Ads Top

Faz Mal Comer Miojo Cru?

Miojo cru

Há algumas pessoas que por pressa ou por uma mania estranha comem o miojo cru. Veja se também faz mal comer miojo cru, assim como ocorre com ele cozido.

Ainda que não seja o alimento mais saudável do mundo – na realidade, ele passa muito longe disso – o miojo pode se tornar uma opção de refeição para quem não tem tempo de preparar algo mais elaborado para comer.

Veja se esse modo estranho e diferente de comer também pode ser incluído nos motivos pelo qual o miojo faz mal à saúde. Aproveite e conheça também o misterioso miojo milagroso, receitas e onde comprar.

E então, será que faz mal comer miojo cru?

Cada um com suas manias, certo? Mas realmente existem pessoas que gostam de comer miojo cru. Para quem tem essa mania, vale muito a pena saber se isso não pode ser prejudicial à saúde.

Pois bem, algo que pode servir de alerta de que faz mal comer miojo cru é que a Food and Drug Admistration (Administração de Alimentos e Medicamentos, tradução livre, FDA, sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos, advertiu contra o consumo de massas cruas.

De acordo com a consultora sênior do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA, Jenny Scott, comer a massa crua da preparação de alimentos como cookies ou pizzas, por exemplo, pode deixar uma pessoa doente.

O FDA e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) dos Estados Unidos investigaram um surto de infecções de origem bacteriana que atingiu dezenas de pessoas no país e identificaram que a massa crua consumida ou manuseada por alguns dos pacientes foi feita com farinhas que continham o mesmo tipo de bactéria que havia deixado as pessoas doentes.

É esse o momento em que você pode questionar: mas a FDA não mencionou o macarrão instantâneo cru no seu aviso. Realmente, o órgão de saúde americano não citou o produto, entretanto, o miojo cru trata-se de uma massa que tem a farinha como um de seus ingredientes.

Portanto, embora não possamos afirmar com certeza que acontecerá o mesmo com as massas citadas pela FDA, para quem se preocupa bastante com a preservação da sua saúde, pode ser melhor não arriscar e deixar de lado essa história de comer miojo cru, não é mesmo?

Se você tem desejos de comer miojo cru…

Vale a pena consultar um médico para verificar se isso não pode estar associado a algum problema de saúde e pedir aconselhamento em relação a estratégias eficientes para interromper o hábito.

De acordo com a Nutrition International (Nutrição Internacional, tradução livre), organização voltada para o fornecimento de intervenções nutricionais para as pessoas necessitadas, existe uma condição chamada pelo nome de pica, em que as pessoas afetadas têm o desejo de consumir coisas que não entram na categoria de alimentos como terra, carvão, cinzas, gelo, giz de quadro-negro, fermento em pó, flocos de pintura, pontas de cigarro, espuma e enchimento dos móveis, por exemplo.

Mas o que o miojo cru tem a ver com isso? É que as pessoas que sofrem com a condição – que ainda pode ser conhecida pelos nomes de alotriofagia e picanismo – também podem ter o desejo de consumir amido não cozido como arroz não cozido, tubérculos crus, farinha crua e amido de milho especificou a organização.

A Nutrition International apontou que as mulheres grávidas são mais propensas que a população geral a apresentarem os sintomas da alotriofagia e destacou que a condição pode ser um indicativo de que a gestante desenvolveu um quadro de anemia. Conheça os principais sintomas da anemia.

O picanismo pode ser provocado por uma deficiência nutricional como falta de ferro, zinco ou outro nutriente, ao mesmo tempo em que a alotriofagia pode ser manifestada por pessoas que sofrem com problemas de saúde mental como esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Ou seja, para quem se depara com a vontade de comer miojo cru ou outros itens estranhos é realmente importante marcar uma consulta médica e/ou psicológica para descobrir se o hábito não está associado a uma outra condição de saúde que exige cuidados amplos e começar a tratá-la rapidamente de maneira adequada.

Mesmo que o seu desejo de comer miojo cru não se pareça com o que é descrito como picanismo, é importante destacar que consumir o macarrão instantâneo na sua versão crua pode se tornar algo viciante. Uma vez que se torna um vício, o resultado poderá ser um descontrole e um hábito obsessivo de comer miojo cru.

Portanto, antes de chegar a esse ponto, realmente vale a pena consultar-se com um médico e com um psicólogo para investigar qual é a causa de toda essa vontade de consumir macarrão instantâneo cru e tratá-la devidamente.

A questão do sódio

Quando analisamos se faz mal comer miojo cru, não podemos deixar de mencionar que os problemas associados ao consumo do produto cru imitam os problemas que a ingestão da sua versão cozida trazem para a saúde.

Por exemplo, comer o miojo cru com o temperinho que vem no pacote do produto é uma péssima ideia porque vai encher o organismo de sódio, um mineral que em excesso faz mal para a saúde.

De acordo com as informações nutricionais da embalagem, um pacote de 85 gramas do miojo da marca Renata é composto por 631 mg de sódio, enquanto o miojo sabor legumes da marca Nissin apresenta 1512 mg de sódio em um pacote de 85 gramas.

Esses valores são absurdos quando descobrimos que os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, os indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral a cada dia e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisa consumir quantias muito menores do que essas.

Já a Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

As recomendações para limitar o consumo diário do mineral não são à toa: conforme alertou a Associação Americana do Coração, ter muito sódio no organismo traz o risco de desenvolvimento de problemas como pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, osteoporose, câncer no estômago, doença nos rins, cálculos renais (pedra nos rins) e retenção de líquidos. Conheça outros alimentos ricos em sódio com os quais você deve tomar cuidado.

Então é só não usar o tempero que está tudo certo?

Afinal, o tempero que vem junto do pacotinho de miojo é que contém a maior parte do sódio, não é mesmo? Negativo! O consumo exagerado de macarrão instantâneo também é prejudicial devido ao teor de gorduras e conservantes que são encontrados na composição do produto.

De acordo com nutricionistas, o consumo frequente do macarrão instantâneo também pode favorecer o surgimento de problemas como colesterol ruim, aumento de peso e síndrome metabólica. O macarrão instantâneo está cheio de aditivos e corante artificiais. Além disso, é rico em glutamato monossódico.

Gosta de alimentos crocantes e sequinhos para os lanches que faz entre uma refeição principal e outra? Então, que tal trocar o miojo cru por opções saudáveis como os chips de beterraba? Aproveite!

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que faz mal comer miojo cru? Já experimentou o miojo dessa forma? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.