Ads Top

Pressão 12×9 é Normal?

Tirando pressão arterial

Muito se fala sobre pressão arterial, pressão sanguínea e suas medidas ideais, e caso a sua dúvida seja se apresentar uma pressão 12×9 é normal, continue lendo para saber mais.

A pressão arterial é a força exercida pela circulação sanguínea nas paredes dos vasos sanguíneos e constitui um dos principais sinais vitais.

A pressão do sangue que circula no organismo diminui à medida que o sangue se move pelas artérias, arteríolas, veias e capilares, e o termo “pressão sanguínea” geralmente refere-se à pressão arterial, ou seja, a pressão nas artérias maiores – as artérias são os vasos sanguíneos que retiram o sangue do coração.

Aproveite para entender o que fazer de imediato quando tiver pressão alta e veja se quem tem pressão alta pode fazer academia, por exemplo.

A pressão arterial é sempre dada como dois números:

  • Pressão sistólica: quando o coração bate;
  • Pressão diastólica: quando o coração relaxa.

Quando as medidas são escritas, geralmente a pressão sistólica é o primeiro número, seguida pela pressão diastólica, ou seja, uma pressão 12×9 significa que 12 é a pressão sistólica e 9 a diastólica.

A pressão arterial não é igual a sua frequência cardíaca (pulso) ou frequência cardíaca máxima.

Qual é o número mais importante?

Normalmente se dá mais atenção à pressão arterial sistólica (o primeiro número) por ser um importante fator de risco para doenças cardiovasculares em pessoas com mais de 50 anos de idade.

Na maioria das pessoas, a pressão arterial sistólica aumenta com a idade devido à rigidez crescente das artérias grandes, o acúmulo de placas e um aumento da incidência de doenças cardíacas vasculares, porém, tanto uma pressão sistólica como diastólica elevada pode ser usada para fazer um diagnóstico de pressão alta.

De acordo com estudos recentes, o risco de morte devido à doença cardíaca isquêmica e acidente vascular cerebral (AVC) duplica a cada 20 mmHg de aumento diastólico sistólico ou 10 mmHg entre pessoas de 40 a 89 anos de idade.

O que significa mmHg?

O mercúrio foi usado nos primeiros medidores de pressão precisos, e por isso a abreviatura “mmHg” significa milímetros de mercúrio. Ainda hoje ele é usado na medicina como unidade padrão de medição para pressão.

Faixas de pressão arterial saudáveis e não saudáveis

Se você quer saber se a pressão 12×9 é normal, é importante entender o que é considerado normal. Ao ver os números abaixo, 12×9 seria 120/90.

A Associação Americana do AVC (American Strole Association) e a Associação Americana do Coração (American Heart Association) criaram uma tabela para guiar a leitura dos resultados de medidas de pressão arterial.

Nela, é considerada uma pressão normal quando o primeiro número (sistólico) é menor que 120 e o segundo (diastólico) é menor que 80, ou seja, menor que 12×8.

Uma pressão elevada fica entre 120-129 (sistólico) por menos de 80 (diastólico), uma hipertensão estágio 1 entre 130-139 (sistólico) por 80-89 (diastólico), hipertensão estágio 2 entre 140 ou mais (sistólico) por 90 ou mais (diastólico) e uma crise hipertensiva é quando a pressão sistólica está 180 ou mais e a diastólica maior que 120.

Sendo assim, de acordo com esses dados, a pressão 12×9 é um pouco elevada, ou seja, mudar alguns pequenos hábitos alimentares, praticar algum esporte, parar de fumar, ou realizar mais atividades físicas, por exemplo, já irá te ajudar.

Porém, esses valores abordam a hipertensão arterial como uma condição única de saúde, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Se você sofre com doenças cardíacas, doença renal crônica, diabetes ou outras condições, pode ser necessário tratar a pressão arterial de maneira mais agressiva.

Se você é um adulto com um risco de 10% ou mais de desenvolver doença cardiovascular nos próximos 10 anos ou se tem doença renal crônica, diabetes ou doença arterial coronariana, sua meta de tratamento é menor que 130/80 mmHg por ano, ou seja, 13×9, mesmo número no caso de adultos saudáveis com 65 anos ou mais.

Quais valores significam uma pressão sanguínea saudável?

O Oitavo Comitê Nacional Conjuntos dos Estados Unidos, conhecido como JNC 8, divulgou as diretrizes para o manejo da hipertensão em adultos, onde listou as metas normais de pressão arterial revidas de acordo com a idade e condição.

Os valores ideais para uma pessoa com 60 anos de idade ou menos são menores que 140/90 mmHg ou 14×9, e para pessoas com 60 anos ou mais, os valores devem ser menores que 150/90 mmHg ou 15×9.

No caso das pessoas que sofrem com diabetes ou doença renal crônica, o objetivo é manter em 140/90 mmHg ou 14×9 – quando ultrapassar esses valores, é hora de começar um tratamento.

Eles recomendam que a população em geral deve começar o tratamento para pressão alta quando ela está acima de 15×9 no caso dos adultos com 60 ou maior que 140×9 em adultos com menos de 60 anos.

Quando iniciado um tratamento anti-hipertensivo, a pressão arterial deve atingir os seus níveis “alvo” em cerca de um mês, e se isso não acontecer, a dose de medicação inicial deve ser aumentada ou uma segunda medicação deve ser adicionada.

A Associação Americana do Coração recomenda que ninguém deve diagnosticar a si mesmo e o diagnóstico clínico só deve ser feito por um profissional de saúde.

Conhecer os valores da sua pressão arterial é importante para prevenir doenças graves que podem levar até aà morte, por isso, faça as mudanças necessárias para proteger o seu coração e saúde.

Se você ainda está preocupado, vale resumir: apresentar uma pressão 12×9 é normal, porém um pouco elevada, mas nunca deixe de consultar o seu médico para que ele possa tirar todas as suas dúvidas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que uma pressão 12×9 é normal, mesmo que um pouco elevada? Já foi diagnosticado com esta pressão? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.