Ads Top

Chá de Hortelã é Bom para Pressão Alta?

Chá de hortelã

Confira se o chá de hortelã é bom para pressão alta ou se isso é um mito e a bebida não traz nenhum efeito benéfico para pessoas hipertensas.

Um chá de hortelã pode funcionar como uma bebida refrescante que cai bem a qualquer hora do dia. Mas o que mais de positivo a bebida pode trazer? Por exemplo, já ouviu falar que o chá de hortelã é bom para pressão alta?

Vamos a seguir justamente descobrir se o chá de hortelã baixa pressão ou se esse não pode ser considerado um dos benefícios da hortelã e o chá preparado por ela. Aproveite e confira também as melhores opções de chá para pressão alta.

Sobre a pressão alta

Antes de começarmos a discutir se o chá de hortelã é bom para pressão alta, doença que também é conhecida pelo nome de hipertensão, é importante que conheçamoa a condição um pouco melhor.

Pois bem, a pressão arterial é determinada tanto pela quantidade de sangue que o coração bombeia quanto pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e quanto mais estreitas forem as artérias, maior será o nível de pressão arterial.

Com isso, um quadro de hipertensão é desenvolvido quando a força do sangue contra as paredes arteriais é elevada o suficiente para provocar problemas de saúde. Um dos perigos da doença é que a pressão alta é descrita como uma doença silenciosa.

Isso porque a hipertensão não costuma provocar sintomas – ainda que possam surgir sinais como dores de cabeça, dificuldade em respirar e hemorragia nasal, eles não são específicos da condição e geralmente não aparecem até que ela tenha atingido um nível perigoso.

Ao mesmo tempo, a pressão alta exige a nossa atenção porque um quadro descontrolado de hipertensão pode causar uma série de complicações graves como: ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, insuficiência do coração, síndrome metabólica, dificuldade de memória ou compreensão e demência.

Outras complicações de uma pressão arterial elevada não tratada incluem o enfraquecimento e estreitamento de vasos sanguíneos nos rins, o que evita que o órgão funcione apropriadamente, e o espessamento, estreitamento ou rompimento de vasos sanguíneos nos olhos, o que pode resultar na perda de visão.

Portanto, não é à toa que quando vamos a uma consulta médica, a nossa pressão arterial é sempre conferida. E não é a troco de nada que uma vez que a hipertensão é diagnosticada, o tratamento recomendado pelo médico precisa ser seguido.

E então, será que o chá de hortelã é bom para pressão alta?

De acordo com informações do Centro Médico Milton S. Hershey, algumas pesquisas conduzidas em animais sugeriram que a hortelã-pimenta pode diminuir a pressão arterial.

Segundo a nutricionista Angela Lang, o chá de hortelã-pimenta é conhecido como uma bebida que pode auxiliar a aliviar o estresse. O seu aroma relaxante pode diminuir o estresse e aliviar dores de cabeça – e diminuir o estresse pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Um dos fatores de risco para o aparecimento da pressão arterial elevada é justamente o estresse, uma vez que níveis elevados de estresse podem resultar em um aumento temporário da pressão arterial.

Além disso, caso a pessoa tente relaxar de todo o seu estresse comendo mais, fumando tabaco ou ingerindo bebidas alcoólicas, ela vai aumentar ainda mais os seus problemas de pressão arterial, completou a organização.

Tanto que parte das estratégias de tratamento da pressão arterial elevada que envolvem o estilo de vida do paciente inclui justamente controlar o estresse, diminuindo-o o máximo que for possível.

Entretanto, é necessário ressaltar que isso não indica que o chá de hortelã-pimenta pode funcionar como algum tipo de cura para a pressão arterial elevada, uma vez que a hipótese levantada é que a bebida pode auxiliar a amenizar um fator que provoca um aumento temporário na pressão arterial – no caso, o estresse.

Portanto, para os pacientes que já foram diagnosticados com a hipertensão, fica a advertência: nada de abandonar o tratamento completo, eficiente e seguro contra a pressão arterial elevada para utilizar somente o chá de hortelã.

Conforme aprendemos acima, um quadro descontrolado ou não tratado de hipertensão pode resultar em uma série de complicações graves e perigosas para a saúde. Portanto, não se deve brincar com isso e todo cuidado e precaução são poucos!

O perigo da interação com medicamentos para a pressão arterial elevada

Embora o que foi apresentado acima possa nos fazer concluir que o chá de hortelã é bom para pressão alta, é importante destacar que o Centro Médico Milton S. Hershey alertou que para o paciente que já faz uso de medicamentos para reduzir a pressão arterial, a utilização da hortelã-pimenta pode fazer com que o efeito do remédio se torne mais forte.

A Sociedade Americana do Câncer advertiu que quando ingeridos oralmente, os óleos da hortelã-pimenta podem afetar a maneira pela qual alguns medicamentos são absorvidos e interferir com a ação de remédios para pressão arterial, antiácidos, entre outros medicamentos.

Em outras palavras, existe o perigo de que tomar o chá de hortelã-pimenta ao mesmo tempo em que segue um tratamento com medicamentos para a pressão alta faça com que a pressão diminua de maneira excessiva.

Portanto, o paciente que foi diagnosticado com a hipertensão e toma remédios para diminuir a pressão necessita conversar com o seu médico antes de começar a consumir o chá de hortelã no seu dia a dia.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o chá de hortelã é bom para pressão alta? Conhece alguém que tome por esse motivo? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.