Ads Top

Dieta do Macarrão – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Descubra a seguir como funciona a dieta do macarrão, que tipo de macarrão deve ser consumido, qual é o cardápio da dieta e mais algumas dicas.

Não é difícil vermos o macarrão rotulado como um alimento que pode prejudicar a boa forma e promover o aumento do peso, se consumido em excesso. Logo, é normal pensar que o prato deve ser evitado na dieta. Mas você sabia que existe um plano alimentar chamado “dieta do macarrão”?

Como funciona a dieta do macarrão?

Não podemos achar que ao comer macarrão iremos emagrecer como em um passe de mágica. É necessário saber controlar as porções do alimento para não cometer excessos, combiná-lo com ingredientes saudáveis que favoreçam a diminuição do peso como carnes magras e vegetais e inseri-lo dentro de uma dieta que seja toda saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Você não deve servir-se à vontade com porções ilimitadas de macarrão na dieta, mas pratos com macarrão podem se encaixar no seu plano de perda de peso.

Apenas pratique o controle das porções, faça escolhas inteligentes em relação ao macarrão e ao molho que usa e adicione vegetais para te ajudar a se sentir saciado, de modo que você não coma em excesso.

Algo que merece um cuidado especial quando se trata da dieta do macarrão é o cuidado com o tamanho das porções.

Não há problema em se permitir um agrado com uma quantidade moderada de calorias como o macarrão, mas exagerar e acidentalmente servir mais do que uma xícara de macarrão pode fazer com que essas calorias se acumulem rapidamente.

Se você acidentalmente comer duas xícaras de macarrão no lugar de uma, três vezes por semana, em um ano você terá comido calorias extras o suficiente para ganhar aproximadamente 4,5 kg de gordura.

Caso você seja uma daquelas pessoas loucas por macarrão, que não consegue se controlar em frente ao alimento, uma estratégia que pode ajudar é a de preparar somente uma quantidade pequena da massa por vez, exatamente igual ao tamanho da porção moderada que você puder comer. Assim, não sobrará mais macarrão e não haverá espaço para a tentação.

Dê preferência ao macarrão integral na dieta do macarrão

O macarrão 100% integral é ligeiramente menos calórico do que a versão tradicional do alimento, ao mesmo tempo em que é mais nutritivo e contém muito mais fibras. Vale lembrar que as fibras são conhecidas por estimularem a saciedade no corpo, uma ferramenta excelente para o controle do apetite.

Entretanto, na hora de comprar o seu macarrão integral, cheque atentamente a tabela nutricional do produto para verificar se ele realmente é rico em fibras, menos calórico que os macarrões convencionais e serve como fonte de outros nutrientes.

Além disso, observe a lista de ingredientes que deve estar presente na embalagem do macarrão. Essa lista traz a composição do produto em ordem crescente: as substâncias presentes em maior quantidade aparecem primeiro. Portanto, se os ingredientes integrais estiverem lá no final da lista, então a massa em questão não é tão integral assim.

De olho nos acompanhamentos

Encha os seus pratos da dieta do macarrão com muitos vegetais para torná-los mais favoráveis à perda de peso. A maioria dos vegetais é extremamente pobre em calorias. Ao substituir parte do macarrão com mais calorias pelos vegetais com menos calorias, você vai economizar algumas calorias em cada porção.

Isso porque uma xícara de macarrão feita com vegetais pode ter apenas meia xícara de macarrão. Para você ter uma noção, enquanto uma porção de macarrão com queijo pode apresentar 540 calorias, uma porção de macarrão com queijo e mix de vegetais pode conter 315 calorias.

Uma diferença de 225 calorias que pode influenciar bastante o peso de alguém que costuma consumir esse prato regularmente, não é mesmo?

Não se esqueça dos molhos

Todo o cuidado de preparar um macarrão 100% integral com vegetais e colocar uma porção moderada da massa no prato, acompanhada de uma carne magra, pode ir por água baixo se a pessoa escolher um molho errado.

O molho que você escolher pode fazer a diferença entre um prato de macarrão relativamente saudável e amigo da perda de peso e um prato carregado de calorias e gorduras.

Para ter o macarrão mais saudável possível dentro da sua dieta do macarrão, recorra ao clássico molho de tomate, preparado com uma quantidade mínima de sal. Evite fazer dos molhos cremosos ou queijosos uma parte regular da sua dieta e coma-os com moderação, como um agrado raro.

Atenção

Antes de aderir à dieta do macarrão ou a qualquer outro tipo de programa alimentar, é fundamental consultar um bom nutricionista para se certificar de que o método em questão realmente pode ajudar a alcançar os seus objetivos e verificar se ele não pode trazer algum tipo de problema para a sua saúde.

É preciso sempre ter em mente que o que funciona para uma pessoa pode não dar certo para outra e lembrar que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações embasadas de um nutricionista.

O profissional é qualificado para recomendar um regime que além de ajudar a promover a diminuição do peso ou outra meta que se queira alcançar, forneça todos os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.

O nutricionista também é o mais indicado para ensinar como incluir e preparar o macarrão nas suas refeições, de modo que o alimento favoreça a diminuição e não o aumento do peso corporal.

Até porque mais importante do que simplesmente perder peso é emagrecer com saúde. Afinal, de que adianta conseguir se livrar dos quilinhos a mais, se isso vier acompanhado de uma série de problemas de saúde?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a dieta do macarrão? Ficou com curiosidade de experimentar para perder peso? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.