Ads Top

5 Benefícios da Fruta Cherimoia – Para Que Serve e Propriedades

Cherimoia

A cherimoia (Annona cherimola Mill) é uma fruta originária da Cordilheira dos Andes, que passou pelas mãos dos colonizadores europeus, chegou até as cortes do continente e veio parar no Brasil no começo século XX. Veja os benefícios da cherimoia, para que serve e propriedades dessa fruta.

Ela costuma ser encontrada nos municípios localizados na Serra da Mantiqueira, especialmente em Minas Gerais e São Paulo, além de poder ser vista em países como Colômbia, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Espanha, Portugal, África do Sul e Estados Unidos.

Também conhecida pelos nomes de cherimólia, nona ou anona, a fruta faz parte da mesma família da graviola, da pinha e da atemóia. Aproveite e conheça também os benefícios da graviola.

A árvore que dá origem à cherimoia é de pequeno porte, no entanto, pode chegar a atingir 10 m de altura, caso cresça livremente.

A casca da fruta é verde, enquanto sua polpa tem uma coloração branca e um sabor adocicado e as suas sementes são pretas.

Seu consumo pode ser feito in natura ou em receitas de sorvetes, iogurtes, smoothies, batidas, cremes, doces e refrescos.

Para que serve – 5 benefícios da cherimoia

Agora que já estamos mais familiarizados com essa fruta de nome peculiar, vamos conhecer algumas vantagens e utilidade que foram atribuídas a ela?

1. As propriedades da cherimoia

Acredita-se que a fruta forneça uma série de nutrientes importantes para o organismo humano funcionar como fibras, potássio, fósforo, cálcio, ferro, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C (ainda que esta última seja em pouca quantidade).

2. Fonte de fibras

De acordo com informações, uma porção de 100 g de polpa da fruta cherimoia é composta por 1g a 2g de fibras.

Consumir alimentos que servem como fonte de fibras vegetais na dieta é importante porque o nutriente é conhecido por contribuir com o processo de digestão, auxilia na prevenção contra a prisão de ventre e faz com que o corpo fique saciado mais rapidamente, o que pode colaborar com uma dieta focada na diminuição do peso corporal.

Entretanto, para quem não está acostumado a ingerir fibras nas refeições, é aconselhável aumentar o consumo do nutriente aos poucos, já que a elevação da ingestão do nutriente de maneira muito veloz pode provocar problemas como gases, inchaço e cólicas.

3. Fonte de potássio

O fato do potássio ter sido apontado como um dos nutrientes encontrados na composição da cherimoia merece destaque na nossa lista porque o mineral é necessário para a construção de proteínas, o controle do equilíbrio ácido-base do corpo, a decomposição e o uso de carboidratos, a formação de músculos, a manutenção de um crescimento corporal normal e o controle da atividade elétrica do coração.

Como se não bastasse, o nutriente auxilia os nervos a funcionarem, contribui com a contração muscular e colabora com a movimentação de nutrientes para dentro das células e com o envio de resíduos para fora das células.

4. Fonte de fósforo

Outro nutriente que pode estar presente na fruta cherimoia e é digno de receber a nossa atenção é o fósforo, que é o segundo mineral mais abundante no corpo e está presente em todas as células do organismo.

Encontrando principalmente nos ossos e nos dentes, o nutriente atua na formação dessas estruturas e exerce um importante papel na utilização de carboidratos e gorduras por parte do corpo, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

O mineral também é necessário na produção de proteínas para o crescimento, a manutenção e o reparo de células e tecidos, além de auxiliar o corpo a fazer a molécula adenosina trifosfato (ATP), que é utilizada pelo organismo para o armazenamento de energia.

O fósforo ainda contribui com a função renal, a contração muscular, o batimento cardíaco normal e a sinalização nervoso.

5. Fonte de vitaminas do complexo B

Acredita-se que a cherimoia apresente vitaminas do complexo B como a B1, a B2 e a B3 em sua composição. A vitamina B1 é conhecida por auxiliar o organismo a transformar os carboidratos em energia, além de trabalhar na contração muscular e na condução de sinais nervosos.

Por sua vez, a vitamina B2 é considerada importante para o crescimento corporal e para a produção de glóbulos vermelhos. O nutriente também contribui com a liberação de energia das proteínas.

A vitamina B3 é outro nutriente necessário para a conversão de alimentos em energia, ao mesmo tempo em que colabora com o funcionamento do sistema digestivo, da pele e dos nervos.

Referências Adicionais:

Você já conhecia a fruta cherimoia e seus possíveis benefícios para a saúde? Pretende experimentá-la agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.