Ads Top

Como Congelar Abacate e Ter Mais Praticidade na Dieta

Como congelar abacate

Aprenda a seguir como congelar abacate para poder ter mais praticidade na dieta e aproveitar os benefícios dessa fruta em diversas refeições e preparos.

O abacate é um daqueles alimentos que, embora sejam calóricos, merecem um lugar especial na nossa dieta. Isso porque do alto das suas 322 calorias por unidade, o alimento fornece diversos nutrientes bastante importantes para o nosso organismo.

São eles: fibras, potássio, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K, além de pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

Aproveite e confira todos os benefícios do abacate para a saúde e boa forma e veja receitas com abacate para emagrecer e aproveitar na sua dieta.

Por que aprender como congelar abacate?

Uma justificativa utilizada por muitos para não incluir alimentos saudáveis como o abacate na dieta é a falta de tempo, já que eles podem exigir cuidados com preparo e armazenamento, além de uma espera e um monitoramento cauteloso até que atinjam o ponto ideal de maturação.

Com isso, por conta da correria, a saída acaba sendo escolher comidas mais práticas e menos benéficas como os itens congelados ou as refeições de fast-food.

Mas as coisas não precisam ser assim: é possível ter mais praticidade e seguir uma dieta saudável ao mesmo tempo. Uma das estratégias para isso é congelar os alimentos, de modo que não precise ficar o tempo todo de olho para ver se não estragaram, não se tenha que fazer compras todo dia ou toda semana e nem se perca um alimento pelo fato de ter passado do ponto, evitando assim o desperdício.

Para a nutricionista Cara Harbstreet, congelar os alimentos é uma de suas maneiras favoritas para aproveitar ao máximo uma grande quantidade ou minimizar o desperdício das comidas.

De acordo com a especialista, o congelamento pode ajudar a prolongar a vida de um abacate. Pensando nisso e nos benefícios que o alimento pode trazer para a saúde do nosso organismo, vamos aprender como congelar abacate abaixo:

Método 1

O primeiro passo é lavar, descascar e acrescentar um pouco de suco de limão ao abacate (que pode ser congelado inteiro, cortado nas metades ou em cubos) para manter a sua coloração.

Para minimizar o escurecimento, o aconselhado é colocar a fruta dentro de uma sacola própria para freezer, tentar tirar o máximo de ar possível e, então, fechá-la bem, antes de levar para congelar.

Método 2

Já o segundo método que vamos apresentar começa assim: você corta o abacate em fatias, tira a casca do alimento e espreme suco de limão em toda a superfície para evitar que ele oxide.

A recomendação é empregar duas colheres de chá de suco de limão para cada metade de abacate grande. Então, basta embrulhar as fatias da fruta em plástico filme e, depois que elas estiverem congeladas, colocar em saquinhos próprios para congelamento, tirar o excesso de ar, etiquetar e levar ao freezer.

Método 3

Você sabia que também dá para congelar o abacate na forma de purê?

A primeira etapa consiste em transformar o abacate em purê: coloque a fruta em um processador ou amasse o alimento com o auxílio de um garfo. O segundo passo é adicionar quatro colheres de chá de suco de limão para cada abacate.

Depois disso você pode escolher entre levá-las para congelar dentro de forminhas de gelo ou de saquinhos. Se optar pelas forminhas, depois que os cubinhos estiverem congelados, eles deverão ser removidos do utensílio e armazenados em saquinhos próprios para serem levados ao freezer.

Já se a sua escolha for colocar diretamente dentro dos saquinhos próprios para serem levados ao freezer, a recomendação é que você acomode o alimento em uma camada reta, como forma de facilitar a sua utilização mais tarde.

Método 4

O quarto e último método de como congelar abacate não resulta em um abacate tão bonito quanto a versão fresca da fruta e também não sai tão bem quanto o alimento congelado na forma de purê, entretanto, ele é rápido e utilizável pratos culinários ou massas.

Para congelar o abacate com base neste método mais fácil é necessário cortar a fruta pela metade e embrulhá-la em um plástico próprio para envolver alimentos.

Então, basta colocar cada metade no freezer e, uma vez que o abacate estiver congelado, armazenar cada uma das metades em um saquinho resselável. O resultado desse abacate descongelado vai bem em receitas de guacamole, pudins de chocolate e massas de bolo.

Outras dicas e informações

É importante saber que colocar o abacate no freezer pode modificar um pouco a sua textura, embora o alimento lide bem com temperaturas graças à sua quantidade elevada de gorduras.

Além disso, um abacate congelado pode sofrer escurecimento ou descoloração. Apesar de não ser possível usar a fruta descongelada da mesma maneira que uma fresca, já que ela perde a firmeza e não funcionará para uma salada ou sanduíche, dá para utilizar o abacate descongelado em receitas de guacamole, vitaminas, bolos, doces e maioneses.

A fruta pode ser mantida no congelador durante até seis meses. Para descongelar, a orientação é deixar na geladeira, de modo que o processo ocorra lentamente. Se não for possível, a recomendação é deixar o abacate dentro do saquinho com um pouco de água, o que irá acelerar o descongelamento.

Se a intenção for usar a fruta para preparar vitaminas, dá para preparar com ela ainda congelada, o que deixará a bebida bem gelada e mais cremosa.

Referências Adicionais:

Você já sabia como congelar abacate e ter mais praticidade na dieta? Pretende começar a fazer isso? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.