Ads Top

Como Plantar Rúcula em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Plantar rúcula em casa

Aprenda como plantar rúcula em casa com um passo a passo desde o plantio e o cultivo até a colheita e confira mais cuidados para os melhores resultados.

A rúcula é fonte de nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar apropriadamente, ao mesmo tempo em que apresenta uma quantidade bem baixa de calorias. Existem inúmeros benefícios da rúcula para a saúde que vale a pena conhecer.

De acordo o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma porção de duas xícaras com aproximadamente 40 g de rúcula contém somente 10 calorias e carrega doses de cálcio, vitamina A, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

Entretanto, para quem é mais ligado em um estilo de vida saudável, não basta somente incluir alimentos como a rúcula na dieta. É necessário garantir que eles sejam alimentos 100% orgânicos e livres de agrotóxicos.

Pensando nisso, vale a pena aprender como plantar rúcula em casa, não é mesmo?

Mas qual é o problema com os agrotóxicos?

Antes de conhecermos alguns métodos de como plantar rúcula em casa, vale a pena conhecermos quais problemas já foram atribuídos aos tais agrotóxicos.

De acordo com o portal do Ministério da Saúde, os agrotóxicos são definidos no Brasil por Lei, como “produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos; substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento”.

O portal do Ministério da Saúde também informa que o uso contínuo, indiscriminado e inadequado dessas substâncias é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.

Segundo o portal, “os efeitos à saúde humana, decorrentes da exposição direta ou indireta aos agrotóxicos podem variar de acordo (com) a toxicidade, tipo de princípio ativo, dose, tempo de exposição e via de exposição”.

Estudos realizados pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

Essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos. Confira uma lista e análise das doenças causadas por agrotóxicos nos alimentos.

Em suas pesquisas, Cremonese avaliou moradores de Farroupilha (RS) – em um primeiro estudo, ele trabalhou com homens e mulheres adultos, trabalhadores rurais e seus familiares, que tinham entre 18 a 69 anos; no segundo ele analisou jovens das zonas rurais e urbanas com idade entre 18 a 23 anos.

Para chegar aos resultados apontados, o doutorando coletou amostras de sangue e sêmen e aplicou questionários.

Ele concluiu que seus estudos sugerem que as exposições crônicas aos agrotóxicos interferem na regulação dos hormônios sexuais nos adultos e na qualidade do sêmen dos jovens nas regiões onde o estudo foi conduzido.

Cleber afirmou ainda que o uso dos agrotóxicos já foi associado a outros problemas de saúde como doenças neurodegenerativas como Parkinson, distúrbios cognitivos, transtornos psiquiátricos, alterações respiratórias e imunológicas, problemas no fígado e nos rins e complicações na gestação como aborto, malformações congênitas e baixo peso ao nascer.

O doutorando defende intervenções de curto, médio e longo prazo para diminuir ou minimizar os problemas e doenças causadas pelos agrotóxicos à saúde dos grupos de risco em relação aos efeitos dessas substâncias.

Por isso tudo, vale a pena conhecer também os alimentos com mais agrotóxicos no Brasil e sempre tentar comprá-los orgânicos.

Como plantar rúcula em casa

– Como plantar rúcula em vaso

  1. O cultivo da rúcula pode ser feito em pequenos vasos, que devem ter furinhos no fundo, e recomenda-se o uso de terra adubada ou esterco de boi para o cultivo da planta;
  2. Cobrir o fundo do vasinho com uma manta apropriada. Então, misturar a terra adubada com o esterco e preencher o vasinho;
  3. Após, cavar um buraquinho raso na terra dentro do vaso e espalhar as sementes de rúcula. Cobrir as sementes com uma camada bem fininha de terra.
  4. O próximo passo é regar com o auxílio de um borrifador, para que as sementes não desçam e atinjam o fundo do vaso, o que as impediria de germinar. Acredita-se que a germinação da rúcula demora entre quatro a sete dias e que a sua colheita pode acontecer em aproximadamente 40 dias.

– Como plantar rúcula na água (com vaso autoirrigável de garrafa pet)

Materiais necessários: garrafas pet de 2 litros, barbante de poliéster ou algodão, faca ou furadeira, tesoura, pedra mármore, mudinhas de rúcula na sementeira e substrato rico em material orgânico (composto por 1 parte de substrato, ¼ de parte de húmus, ¼ de parte de esterco de curral, ¼ parte de esterco de aves, ¼ de parte de torta de mamona e 1/8 de parte de farinha de ossos);

  1. Cortar a garrafa pet ao meio. Com bastante cuidado para não se machucar, furar a tampinha da garrafa com o auxílio da faca ou da furadeira e passar um pedaço de 20 cm de barbante por esse furo, deixando uma metade do barbante para cima e outra metade para baixo;
  2. Tampar a primeira metade da garrafa com a tampinha furada com barbante, deixando metade do barbante para dentro e metade para fora, conforme demonstra o vídeo de baixo;
  3. Fazer um acabamento nessa primeira metade da garrafa pet: realizar pequenos cortes e dobrar, como o vídeo abaixo ensina, para que não se tenha uma superfície cortante, que poderia danificar a planta;
  4. Adicionar um pouquinho de pedra mármore no fundo primeira metade da garrafa pet, na parte da tampinha, para melhorar a drenagem;
  5. Então, acrescentar o substrato até quase encher, deixando um espaço até a borda, como apresentado no vídeo de baixo. Tirar a mudinha de rúcula da sementeira, plantar no vaso de garrafa pet e completar com mais substrato;
  6. Colocar um pouco de água na segunda metade da garrafa pet (a parte de baixo), que funcionará como uma espécie de reservatório. Posicionar a primeira metade da garrafa, já preparada com o substrato e a muda de rúcula, de cabeça para baixo dentro do reservatório;
  7. Irrigar a planta. Deixar o vasinho de garrafa pet em um local que receba sol direto, porém, não muito forte, e trocar a água quando ela ficar turva.

Outras dicas

  • O solo adequado para o plantio da rúcula é de textura média, pouco ácido e rico em matéria orgânica;
  • Os locais mais indicados para o cultivo da verdinha são os que apresentam temperaturas amenas. Ela cresce bem em um clima que fica entre 15º e 18º. Por outro lado, as temperaturas mais elevadas fazem com que as suas folhas fiquem menores e com uma textura inadequada para a comercialização, embora não seja impossível plantar a rúcula em locais quentes;
  • É fundamental não descuidar da irrigação da rúcula, que deve ser regada todos os dias pela manhã. Entretanto, vale a pena saber que ela não deve estar em um local encharcado, já que muita água prejudica a hortaliça e favorece o surgimento de doenças.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já sabia como plantar rúcula em casa? Pretende começar a fazer o cultivo da sua própria rúcula orgânica? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.