomicina

A fosfomicina trometamol (Monuril) é um antibiótico usado para tratar infecções urinárias leves. Esse medicamento é encontrado na forma de granulados em envelopes. O conteúdo do envelope de fosfomicina deve ser misturado em água.

Esse antibiótico é prescrito em dose única, mas em alguns casos o médico pode pedir para que você repita a dose dentro de 24 horas ou aumente a dose inicial dependendo do seu caso.

Efeitos adversos não são comumente observados, mas pode ocorrer náusea, diarreia, dispepsia, dor de cabeça e tontura.

4. Cefalexina

A cefalexina (Keflex) é um antibiótico capaz de eliminar bactérias do tipo Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae. As doses dependem da idade, do peso e da gravidade da infecção e podem variar de 1 a 4 gramas por dia divididos em várias doses.

Dentre os efeitos colaterais mais comuns se destacam a diarreia, a urticária, a indigestão, a gastrite e a dor abdominal. Mas dificilmente esses efeitos adversos são de fato observados.

5. Amoxicilina

A amoxicilina (Amoxil) é um antibiótico bastante conhecido e eficaz no combate a diversos tipos de infecções. A dose comumente indicada é de 250 miligramas a cada 8 horas. Mas a dosagem e o tempo de tratamento devem ser determinados por um médico.

Alguns efeitos adversos que podem ocorrer durante o uso do medicamento incluem diarreia, náusea e irritações na pele.

Outros antibióticos menos usados

 – Levofloxacina

A levofloxacina (Levaquina) pertence a um grupo de antibióticos conhecido como fluoroquinolonas. Antibióticos dessa classe só são indicados quando a infecção não responde aos antibióticos descritos anteriormente.

As fluoroquinolonas podem causar efeitos colaterais mais intensos do que os sintomas da própria infecção e, por esse motivo, elas só são usadas em casos mais graves – como quando a infecção afeta os rins, por exemplo, ou quando ela não responde a outros antibióticos.

– Ciprofloxacina

Outro remédio da classe das fluoroquinolonas é a ciprofloxacina (Cipro). Ela também só é prescrita quando o paciente não apresenta melhora no quadro infeccioso com o uso de outros antibióticos menos agressivos.

– Ceftriaxona

A ceftriaxona sódica (Rocefin) é um antibiótico injetável usado para combater infecções graves e apenas um profissional da saúde pode administrar esse tipo de medicamento intravenoso.

Tratamento Caseiro

O corpo humano é capaz de eliminar bactérias prejudiciais presentes no trato urinário por meio da urina. Se o seu sistema imunológico estiver forte o suficiente para combater a infecção e você urinar bastante, é possível que uma infecção urinária leve se cure sozinha, mas é sempre bom buscar orientação médica para confirmar a necessidade ou não de usar um antibiótico.

Ainda que você precise usar um antibiótico prescrito, as dicas abaixo podem aliviar os sintomas mais rapidamente além de reduzir o risco de infecções recorrentes.

Veja algumas dicas para fortalecer o sistema imunológico para combater infecções.

– Ingerir bastante líquidos

A água é um ótimo remédio caseiro para infecção urinária. Isso porque quanto mais líquidos você ingerir, mais vontade de urinar você vai sentir e maiores são as chances de o seu corpo eliminar bactérias nocivas do organismo por meio do xixi.

Segundo um estudo publicado em 2003 no European Journal of Clinical Nutrition, a micção regular ajuda a eliminar bactérias do trato urinário. Outros estudos indicam que a baixa ingestão de líquidos pode estar relacionada com infecções urinária recorrentes.

Capriche na ingestão de água e de outros líquidos saudáveis para que as bactérias causadoras da infecção sejam eliminadas o mais rápido possível através da urina.

– Urinar sempre que sentir vontade

Segurar o xixi pode causar muito desconforto. Esse hábito também pode promover a multiplicação de bactérias que ficam presas no trato urinário.

Assim, é indicado urinar sempre que sentir vontade para que tais bactérias sejam eliminadas na urina e não tenham chance de se proliferar.

– Usar compressa quente

A aplicação de uma compressa quente na região do abdômen inferior pode reduzir o desconforto e a dor causados pela infecção.

– Tomar suco de cranberry

O cranberry parece conter um composto que impede a adesão de bactérias nocivas as paredes do trato urinário. É isso o que diz um estudo do Journal of Medicinal Food de 2009.

Outras pesquisas também mostram que o suco de cranberry natural pode reduzir o risco de infecções, mas alguns estudos indicam que a fruta pode não ser tão eficaz assim.

Ainda que não exista um consenso entre os cientistas sobre a eficácia da fruta no tratamento e na prevenção da infecção urinária, existem outros benefícios associados ao suco de cranberry e beber um suco natural da fruta certamente não te fará mal.

– Usar probióticos

Os alimentos probióticos ajudam a promover o equilíbrio de bactérias no trato urinário, aumentando a quantidade de bactérias boas para a saúde e reduzindo o risco de novas infecções.

Uma pesquisa publicada em 2013 no Canadian Journal of Urology sugere que Lactobacillus ajudam a prevenir infecções urinárias em mulheres adultas.

Um outro estudo publicado no ano seguinte no periódico World Journal of Gastroenterology mostrou que a ingestão de probióticos aumenta os níveis de bactérias saudáveis no intestino e reduz os efeitos adversos relacionados ao uso de antibióticos.

– Consumir vitamina C

Uma pesquisa de 2013 publicada na revista científica Reviews in Urology mostrou que aumentar a ingestão de vitamina C não só fortalece o sistema imunológico como também pode deixar a urina mais ácida. Esse ambiente ácido causa a morte de bactérias responsáveis pela infecção.

Exemplos de alimentos ricos em vitamina C incluem o kiwi, a laranja e o brócolis que além da vitamina C fornecem muitos outros nutrientes.

– Evitar o consumo de bebidas que irritam a bexiga

O consumo de bebidas alcoólicas, café, refrigerante e sucos cítricos podem irritar a bexiga. Pode ser uma boa estratégia limitar a ingestão desse tipo de bebida tanto para evitar a piora de uma infecção quanto para se prevenir.

– Limpar a região genital da frente para trás

Essa dica é especialmente importante para as mulheres. Ao usar o banheiro, é recomendado limpar a região genital sempre da frente para trás. Isso porque a limpeza de trás para a frente pode favorecer a migração de bactérias das fezes para o trato urinário, o que aumenta os riscos de infecção urinária.

– Ter uma boa higiene sexual

Muitas bactérias são transmitidas por meio de uma relação sexual e adotar algumas medidas de higiene simples podem diminuir o risco de uma infecção.

Exemplos incluem urinar antes e depois de ter uma relação sexual, usar preservativo e lavar os órgãos genitais ou trocar de preservativo depois de fazer sexo anal.

– Usar alguns suplementos naturais

Alguns suplementos naturais estão associados com a prevenção e a redução da recorrência de infecções.

A D-manose, por exemplo, é um tipo de açúcar encontrado no cranberry que parece ser eficaz no tratamento e na prevenção da infecção urinária. Esse achado foi publicado em um estudo piloto publicado em 2016 no European Review for Medical and Pharmacological Sciences.

Outros estudos indicam que o extrato de cranberry, o extrato de alho e a folha de uva ursina podem prevenir infecções urinárias.

Considerações importantes

Em qualquer tipo de problema de saúde, é importante considerar a opinião de um bom médico para um tratamento mais rápido e eficaz bem como se informar sobre os benefícios e riscos do tratamento escolhido. Algumas informações importantes que você precisa saber ao tratar uma infecção urinária são:

Risco de efeitos adversos e contraindicações

Vários dos antibióticos mencionados aqui podem causar efeitos colaterais como erupção cutânea, náusea, vômito, diarreia e dor de cabeça.

Além dos efeitos adversos que podem ocorrer, é importante lembrar que os antibióticos são medicamentos controlados que devem ser tomados exatamente como o médico prescrever.

Mulheres grávidas ou pessoas que usam outros medicamentos devem conversar com um médico para que ele prescreva um antibiótico que não prejudique a gestação e nem interfira na ação de outros remédios.

Importância de tomar o antibiótico de acordo com as orientações médicas

Mesmo quando os sintomas desaparecerem, é importante continuar o tratamento pelo tempo indicado pelo médico.

É comum se sentir melhor depois de 1 ou 2 dias após o início do tratamento, mas é bem provável que as bactérias não sejam totalmente eliminadas se o uso do antibiótico for interrompido antes da hora.

Há também o risco de as bactérias nocivas se tornarem resistentes ao medicamento, o que dificulta o tratamento de uma nova infecção no futuro. Assim, só pare de tomar um antibiótico quando o seu médico disser que é seguro parar.

Além dos antibióticos

O uso de um analgésico nos primeiros dias de tratamento também pode ajudar a aliviar a dor, mas o antibiótico costuma dar conta do recado sozinho.

Analgésicos contendo metenamina ou fenazopiridina em sua composição são boas opções para amenizar os sintomas, mas não são capazes de curar a infecção. Outros remédios como o acetaminofeno e o ibuprofeno também podem aliviar sintomas como dor e febre.

O que fazer em casos de infecções recorrentes

Se a sua infecção urinária é recorrente, você precisa conversar com um médico sobre os fatores que podem estar contribuindo para que a infecção volte para tentar elimina-los.

Algumas recomendações específicas de tratamento também podem ser indicadas pelo médico para diminuir a frequência de infecções, tais como:

  • usar uma dose baixa de antibióticos por tempo prolongado;
  • tomar uma dose única de antibiótico logo depois de ter uma relação sexual;
  • optar por terapia hormonal com estrogênio, em casos de mulheres na pós-menopausa.

Quando ir ao médico

É preciso procurar um médico se:

  • os sintomas não desaparecerem;
  • os sintomas piorarem;
  • efeitos colaterais surgirem durante o uso do medicamento;
  • os sintomas voltarem logo depois do tratamento.

No caso de infecções graves, pode ser necessário usar antibióticos em doses mais altas ou por via intravenosa em um hospital para tratar o problema e evitar complicações sérias de saúde.

Referências Adicionais:

Você já conhecia os remédios para infecção urinaria? Já foi diagnosticado com isso? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.