Ads Top

Bronquite é Contagiosa?

Bronquite

Confira se a bronquite é contagiosa ou se não precisamos nos preocupar se alguma pessoa da família, do trabalho ou da sala de aula estiver com a doença.

Ninguém gosta de ficar doente, não é mesmo? Por isso, quando alguém do nosso convívio contrai algum problema de saúde é normal que fiquemos preocupados quanto ao contágio. Essa preocupação é ainda maior quando se tem filhos, uma vez que a saúde das crianças é mais frágil.

Mas será que esse temor se justifica quando se trata de um quadro de bronquite? Ou não é verdade que a bronquite é contagiosa?

Vamos descobrir se pode ser perigoso ficar muito perto de alguém com bronquite, especialmente quando estiver passando por um período de baixo sistema imunológico. Aproveite e aprenda como aumentar a imunidade rapidamente para se ver longe de doenças como essa.

Sobre a bronquite

Antes de abordarmos se a bronquite é contagiosa ou não, vamos ficar mais familiarizados com a doença.

Pois bem, a bronquite é uma doença que pode ser aguda ou crônica. Ela é descrita como uma inflamação no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que exercem a função de transportar ar para dentro e para fora dos pulmões.

Enquanto a bronquite aguda pode melhorar dentro de um período de uma semana a 10 dias, a bronquite crônica é uma doença mais grave, caracterizada por uma constante irritação ou inflamação no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que ocorre geralmente como resultado do hábito de fumar.

A lista de sintomas da bronquite inclui: tosse, produção de muco que pode ser claro, branco, cinza-amarelado ou verde e, raramente, apresentar faixas de sangue, fadiga, dificuldade para respirar, febre leve, calafrios e desconforto no peito. A bronquite aguda também pode vir acompanhada dos sinais do resfriado como dor de cabeça leve e/ou dores no corpo.

A tosse da bronquite aguda pode durar diversas semanas, ao passo que a tosse da bronquite crônica é apresentada como produtiva com duração de pelo menos três meses e com crises recorrentes que acontecem ao longo de no mínimo dois anos consecutivos.

Ao experimentar os sintomas da bronquite, é necessário procurar o auxílio médico para verificar se não se trata da versão crônica da doença, que exige atenção médica, e receber o tratamento apropriado para o seu caso em particular.

Isso se torna ainda mais importante quando descobrimos que a bronquite pode resultar em pneumonia em algumas pessoas e que ataques repetidos de bronquite podem significar que a pessoa tem a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

E então, será que a bronquite é contagiosa?

Além do hábito de fumar cigarro, a poluição do ar, a poeira e os gases tóxicos no ambiente ou no local de trabalho também podem contribuir com o desenvolvimento da versão crônica da doença.

Já a bronquite aguda costuma surgir em decorrência de um resfriado ou outro tipo de infecção respiratória, sendo provocada pelos mesmos vírus que desencadeiam a gripe ou resfriado.

Portanto, a resposta mais adequada é: a bronquite pode ser contagiosa. Isso porque enquanto a bronquite crônica não é contagiosa, a bronquite aguda causada pelos vírus da gripe e do resfriado é, uma vez que esses vírus são contagiosos.

“Os vírus se espalham principalmente de pessoa para pessoa por gotas produzidas quando uma pessoa doente tosse, espirra ou fala e você inala as gotas. Os vírus também podem se espalhar por meio do contato com um objeto infectado. Isso acontece se você toca em alguma coisa com o vírus e toca sua boca, olhos ou nariz”, explicou o médico de família e professor assistente de medicina familiar John Wilkinson.

Mas por quanto tempo será que uma bronquite é contagiosa? Bem, isso depende do tipo de vírus que foi contraído pelo paciente. Na maioria dos casos, a pessoa pode contaminar outras com seu vírus ao longo de alguns dias ou possivelmente uma semana.

Entretanto, como quando a pessoa é diagnosticada com a bronquite aguda não são realizados testes para identificar o vírus específico que a contaminou, uma vez que existem centenas de possibilidades, a aposta segura é presumir que ela pode espalhar a doença enquanto estiver apresentando os sintomas do resfriado.

No entanto, quando os sintomas demorarem a passar, é fundamental consultar o médico novamente ou pela primeira vez, caso o profissional de saúde ainda não tenha sido acionado.

Quando a tosse da bronquite dura mais do que três semanas, vem acompanhada de uma febre de mais de 38º C, impede o paciente de dormir, produz muco descolorido, produz sangue e aparece ao lado de chiado no peito ou dificuldade para respirar, o médico precisa ser consultado.

Por outro lado

Não é todo quadro de bronquite aguda que vai necessariamente ser contagioso. Conforme esclareceu o médico de família e professor assistente de medicina familiar John Wilkinson, isso refere-se às pessoas que sofrem com a asma ou a bronquite crônica, que também podem desenvolver a versão aguda da bronquite.

Nesses casos, a bronquite aguda é muito provavelmente desenvolvida como uma complicação da condição preexistente, acrescentou o médico de família. “Esse tipo de bronquite não é causado por um vírus infeccioso, então é menos provável que seja contagioso”, esclareceu o professor assistente de medicina familiar.

Como prevenir o contágio da bronquite?

As recomendações para diminuir os riscos de ser contaminado pelos vírus que podem causar o desenvolvimento da bronquite incluem:

Evitar ter um contato próximo com as pessoas que estejam sofrendo com a gripe ou com algum outro tipo de doença respiratória no momento. Outras estratégias de prevenção da gripe são: lavar as mãos ou utilizar higienizador de mãos à base de álcool frequentemente; evitar tocar os olhos, a boca e o nariz com as mãos; tomar a vacina da gripe.

Para evitar a bronquite crônica, aconselha-se evitar fumar cigarro, uma vez que esse hábito aumenta os riscos de desenvolver a doença. Para quem tem dificuldades de parar de fumar e receio de ganhar peso caso abandone o vício, vale a pena conhecer as dicas de como parar de fumar e não engordar.

Já quem sofre com a DPOC deve considerar o uso de uma máscara cirúrgica nos ambientes em que houver a exposição à poeira e gases e quando estiver no meio de multidões, como ocorre durante viagens, aconselhou a organização.

Referências Adicionais:

Você imaginava que a bronquite é contagiosa? Já foi diagnosticado com essa condição, crônica ou aguda? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.