Ads Top

Como Emagrecer com Vinagre de Maçã?

Vinagre de maçã

Você já ouviu falar que é possível emagrecer com vinagre de maçã? Muitas pessoas divulgam ou até mesmo adotam essa prática sem conhecer sua real eficácia e seus efeitos no organismo. Aqui você irá tirar suas dúvidas e conhecer os efeitos comprovados de como esse alimento atua no organismo.

O fato é que há muitos anos o uso do vinagre de maçã na medicina popular é algo muito popular. O condimento é feito a partir da fermentação de água, açúcar e maçã picada. Nesse processo, libera-se ácido acético, o que dá o gosto azedo ao produto.

Esse ingrediente, normalmente utilizado como condimento, vem ganhando espaço entre as recomendações de nutricionistas e pessoa que estão buscando formas de alcançar uma vida mais saudável, já que aponta-se que o líquido é capaz de atuar em diversas frentes, auxiliando no combate a doenças como obesidade e artrite.

A fim de sanar essas questões, abaixo você irá conhecer os efeitos que o vinagre opera no organismo e saber como emagrecer com vinagre de maçã. Além disso, veja se é verdade que vinagre de maçã em jejum emagrece e como fazer vinagre de maçã caseiro.

É possível emagrecer com vinagre de maçã?

Além dos benefícios que o vinagre de maçã proporciona ao organismo, a perda de peso é uma das vantagens ao consumi-lo.

Isso se deve ao fato de, ao ser ingerido, o vinagre reduzir os níveis de glicose e os picos de insulina na corrente sanguínea. Isso é possível graças ao ácido acético presente em sua composição, que atua bloqueando a absorção do açúcar no sangue.

Além disso, em um estudo divulgado em Harvard que submeteu ratos obesos a testes ao contato com o ácido acético, evidenciou-se que o composto foi capaz de acelerar o metabolismo, sendo um bom alimento para ser consumido em dietas para perda de peso.

Um dos estudos mais divulgados sobre o tema submeteu 175 pessoas ao consumo diário de 2 colheres de sopa de vinagre. Após três meses, identificou-se que as pessoas que consumiam a bebida regularmente apresentaram uma perda de peso maior do que as que não consumiam.

Além disso, as pessoas que faziam uso diário do vinagre de maçã apresentaram níveis mais baixos de triglicerídeos. Por fim, para corroborar os benefícios de emagrecer com vinagre de maçã, identificou-se que esse condimento promoveu uma sensação de saciedade maior às pessoas que o consumiram.

Dessa maneira, se você está buscando perder medidas, o vinagre de maçã pode ser uma opção interessante e acessível para incluir em seu cardápio.

Como consumir vinagre para emagrecer?

Embora o vinagre seja um condimento que promove benefícios à saúde e auxilia no processo de emagrecimento, ele tem um gosto azedo e deve ser consumido em quantidades limitadas, pois pode danificar os dentes e causar certos danos a pessoas com alguns tipos de problemas estomacais. Veja em maiores detalhes como e quando o vinagre de maçã faz mal.

Recomenda-se que o indivíduo consuma de 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, ou de cidra de maçã, como também é conhecido, diluídas em um copo de água. Esse procedimento deve ser feito cerca de quinze minutos antes do almoço e do jantar, pois ele ajudará a bloquear a absorção do açúcar e dos carboidratos, na corrente sanguínea.

Se você preferir, pode utilizar o vinagre de maçã para temperar saladas e obter os benefícios que ele subsidia à saúde e à boa forma.

Outros benefícios do vinagre de maçã

Como mencionado, a fermentação da água, açúcar e maçã produz ácido acético. Esse composto foi submetido a inúmeros testes em animais e constatou-se que ele é capaz de atuar oferecendo diversos benefícios ao corpo humano.

O ácido acético é um ácido graxo de cadeia curta, solvente em hidrogênio e acetato ao entrar em contato com o organismo.

O vinagre de maçã é um produto rico em polifenois, que atuam no corpo humano como antioxidantes responsáveis por protegerem as células contra os danos causados pelos radicais livres, que, por sua vez, provocam envelhecimento celular e estão relacionados ao desenvolvimento de células cancerígenas.

Além disso, esse líquido é rico em enzimas, produto da fermentação à qual é submetido, auxiliando no processo digestivo dos alimentos. Já os ácidos cítricos e láticos presentes em sua composição são responsáveis por melhorarem a saúde do fígado, promovendo uma desintoxicação no organismo.

1. Diminui os níveis de açúcar no sangue

Em um estudo feito em ratos, constatou-se que o ácido acético melhorou significativamente a capacidade de absorção do fígado e dos músculos em relação ao açúcar, fazendo com que o índice glicêmico diminua na corrente sanguínea.

2. Melhora a qualidade da pele

O vinagre de maçã é um produto que também é capaz de atuar melhorando a qualidade epitelial. Complicações como picadas de mosquito, machucados, inflamações e manchas na pele podem ser melhoradas quando há o consumo e/ou aplicação regular desse líquido.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias podem promover melhoras significativas em peles acneicas. Não obstante, o produto contém, ainda, propriedades antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento da pele.

Para aproveitar as qualidades do vinagre e maçã, é possível utilizá-lo de forma tópica, aplicando um pouco do produto em um algodão e, sem seguida, na superfície da pele. No entanto, o procedimento deve ser feito com a pele devidamente limpa e higienizada e, em seguida, aplicar um hidratante para evitar seu ressecamento.

3. Melhora o colesterol

Em estudos ministrados com humanos, o vinagre de cidra de maçã mostrou ser um bom aliado no controle do colesterol.

O mesmo estudo submeteu os voluntários ao consumo de vinagre de malte e placebo. No entanto, apenas a variedade de maçã obteve resultados satisfatórios. Constatou-se que houve melhora em 13% nos níveis de colesterol.

Dessa forma, pessoas com problemas de triglicerídeos e colesterol alto podem incorporar o uso de vinagre de maçã em suas dietas a fim de obter os resultados promovidos por seu consumo.

4. Diminui a pressão arterial

Segundo estudos feitos em animais, o consumo regular de ácido acético ajuda a diminuir a pressão arterial.

Isso é possível porque a substância inibe a produção de enzimas que contraem os vasos sanguíneos. Consequentemente, o sangue irá fluir mais livremente e a pressão se manterá equilibrada.

Com isso, caso haja dúvidas, pessoas hipertensas podem consumir vinagre de maçã e se valer de seus benefícios.

5. Acelera o metabolismo

Um estudo feito em ratos constatou que o ácido acético promove o aumento de certas enzimas que estão relacionadas à queima de gordura, o que endossa sua capacidade de reduzir medidas e acelerar o metabolismo – algo para emagrecer com vinagre de maçã.

6. Dá brilho ao cabelo

Além de conferir brilho ao cabelo, o vinagre é um bom remédio caseiro para combater a caspa, graças às suas propriedades antifúngicas.

Para angariar luminosidade aos fios, basta lavar o cabelo como de costume e, após o uso do condicionador, aplicar a mistura de meio copo de vinagre com meio copo de água e aplicar diretamente nos fios. É recomendado secá-lo em seguida.

No entanto, se você pretende utilizá-lo para eliminar caspas, o produto deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo.

Restrições quanto ao consumo de vinagre

Por se tratar de um produto demasiadamente ácido, não são todas as pessoas que podem consumi-lo irrestritamente.

Isso quer dizer que pessoas com úlceras, gastrites e refluxo devem limitar o consumo do vinagre, pois seu consumo é capaz de agravar a condição e desencadear sintomas de dores e desconfortos.

Referências Adicionais:

Você já sabia como emagrecer com vinagre de maçã? Pretende experimentar seu uso? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.