Ads Top

10 Vegetais Ricos em Carboidratos

Batata rica em carboidratos

Veja quais são os vegetais ricos em carboidratos, seus benefícios e quantidades de carboidratos presentes em cada um deles para manter o consumo ideal deste nutriente sem perder os seus benefícios à saúde.

Pode-se dizer que os carboidratos são os mais incompreendidos entre os macronutrientes. Isso porque eles possuem várias formas e variados níveis de valor nutricional, sendo um pouco difícil de entender quais irão te ajudar com seus objetivos de saúde e boa forma e quais irão retardar o processo.

Às vezes se torna um pouco confuso saber quais vegetais comer e quais evitar, principalmente quando o objetivo é manter uma dieta low carb (baixa em carboidratos). Se o seu objetivo é a perda ou controle de peso, pretende emagrecer ou aumentar a massa muscular, é importante estar ciente de quais são os vegetais ricos em carboidratos e quais não são.

Aproveite também para conhecer as diferenças entre carboidratos simples e complexos e veja uma lista dos melhores carboidratos saudáveis.

O que são vegetais ricos em carboidratos

Os vegetais podem ser classificados como vegetais ricos em amido e vegetais pobres em amido. Todos contêm carboidratos, porém, aqueles que são ricos em amido contêm mais carboidratos se comparados aos que não são.

Ambos são saudáveis, até porque os que são ricos em amido fornecem energia e nutrientes como minerais, fibras e vitaminas e podem fazer parte de uma dieta saudável.

Geralmente, quanto mais amido tiver o vegetal, maior será o seu teor de carboidratos. Uma maneira prática de identificar vegetais ricos em carboidratos é o sabor mais adocicado, como por exemplo a batata-doce, a abóbora e a batata comum.

A doçura que você sente ao comê-los é efetivamente uma indicação de que são vegetais ricos em carboidratos.

A glicose é o produto do metabolismo do carboidrato na corrente sanguínea. Ela é um açúcar simples que circula na corrente sanguínea e alimenta os processos bioquímicos do corpo desde as funções cerebrais até o movimento muscular.

Porém, comer muito carboidrato não é necessariamente uma coisa boa, principalmente no caso das pessoas que vivem um estilo de vida sedentário.

Os vegetais ricos em carboidratos têm um efeito mais drástico nos níveis de açúcar no sangue do que aqueles com baixo teor, e por sua vez, afetam os níveis de insulina, o que geralmente leva ao ganho de peso ou a problemas de perda de peso, mesmo praticando exercício físico regularmente.

Classificação do IG dos vegetais ricos em carboidratos

O IG, que significa índice glicêmico, mede a rapidez com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue em comparação com a carga glicêmica (GL), que influencia o tamanho da porção de um alimento. O IG é medido em uma escala de 0 a 100, tendo a glicose pura (açúcar) com um valor de 100.

Os carboidratos de queima rápida (carboidratos simples) como os doces, frutas, sucos e refrigerantes são altos na escala IG e podem aumentar o açúcar no sangue rapidamente.

Por outro lado, os carboidratos de queima mais lenta, que são chamados de carboidratos complexos, como as cenouras, couve-flor, ervilhas, brócolis, alface, berinjela, tomate, cebola, pimentão vermelho e vagem, mantêm o açúcar no sangue mais nivelado ao longo do dia.

Vegetais ricos em carboidratos x Perda de peso

As pessoas que procuram perder peso ou manter o peso provavelmente já devem ter feito alguma pesquisa e leram que, geralmente, o melhor caminho a seguir é uma dieta com baixo teor de carboidratos.

Há diferentes planos de alimentação para isso, que vai desde a dieta cetogênica (baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura), dieta paleo ou dieta Dukan (baixo carboidrato, alta proteína) à dieta Zone (baixo IG).

Deitas com baixo teor de carboidratos não equivalem automaticamente à diminuição de massa corporal. Muitas vezes, as dietas ricas em proteína também podem levar ao ganho de peso – tudo se resume à questão do equilíbrio.

A prática regular de exercício físico combinado com alimentos ricos em nutrientes e com porções corretas, que incluem carboidratos fibrosos, como legumes, irão te ajudar na sua jornada de perda de peso ou controle de peso.

Tudo se resume em encontrar uma maneira de se alimentar que você goste e que seja sustentável ao longo da vida ao invés de ser algo apenas para perder peso.

Vegetais ricos em carboidratos x Massa muscular magra

Existe uma correlação entre a construção de massa muscular magra e queima de gordura.

Pesquisas mostram que, assim como as proteínas, os músculos também precisam de carboidratos como um catalisador para o processo de síntese de proteínas para todo o corpo.

Um exemplo disso seria que um homem comum precisa de uma porção de 3:1 de carboidratos para proteínas como um lanche pós-treino para assim acelerar a construção e a regeneração muscular.

Lista dos 10 vegetais ricos em carboidratos

Veja agora uma lista com alguns dos vegetais mais consumidos que são ricos em carboidratos. É importante saber que a lista abaixo é uma diretriz aproximada e se correlaciona com o vegetal em seu estado bruto.

O cozimento de vegetais altera quimicamente sua composição molecular e, portanto, altera o teor de carboidratos e o tamanho da porção.

  1. Cenoura (picada): 1 xícara = 12,07 g de carboidratos;
  2. Feijão carioca: 1 xícara = 32,66 g de carboidratos;
  3. Feijão branco: 1 xícara = 7,4 g de carboidratos;
  4. Grão de bico: 1 xícara = 46,56 g de carboidratos;
  5. Milho: 1 xícara= 25,52 g de carboidratos;
  6. Ervilhas: 1 xícara = 25,01 g de carboidratos;
  7. Feijão-de-lima ou feijão verde: 1 xícara = 6,08 de carboidratos;
  8. Batata-doce (picada): 1 xícara =53,06 g de carboidratos;
  9. Abóbora (picada): 1 xícara = 7,81 g de carboidratos;
  10. Batata (cortada em cubos): 1 xícara = 26,25 g de carboidratos.

Agora que você já sabe quais são os vegetais ricos em carboidratos, poderá escolher quais consumir e quando utilizá-los para obter o melhor proveito deles na sua rotina alimentar.

Você já conhecia os vegetais ricos em carboidratos? Pretende incluir algum na sua dieta agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.