Ads Top

Como Se Manter Saudável e Imune Durante o Surto do Coronavírus: De Nutrientes a Exercícios Úteis

Lavando as mãos

Além de lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel quando for a única saída, cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e sempre descartá-lo na lixeira, o que podemos fazer para manter a saúde e a calma durante o surto de coronavírus, em termos de dieta e exercícios?

Agora que já temos um caso confirmado no Brasil, sabemos que seguir esses hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças é importantíssimo para a prevenção, ao mesmo tempo que saber como aumentar a imunidade e praticar no seu dia a dia é crucial.

Todos os especialistas em saúdem, no entanto, enfatizam a necessidade de manter uma dieta saudável, além desses cuidados de higiene pessoal, e descansar bem para estimular o sistema imunológico. Essas são as principais dicas.

Não é tarde demais para tomar a vacina contra a gripe também, especialmente importante para jovens, idosos e pessoas com imunidade baixa (saiba o que fazer e o que pode ser). A única obrigatoriedade é tomá-lo quando você está saudável, sem sinais ou sintomas de gripe ou qualquer virose. 

Embora isso não impeça a possibilidade de contrair coronavírus, ele defenderá das viroses e gripes sazonais mais comuns.

Faça um check-up de saúde, principalmente se você tem uma condição como diabetes ou se tem asma, pois quando você contrai a gripe tendo uma condição de saúde crônica, é mais provável que se desenvolva uma pneumonia ou tenha outras complicações, e a recuperação será mais lenta.

Se você se sentir mal e perceber quaisquer sintomas, consulte seu médico o mais rápido possível.

Os três principais nutrientes para fortalecer seu sistema imunológico são vitamina C, vitamina D e zinco. Não deixe de garantir uma dieta rica nesses nutrientes a fim de diminuir o risco de contrair viroses como a gripe e o próprio coronavírus.

Aproveite para conhecer todos os alimentos ricos em vitamina C, os alimentos ricos em vitamina D e as principais fontes de zinco para a dieta. Uma deficiência de zinco está associada ao aumento da suscetibilidade à pneumonia e outras infecções em crianças e idosos.

Uma dica que poucos sabem, mas que é muito importante, é respirar pelo nariz em vez da boca. Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer quando existe um surto de vírus. Quando o ar entra no corpo pelo nariz, ele é aquecido, umidificado e filtrado antes de chegar aos pulmões. Continue respirando pelo nariz, mesmo se estiver usando uma máscara.

Inclusive, como já comentamos acima, descansar bem é uma ótima forma de manter sua imunidade alta. Por isso, aproveite para conhecer exercícios de respiração para dormir melhor e cuide ao mesmo tempo desses dois fatores.

Outro fator importante é manter longe o estresse. Se o corpo está em constante estado de estresse, pode inibir algumas das funções imunológicas. Então, por que não tentar praticar alguns exercícios de yoga em casa mesmo?

Além disso, vale lembrar que os vírus tendem a afetar pessoas mais fracas. Não deixe de praticar seus exercícios diariamente para fortalecer o seu corpo. Experimente alguns exercícios ao ar livre se estiver com receio de frequentar locais fechados como as academias.

Você está preocupado com o avanço do surto do novo coronavírus e sua chegada ao Brasil? Pretende seguir essas dicas que listamos acima? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.