Ads Top

Valessone – Para Que Serve, Indicação e Como Usar

Valessone

Valessone é um medicamento de uso oral à base de Valeriana officinalis. Sua indicação é como sedativo leve, como agente protetor do sono e para o tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade.

A comercialização do remédio é permitida somente com a apresentação da prescrição médica.

Aproveite para conhecer os benefícios da planta valeriana e veja também se valeriana emagrece. Vale a pena ainda conferir as melhores opções de remédio natural para dormir.

Efeitos colaterais de Valessone

Se aprendemos para que serve e qual é a indicação do medicamento, também é importante conhecer quais efeitos colaterais podem ser provocados por ele, não é mesmo?

Pois bem, de acordo com informações da bula de Valessone, ele pode causar reações adversas como: tontura, indisposição gastrintestinal, alergias de contato, dor de cabeça e midríase.

Segundo o documento, esses efeitos colaterais são considerados raros e leves. Entretanto, vale a pena saber que a bula também informa que a utilização do medicamento em longo prazo pode provocar dor de cabeça, cansaço, insônia, midríase (dilatação da pupila) e desordens cardíacas.

É importante ressaltar ainda que, segundo o documento, o uso crônico de dosagens elevadas de Valessone pode resultar na ocorrência de uma síndrome de abstinência com a retirada abrupta do remédio.

A ingestão de dosagens elevadas do medicamento também pode provocar problemas como fadiga, cãibras abdominais, tensionamento do tórax, tontura, tremores, midríase, bradicardia (diminuição na frequência do batimento do coração), arritmia (alteração do ritmo normal do coração em sua formação e/ou condução) e diminuição da motilidade (competência para mover-se) do intestino, completa a bula.

Caso experimente qualquer um desses efeitos colaterais ou ainda qualquer outro tipo de reação adversa, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que o sintoma em questão não tenha a aparência de ser lá muito grave.

Isso é necessário para verificar a real seriedade do problema, receber o tratamento apropriado e saber como deve proceder em relação à utilização do medicamento.

Especificamente nas situações em que houver uma ingestão de quantidades elevadas do remédio, a bula de Valessone recomenda suspender o uso do medicamento, procurar imediatamente o socorro médico para que sejam adotadas as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais, se possível, levando a embalagem e/ou bula do remédio consigo.

Contraindicações e cuidados

O medicamento não pode ser utilizado por:

  • Pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao extrato de Valeriana officinalis ou a qualquer outro componente da fórmula do remédio;
  • Pessoas com menos de 12 anos de idade.

Mulheres que estejam grávidas ou se encontrem no período do aleitamento de seus bebês devem usar Valessone somente sob a orientação médica. Outro cuidado recomendado para a paciente mulher é o de avisar o médico caso engravide ou dê início à amamentação durante o curso do tratamento.

Entretanto, não custa nada lembrar que para qualquer indivíduo é importante usar este e qualquer outro tipo de medicamento apenas depois de conversar com o médico para certificar-se de que o remédio em questão realmente é apropriado para o seu quadro, em particular, e que não pode fazer mal.

Isso é especialmente necessário para adolescentes, idosos, mulheres que amamentam e pacientes que sofrem com qualquer tipo de doença ou condição específica de saúde. Não custa recordar que se automedicar, ou seja, utilizar qualquer tipo de remédio sem a orientação do médico, é uma atitude bastante perigosa, que representa uma série de perigos para o organismo.

Por exemplo, ao fazer isso, o usuário pode ingerir um medicamento que é contraindicado para ela sem nem ao menos saber ou ingerir doses elevadas, além do que é recomendado, e prejudicar gravemente a própria saúde.

Na conversa com o médico também é preciso informar o profissional a respeito de qualquer outro remédio, suplemento ou planta que esteja sendo utilizada para que ele verifique se não faz mal tomar Valessone ao mesmo tempo em que usa a substância em questão.

Por exemplo, o medicamento pode potencializar o efeito de depressores do sistema nervoso central (SNC) e extratos da Valeriana officinalis (que é a substância ativa de Valessone) podem favorecer a síndrome de abstinência decorrente da retirada do uso de Diazepam.

Ao longo de seu tratamento com o remédio, o paciente não pode dirigir veículos ou operar máquinas porque a sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. O usuário também não deve interromper o tratamento com o medicamento sem o conhecimento do médico.

É importante registrar ainda que a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada durante a utilização da substância ativa de Valessone, tendo em vista que pode ser desenvolvida uma exacerbação dos efeitos sedativos.

Como usar e posologia de Valessone

Os comprimidos revestidos de Valessone devem ser ingeridos via oral, inteiros e sem mastigar, acompanhados de uma quantidade suficiente de água, para que sejam devidamente deglutidos.

Valessone não pode ser partido ou aberto e a utilização dos comprimidos por qualquer outro meio que não seja via oral pode provocar a perda do efeito esperado ou causar prejuízos para a saúde, completa o documento.

A bula aconselha ingerir um comprimido revestido duas vezes ao dia e a tomar o medicamento entre 30 minutos a duas horas antes de dormir para utilizá-lo como promotor do sono, a não ser que haja outra orientação por parte do médico.

O documento informa ainda que não se deve tomar mais do que quatro comprimidos de Valessone diariamente. Entretanto, é importante lembrar que, por questões de segurança, o melhor mesmo é obedecer a todas as instruções do médico em relação ao tratamento.

Tanto que a própria bula do medicamento recomenda seguir as orientações do médico em relação aos horários de uso, às dosagens diárias e à duração do tratamento.

Você já conhecia o medicamento Valessone? Recebeu a indicação de um médico por algum motivo? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.