Ads Top

Grávida Pode Tomar Água com Limão? Limão na Gravidez faz Mal?

Grávida tomando água com limao

Veja a seguir se grávida pode tomar água com limão ou se o limão na gravidez faz mal por algum motivo específico que faz a mulher evitá-lo nessa fase.

Aproveite também para entender também se água com limão emagrece, veja os benefícios de tomar água com limão todos os dias e também conheça alguns alimentos perigosos que as grávidas devem evitar, se você está esperando um bebê.

Grávida pode tomar água com limão?

Os médicos afirmam que sim, pois com moderação, a água com limão na gravidez não faz mal, afinal o limão é uma fruta que oferece diversos benefícios para a saúde. Porém, é importante estar ciente dos prós e contras para fazer escolhas equilibradas e escolher sempre a fruta espremida na hora em vez de suco de limão processado ou velho.

Outro ponto importante é que o consumo excessivo de água com limão na gravidez pode levar à rápida desintoxicação, o que é inseguro durante este período.

Durante o primeiro trimestre, as mulheres frequentemente sofrem de náusea, o que leva a um desejo por algo cítrico ou azedo, e o limão é uma escolha comum. O suco de limão é absolutamente seguro para mulheres grávidas e não causará aborto espontâneo. Ou seja, a grávida pode tomar água com limão sem maiores preocupações.

No entanto, é sempre importante que a gestante consulte o seu ginecologista antes de incluir essa bebida em sua dieta, até porque, como tudo em exagero, o limão na gravidez faz mal.

Benefícios da água com limão na gravidez

1. Alcaliza o corpo

A água com limão ajuda a gerenciar os níveis de pH do corpo, além de ajudar a ter uma alcalinidade saudável.

Embora essa fruta seja de natureza ácida, ela apresenta características alcalinas, que ficam no corpo da mulher e aliviam os sintomas de acidose.

A faixa típica de pH no sangue humano é de 7,3 e 7,45, que é a de natureza levemente alcalina. Se o corpo se torna ácido, ele tenta tirar a alcalinidade dos dentes e ossos para amortecer os níveis ácidos, e beber essa mistura ajuda a preservar os níveis alcalinos do corpo, sendo bom para o desenvolvimento do bebê.

O pH do sangue também é uma indicação da disponibilidade de oxigênio para as células, e células bem oxigenadas são essenciais para o desenvolvimento do feto.

2. Facilita o trabalho de parto

O parto é estressante e doloroso, e beber suco de limão com mel facilita todo este processo. Este remédio natural irá funcionar se você começar a tomar suco de limão desde o 5º mês até o parto, mas é melhor consultar o seu ginecologista antes de introduzi-lo em sua dieta.

3. Alivia a constipação

A constipação é um problema muito comum durante a gravidez, e de acordo com o livro Natural Pregnancy Cookbook, escrito por Sonali Ruder, consumir um copo de suco de limão por dia ajuda a prevenir a constipação em mulheres grávidas.

A grávida pode tomar água com limão para estimular o fígado e aumentar os movimentos do peristaltismo, estimulando as entranhas a eliminar os resíduos do corpo.

4. Faz bem para os ossos e a saúde do bebê

A água com limão é uma rica fonte de magnésio e cálcio que melhora a saúde e o desenvolvimento dos ossos, tanto da futura mamãe como do bebê que está para nascer.

Os limões também contêm potássio, que ajuda a nutrir as células do cérebro e nervos, e é conhecido por ajudar no desenvolvimento ósseo do feto.

5. Hidrata

A grávida pode tomar água com limão para se manter hidratada, o que é muito importante durante a gravidez para evitar complicações como dores de cabeça, náuseas, edema, tontura e cãibras.

6. Melhora a pressão arterial

Tomar água com limão na gravidez melhora a pressão arterial pois o teor de vitamina dos limões fortalece os vasos sanguíneos e os mantém flexíveis, o que consequentemente impede qualquer hemorragia interna e desempenha um papel eficaz na redução da pressão arterial elevada.

Sabe-se também que essa fruta reduz os níveis de colesterol. 

7. Trata o enjoo matinal

De acordo com a American Pregnancy Association, embora não haja evidências científicas, sabe-se que os limões diminuem a náusea que está associada ao enjoo matinal no primeiro trimestre da gravidez, já que atua no excesso de fluxo biliar e elimina o catarro acumulado no trato digestivo, evitando assim a obstrução. Acredita-se também que a fruta atua como um refrescante bucal.

Se o limão não ajudar e a náusea for grave, você deverá consultar o seu médico imediatamente.

8. Previne infecções mictório-genitais

Essa mistura de água com limão é rica em propriedades diuréticas e por isso é muito benéfica para a manutenção das funções renais saudáveis, além de prevenir infecções urino-genitais nas mulheres grávidas.

9. Alivia os inchaços nos pés

Os pés inchados, também conhecido como edemas, são comuns em mulheres grávidas, e esta é uma condição dolorosa, desconfortável e insalubre. A grávida pode tomar água com limão para tratar esses inchaços nos pés, pois alivia a dor e ajuda a reduzir o edema na maioria das mulheres.

10. Detém infecções urogenitais

Essa bebida tem propriedades diuréticas e é útil na manutenção das funções renais saudáveis, evitando assim infecções urogenitais em mulheres grávidas.

11. Ação antioxidante

De acordo com as descobertas publicadas no livro Super Drinks for Pergnancy de Fiona Wilcock, acredita-se que os limões sejam produtos de limpeza naturais, e quando você consome suco de limão regularmente, ele ajuda a eliminar as toxinas do corpo, protegendo contra as infecções durante a gravidez.

12. Aumenta a imunidade

A mulher grávida pode tomar água com limão também para ajudar a prevenir infecções comuns como resfriados, gripes e alguns tipos de febre. O rico conteúdo de vitamina C presente nesta fruta ajuda a melhorar o mecanismo de defesa natural do corpo e combate vírus e bactérias.

13. Melhora a indigestão

É normal que as mulheres sofram com problemas de indigestão durante a gravidez, e a água com limão é um bom e velho remédio que mantém o trato digestivo bem lubrificado e ajuda a ter uma boa digestão.

Possíveis efeitos colaterais da água com limão na gravidez

Embora essa bebida ofereça vários benefícios durante a gravidez, ela também pode causar alguns efeitos colaterais, portanto, é sempre melhor consultar o seu ginecologista antes de incluí-la em sua dieta. Alguns deles são:

– Problemas dentários

Seus dentes e ossos são altamente propensos a descalcificar enquanto está grávida, e o teor de ácido cítrico dos limões atua como um gatilho, prejudicando o esmalte dentário, o que também pode levar a outros problemas dentários.

Você deve evitar consumir grandes quantidades de água com limão regularmente. Fale com o seu dentista se notar mudanças na textura ou cor dos seus dentes.

– Desconforto gastrointestinal ou azia

Durante os estágios finais da gravidez, a maioria das mulheres grávidas provavelmente sofrem de azia ou outros problemas gastrointestinais, e o alto conteúdo ácido presente nos limões pode agravar ou desencadear essas condições.

Se você está sofrendo com desconforto gastrointestinal ou azia, é melhor evitar o consumo de limão até que os sintomas desapareçam.

– Evite suco de limão gelado

Beber suco de limão gelado pode causar frio e tosse durante a gravidez, por isso o ideal é consumir água com limão à temperatura ambiente ou um pouco morna, especialmente durante as estações mais frias.

Como preparar água com limão

  • Corte o limão em duas metades e extraia o suco de uma delas. Adicione um copo de água.
  • Se quiser, pode adoçar essa bebida com um adoçante natural, como o mel por exemplo.
  • Consuma imediatamente.
  • A outra metade do limão você pode usar para deixar a água mais saborizada ou armazenar em um recipiente hermético na geladeira para preparar outro copo.

Com essa receita, usando meio limão você irá obter quase 20% da sua necessidade diária de vitamina C. Ela contém apenas cerca de 8 calorias.

Algumas dicas que você deve seguir ao consumir limão na gravidez

  1. Certifique-se de usar limão fresco e suco de limão espremido na hora.
  2. Comece introduzindo aos poucos a água com limão na gravidez para verificar se a bebida está causando qualquer efeito colateral como desconforto gastrointestinal ou azia.
  3. Como a natureza ácida do limão pode afetar o esmalte dos dentes, depois de consumir essa fruta, faça gargarejo e enxague a cavidade oral para diminuir os problemas dentários.
  4. É melhor adicionar o limão em água quente/morna do que em água fervente, pois seus efeitos na água fervente não serão significativos.
  5. O recomendado é que você comece tomando um quarto de limão espremido em 350 a 450 ml de água todos os dias e ir aumentando a quantidade gradualmente para cerca de dois a três copos ao dia, dependendo de como se sente.
  6. Embora seja verdade que a grávida pode tomar água com limão, promovendo alguns benefícios, como vimos acima, se tomado em excesso, o limão na gravidez faz mal.

O mais aconselhável é sempre consultar o seu médico para saber a respeito de todos os efeitos que o limão, bem como qualquer outro alimento, pode causar para a sua saúde antes de adicioná-lo na sua dieta.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que grávida pode tomar água com limão? Pretende incluir na sua rotina durante a gestação? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.