Ads Top

4 Benefícios da Fruta Condessa – Para Que Serve e Propriedades

Fruta condessa

Veja para que serve, os benefícios e propriedades da fruta condessa, pertencente à família botânica Annonaceae. A condessa (Annona reticulata L) também pode ser conhecida popularmente pelos nomes de anona-lisa e coração-de-boi.

Ela é originária da América Central e pode ser encontrada em localidades como Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Venezuela, Índia, Madagascar, Gabão e China.

A planta que produz a fruta condessa pode chegar a medir entre 7 m a 8 m de altura. Sua polpa é mole ou farinácea, apresenta uma coloração creme e possui muitas sementes de cor marrom. Entretanto, é possível encontrar diversas outras variedades do alimento, que podem conter diferentes formatos e colorações.

O sabor da polpa da condessa é considerado doce, o que faz com que ela possa ser consumida in natura, ainda que não seja tão apreciada quanto a polpa da fruta-do-conde.

Para que serve – 4 benefícios da fruta condessa

Agora que já sabemos mais a respeito da origem e das características da fruta condessa, assim como conhecemos algumas curiosidades a respeito dela, chegou a hora de sermos apresentados a algumas das vantagens e utilidades que já foram associados a esse alimento. Confira na lista a seguir:

1. Fonte de vitamina C

A polpa da fruta condessa é classificada como uma boa fonte de vitamina C. Esta é uma das propriedades do alimento que merece ser mencionada na lista porque o nutriente é importante de diversas maneiras para o organismo humano.

Por exemplo, você sabia que a vitamina C é classificada como um antioxidante, ao mesmo tempo em que é importante para o tecido conjuntivo?

O nutriente também contribui com o processo de cura/cicatrização e colabora com a absorção de ferro por parte do organismo, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

A vitamina C ainda exerce um papel na promoção de um sistema imunológico saudável, é necessária para o crescimento e desenvolvimento adequado do corpo e atua na reparação e manutenção da cartilagem, dos ossos e dos dentes.

Como se não bastasse, o nutriente produz uma proteína que é empregada na formação dos tendões, dos ligamentos, dos vasos sanguíneos e da pele, assinalou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Por se tratar de uma vitamina solúvel em água, ou seja, os seus resquícios são eliminados do organismo por meio da urina, é preciso certificar-se de fornecer suprimentos contínuos de vitamina C ao corpo por meio de alimentos que sejam ricos em vitamina C.

2. Fonte de carboidratos

Conforme informações, aproximadamente 20% da composição da Annona reticulata ou coração-de-boi corresponde aos carboidratos.

Embora o nutriente seja enxergado por muitas pessoas como um grande vilão quando se trata do emagrecimento, é sempre importante lembrar que os carboidratos constituem uma das principais fontes de energia para o organismo humano.

Logicamente não são somente os carboidratos da condessa que fornecerão toda a energia que o corpo exige para cumprir as tarefas do dia a dia, entretanto, o seu consumo pode colaborar neste sentido.

3. Usos populares na medicina popular indiana

A Annona reticulata é empregada na medicina popular indiana como um agente anti-inflamatório e vermífugo para tratar feridas e como um agente antipalúdico (antimalárico) para lidar com a diarreia e a disenteria.

Entretanto, não é especificado qual parte da planta é utilizada para estas finalidades e se isso inclui a fruta condessa ou não.

De qualquer forma, precisamos ressaltar que antes de usar qualquer parte da Annona reticulata no tratamento de qualquer condição é fundamental que você consulte o médico para saber se ela realmente pode auxiliar o seu quadro em particular e certificar-se de que não pode te fazer mal.

Isso é importante para todas as pessoas, principalmente para as crianças, os adolescentes, os idosos, as mulheres que estão grávidas, as mulheres que se encontram no período de amamentação e os indivíduos que sofrem com qualquer tipo de doença ou condição específica de saúde.

É necessário ter em mente que mesmo os produtos naturais podem ter contraindicações e provocar efeitos colaterais graves, principalmente quando são utilizados de maneira equivocada ou exagerada.

Além disso, é imprescindível seguir todas as outras recomendações que o profissional passar para tratar a ferida, a diarreia ou a disenteria em questão. Substituir um tratamento prescrito pelo médico apenas pelo uso de uma planta pode ser bastante perigoso para a saúde.

Caso você experimente qualquer tipo de reação adversa depois que utilizar a Annona reticulata para qualquer finalidade, procure imediatamente o auxílio médico, ainda que imagine não se tratar de um efeito colateral tão grave assim.

Isso é necessário para verificar a real seriedade do problema apresentado, receber o tratamento apropriado e saber como proceder com segurança em relação à utilização da planta. 

4. Recuperação de áreas degradadas

A fruta condessa pode ser empregada para auxiliar a recuperação de áreas degradadas, tendo em vista que os seus frutos atraem a fauna.

Referências Adicionais:

Você já conhecia a fruta condessa e os seus prováveis benefícios para a saúde? Pretende experimentar agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.