Ads Top

4 Benefícios do Jambo Rosa – Para Que Serve e Propriedades

Jambo rosa

O jambo rosa (Syzygium jambos L) é uma das variedades do jambo, uma fruta produzida por uma árvore tropical, conhecida pelo nome de jambeiro. Você sabia que o jambo é parente de algumas categorias bastante conhecidas por aqui no Brasil como a goiaba, a pitanga, o melão, a jabuticaba, entre outras frutas tropicais?

Mas falando sobre o jambo rosa, em particular, ele é citado como um alimento de textura esponjosa, de formato oval ou piriforme (que apresenta um formato de pera), que possui um tamanho médico de 3 cm a 5 cm de diâmetro e é nativo do Arquipélago Malaio.

A fruta costuma ser comercializada, em São Paulo – SP e outras capitais, em estabelecimentos que vendem frutas exóticas. Apesar disso, o jambo rosa também pode ser encontrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além de ser consumido ao natural, o alimento pode ser utilizado em receitas de doces e drinks.

Aproveite para conhecer outras frutas exóticas brasileiras e seus benefícios e veja os benefícios do suco de jambo.

Para que serve – 4 benefícios do jambo rosa

Agora que já estamos mais familiarizados com o alimento, que tal conhecermos algumas vantagens e utilidades que já foram associadas ao jambo rosa? Confira na lista a seguir:

1. As propriedades do jambo rosa

Substâncias como proteínas, lipídeos e vitamina C podem ser encontradas na composição do alimento.

2. Fonte de vitamina C

De acordo com informações, o jambo rosa faz parte daquele grupo de frutos que funcionam como fonte de vitamina C. Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o nosso organismo necessita desse nutriente, mas saberia explicar por quais motivos ele é exigido para o corpo humano funcionar corretamente?

Pois bem, conforme informações, a vitamina C é classificada como um antioxidante, ao mesmo tempo em que é importante para o tecido conjuntivo.

O nutriente também contribui com o processo de cura/cicatrização e colabora com a absorção de ferro por parte do organismo.

Ainda segundo informações, a vitamina ainda exerce um papel na promoção de um sistema imunológico saudável, é necessária para o crescimento e desenvolvimento adequado do corpo e atua na reparação e manutenção da cartilagem, dos ossos e dos dentes.

Como se não bastasse, o nutriente produz uma proteína que é empregada na formação dos tendões, dos ligamentos, dos vasos sanguíneos e da pele, assinalou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Por se tratar de uma vitamina solúvel em água, ou seja, os seus resquícios são eliminados do organismo por meio da urina, é preciso certificar-se de fornecer suprimentos contínuos de vitamina C ao corpo por meio de alimentos que contenham o nutriente.

3. Embelezar o pomar

Para quem não se agradar muito do sabor do jambo rosa, que realmente não é considerado muito saboroso, a boa notícia é que ele pode ser utilizado para enfeitar ou embelezar um pomar, já que é bastante utilizado em ornamentação.

4. Produção de bebidas

Na Índia, o jambo rosa é empregado na produção da bebida alcoólica conhecida pelo nome de aguardente.

Receitas com jambo rosa

1. Compota de jambo

Ingredientes:

  • 10 jambos rosa bem lavados e higienizados;
  • 2 xícaras de água;
  • 2 e 2/3 de xícaras de açúcar.

Modo de preparo:

Descascar os jambos, reservar a casca e cortar as polpas ao meio no sentido do comprimento; Colocar as cascas da fruta dentro de uma panela juntamente com e levar ao fogo até obter um líquido da coloração rosa; Desligar o fogo, coar o conteúdo da panela e transferir o líquido para outra panela com o açúcar e as polpas do jambo;

Na sequência, levar ao fogo e cozinhar até formar uma calda meio grossa. Desligar, esperar esfriar e passar a compota para um potinho apropriado.

A receita rende cinco porções.

2. Molho de jambo rosa

Ingredientes:

  • 2 unidades de jambo rosa bem lavadas e higienizadas;
  • 20 g ou 4 colheres de sopa de cheiro verde;
  • 50 ml ou 3 colheres de sopa cheias de azeite;
  • 100 ml ou ½ xícara de chá de água;
  • 2 g ou 2 colheres de café de sal.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir gelado.

3. Mousse de jambo rosa

Ingredientes:

  • 15 jambos rosa bem lavados e higienizados;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 200 ml de água;
  • Mais algumas unidades de jambo rosa bem lavadas e higienizadas, cortadas em pedacinhos para decorar.

Modo de preparo:

Cortar as frutas em pedaços e adicionar esses pedaços no liquidificador; Acrescentar o leite condensado e o creme de leite. Então, bater essa mistura com a água no aparelho; Na sequência, despejar o conteúdo em um recipiente apropriado. Finalizar decorando com alguns pedacinhos de jambo e levar ao congelador ao longo de, no mínimo, duas horas.

4. Suco de jambo

Ingredientes:

  • 4 unidades de jambo rosa bem lavadas e higienizadas;
  • 500 ml de água;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto – já que o sabor da fruta não é agradável.

Modo de preparo:

Levar as frutas ao liquidificador com a água e o açúcar ou adoçante a gosto e bater bem; Se quiser uma bebida bem gelada, adicionar algumas pedrinhas de gelo ao suco batido, e servir-se imediatamente.

O ideal é consumir um suco logo depois do seu preparo para que os nutrientes das bebidas não sejam perdidos. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos. É importante consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

Referências Adicionais:

Você já conhecia a fruta jambo rosa? O que achou de seus benefícios? Pretende experimentar agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.